Reboque automotivo: Esse carro não engata

A compra de um carro, seja novo ou usado, se dá por 2 fatores: a razão e a emoção. Quando o fator de decisão é a emoção, os critérios costumam ser definidos pelo design, cor, beleza, marca, até mesmo o lançamento de uma nova versão ou recurso. A lista pode ser ainda maior, e os critérios, ditos pessoais, variam de pessoa para pessoa.

Se o fator for racional, requer uma análise mais profunda até mesmo dos critérios, que geralmente vão desde a motorização, segurança, consumo, desvalorização, custo com manutenção, valor dos impostos, preço do seguro, capacidade de passageiros, capacidade de carga, entre outros.

Os carros são comprados pensando na razão ou emoção, ou então uma mistura equilibrada dos dois, como eu costumo fazer (Foto: reprodução/internet)

Eu sou o tipo de consumidor que busca conciliar o emocional e o racional, eliminando alguns modelos que eu não goste, seja por design (mesmo que ele seja racional) ou por algum outro motivo.

Quando vou trocar meu carro, começo a análise de 4 a 6 meses antes. Sei que parece muito tempo, mas faço uma espécie de consultoria comigo mesmo. Faço uma lista de modelos que eu gosto, depois analiso seus dados como consumo, desvalorização, custo com manutenção, valor dos impostos e preço do seguro em planilha, seleciono as versões que mais me atraem (seja por conta de opcionais ou mesmo custo-benefício) e a etapa mais importante: Vou dirigir os modelos “finalistas”.

Como trabalho atendendo clientes em outras cidades, procuro alugar os veículos que me interessam, assim tenho um contato por algumas centenas ou milhares de quilômetros, possibilitando-me analisar posição de dirigir, densidade da espuma dos bancos em viagem, comportamento dinâmico, consumo e nível de ruído.

Com os modelos “finalistas”, rodo algumas centenas ou milhares de quilômetros em diversas situações de uso (Foto: reprodução/internet)

Nem sempre isso é possível, seja por não ter o modelo que quero para locação, ou mesmo não ter viagens pra fazer, não havendo assim a necessidade da locação. Neste caso, faço a análise da forma mais tradicional, fazendo um test-drive pela cidade.

Nesta situação, eu escolho um percurso de pelo menos 15 km, geralmente utilizando caminhos que percorro no dia a dia. Escolho ruas íngremes e de pavimento ruim, de trânsito parado, avenidas expressas e quando possível, coloco o carro na estrada e faço o contorno na cidade, o que me permite sentir como será seu uso em estrada.

Como atualmente moro em um apartamento com uma garagem muito estreita, trago o carro para colocá-lo na garagem, e foi assim que eu precisei descartar, por exemplo, o Renault Duster, que simplesmente não cabe na minha vaga.

Em 2019 resolvi trocar meu então VW Gol G4 City Trend 2013/2014 (última fornada), e queria um carro que atendesse dois critérios a mais: segurança e eficiência energética.

Buscando mais segurança e eficiência energética, decidi trocar meu Gol G4 em 2019 (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo França)

Então casado, eu e minha ex-esposa tínhamos à ocasião um VW Up! Take 2015. O carro me impressionou à época pela economia de combustível, potência de seu motor 1.0 12v aspirado, consumo comedido de combustível e qualidade de construção, sendo inclusive eleito o carro mais seguro do mercado nacional em 2014, ano de seu lançamento.

Já tinha um up! Take 2015 na garagem, e não me importava em ter outro (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo França)

Não me importava em ter na garagem dois VW Up!, uma vez que, durante a semana, ela trabalhava em outra cidade, e sendo assim, troquei meu Gol G4 em um VW Up! Take 2018 com 9 mil km, que faria companhia ao outro Up! 2015.

Mesmo estudando sobre carros desde meus 12 anos, escrevendo sobre eles desde 2012 e prestando algumas consultorias, não me atentei a um detalhe: o VW Up! não está homologado para a condução com reboque. Como eu descobri isso? Quando fui instalar ele na empresa que produz engates.

Troquei meu Gol G4 em um up! Take 2018, mas logo descobri que tinha um grande problema: Ele e nenhum outro up! era homologado pra puxar reboque (Foto: Acervo pessoal/Leonardo França)

Apesar de, na ocasião, já possuir o VW Up! 2015 em casa, eu tinha o engate instalado no meu Gol G4, e o popular da VW possui a homologação desde seus primórdios. Por isso não havia sido necessário instalar o engate no carro da minha então esposa, e eu não havia descoberto essa impossibilidade antes.

Além de frustrado, fiquei com vergonha de mim mesmo, por não ter me atentado a esta informação, e desde então, para mim, esse passou a ser um critério crucial para a compra de um novo veículo.

