Renault comemora 4 milhões de veículos nacionais: os carros mais vendidos da marca no Brasil

A Renault brasileira é uma das poucas marcas que concentra toda a sua produção nacional no mesmo lugar: desde motores até a van Master, tudo sai do Complexo Industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), aonde operam mais de 5 mil funcionários. E, agora no final de 2024, a marca de origem francesa chegou a um marco importante: 4 milhões de veículos fabricados no Brasil, número alcançado com uma unidade do SUV/Crossover Kardian, para não variar, pintada de laranja.  

Foto: Renault/divulgação

A marca ainda destacou os mais de 139 mil veículos emplacados no Brasil no ano de 2024, com outras quase 52 mil unidades exportadas. No apanhado, o crescimento das vendas foi de pouco mais de 10% se comparado com 2023. Com exceção dos elétricos e do Kangoo 1.6 16v (argentino), todos os demais modelos da marca saem da planta paranaense, que está na ativa desde 1998. Veja os maiores sucessos produzidos pela marca por aqui:  

Sandero  

Hatch compacto pensado para custar pouco e oferecer amplo espaço interno, o Sandero foi projetado principalmente para o mercado brasileiro. Tanto que foi lançado por aqui antes do restante do mundo, isso lá em setembro de 2007. Apesar de ter saído de linha oficialmente no fim de 2022, teve como representante de linha o Stepway 1.0, fabricado até o final de 2024. É dele o título de produto mais comum da Renault no Brasil: são mais de 900 mil deles ainda em circulação em território nacional, de acordo com o DENATRAN. A produção superou a casa das 1,1 milhão de unidades, incluindo exportações. 

Kwid  

Foto: Lucca Mendonça

Famigerado hatch subcompacto lançado no Brasil em 2017, o Kwid hoje é um dos nossos carros 0 km menos caros à venda, e também um dos maiores sucessos da Renault em solo nacional. Arquirrival de Fiat Mobi, ele acumula cerca de 460 mil carros nos registros do DENATRAN, sem contar as várias e várias unidades exportadas para cerca de 40 países. Só de janeiro a setembro de 2023, por exemplo, o México recebeu mais de 14,5 mil Kwid’s brasileiros, de acordo com levantamento da Agência AutoData. 

Logan 

Foto: Lucca Mendonça

Em terceiro lugar, justamente o sedan do Sandero: batizado de Logan, ele é um pouco mais velho que o hatch, sendo apresentado no Brasil no início de 2007. Em meio a outros sedans compactos espaçosos (Nissan Versa, Fiat Grand Siena, Toyota Etios Sedan e afins), foi sucesso e só se despediu no final de 2024, após mais de 17 anos de produção ininterrupta. Falando em emplacamentos, são mais de 440 mil carros, de acordo com o DENATRAN. 

Duster 

Foto: Lucca Mendonça

Segundo SUV compacto nacional, o Renault Duster foi também a primeira pedra no sapato do Ford EcoSport. Isso lá em 2011, quando ele debutou no Brasil, anos antes do segmento disparar. Um dos maiores sucessos da história da marca no Brasil, o Duster é o quarto maior produto da história da fábrica de São José dos Pinhais: acumula algo ao redor das 390 mil unidades emplacadas em solo nacional, segundo o DENATRAN, também excluindo os carros produzidos para o mercado de exportação.  

Master 

Foto: Renault/divulgação

Única van do porte dela fabricada no Brasil, a Master consegue ainda ser uma das best-sellers dentro da sua categoria, mesma de Fiat Ducato (mexicana), Mercedes-Benz Sprinter (argentina) e Ford Transit (uruguaia). Feita no Paraná há quase 24 anos, ela já passa dos 145 mil exemplares em circulação, pelos dados do DENATRAN, incluindo suas variantes de van para passageiros, furgão para carga e chassi-cabine para encarroçamento.  

Outros sucessos… 

A lista segue com vários outros modelos bem emplacados da marca francesa desde a estreia da sua fábrica em 1998: Clio e Clio Sedan (feitos na Argentina a partir de 2007), Scènic, Mègane e sua perua Grand Tour, Captur, além da picape Oroch, derivada do Duster e do moderninho Kardian.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.