A resolução do CONTRAN nº 197 de 25/07/2006 considera que, para tracionar reboques, os veículos tratores deverão possuir capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador, conforme disposição do Código de Trânsito Brasileiro.

Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

Os engates para carros com menos de 3.500 kg de PBT devem ser feitos por empresas registradas no INMETRO. Na foto, meu atual Gol G7 no momento da instalação (Foto: Acervo Pessoal/Leonardo França)

Além disso, os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Os fabricantes e os importadores dos veículos precisam informar ao órgão máximo executivo de trânsito da União os modelos de veículos que possuem capacidade para tracionar reboques, além de fazer constar no manual do proprietário as seguintes informações:

I – Especificação dos pontos de fixação do engate traseiro;

II – Indicação da capacidade máxima de tração.

Ou seja, você pode ser multado caso seu veículo, engate ou reboque estejam fora das especificações. A infração, de acordo com o artigo 258 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é considerada grave e com multa de R$195,23, além de retenção do veículo para regularização.

A lei obriga que a fabricante descreva, no manual do proprietário, os locais de fixação do engate e o peso máximo tracionado pelo carro. Nos documentos do up!, fica claro o impedimento de puxar reboques (Foto: Acervo pessoal/Leonardo França)

Eu fiz uma lista com quase todos os veículos disponíveis no mercado nos últimos 5 anos para ajudar você, caro leitor, a escolher um modelo que atenda perfeitamente às suas necessidades, caso este também seja um dos critérios de compra.

Os modelos da lista são atuais, ou de seu último ano de fabricação, mas no geral, modelos mais antigos ainda em produção como o VW Gol ou GM Onix seguem os mesmos critérios. Veja:

Fabricante Veículo Ano-modelo Permitido Carga Sem freio
Chevrolet Camaro 2022 Não
Cruze 2022 Não
Cruze Sport6 2022 Não
Equinox 2021 Não
Montana 2021 Sim 450kg
Onix 2022 Não
Onix Plus 2022 Não
Prisma 2019 Não
S10 2022 Sim 750kg
Spin 2022 Sim Sem informação no manual
Tracker 2022 Não
Trailblazer 2022 Sim 750kg
Citroën AirCross AT 2020 Sim 350kg
AirCross MT 2020 Sim 400kg
C3 2021 Não
C4 Cactus AT 2022 Sim 350kg
C4 Cactus MT 2022 Sim 400kg
C4 Lounge 2020 Não
C4 Picasso 2019 Sim 800kg
Fiat Argo 2022 Sim 400kg
Doblo 2021 Sim 400kg
Grand Siena 2021 Sim 400kg
Mobi 2022 Sim 400kg
Pulse 2022 Sim 400kg
Strada 2022 Sim 400kg
Toro 2022 Sim 400kg
Uno 2021 Sim 400kg
Ford Ecosport 2020 Sim 550kg
Edge 2020 Sim 750kg
Ranger 2020 Sim 750kg
New Fiesta 2017 Não
Fusion 2019 Não
Focus 2019 Não
Ka 2021 Não
Ka+ 2021 Não
Mustang 2021 Não
Honda Accord 2021 Não
City Hatch 2022 Não
City Sedan 2022 Não
Civic 2021 Não
CR-V 2021 Não
Fit 2021 Não
HR-V 2022 Não
WR-V 2021 Não
Hyundai HB20 2022 Sim 400kg
HB20 Sedan 2022 Sim 400kg
Azera 2022 Sem info
Creta 2022 Sim 550kg
IX-35 2022 Sem info
Tucson 2022 Sem info
Jeep Cherokee 2022 Sim 400kg
Compass 2022 Sim 400kg
Renegade 2022 Sim 400kg
Kia Cerato 2021 Sim 350kg
Grand Carnival 2022 Sem info
Rio 2021 Sim 380kg
Sorento 2021 Sim 500kg
Sportage 2022 Sem info
Stinger 2018 Sem info
Stonic 2022 Sem info
Nissan Frontier 2022 Sim 750kg
Kicks 2022 Não
Leaf 2021 Não
March 2021 Não
Sentra 2022 Não
V-Drive 2021 Não
Versa 2022 Não
Peugeot 308 2019 Não
3008 2020 Sim 600kg
5008 2020 Sim 600kg
2008 AT 2022 Sim 350kg
2008 MT 2022 Sim 400kg
208 AT 2022 Sim 350kg
208 MT 2022 Sim 400kg
Renault Captur 1.6 CVT 2021 Sim 675kg
Captur 1.6 MT 2021 Sim 670kg
Captur 2.0 AT 2021 Sim 710kg
Duster 2.0 4×4 2020 Sim 720kg
Duster CVT 2022 Sim 660kg
Duster MT 2022 Sim 655kg
Fluence 2018 Sim 650kg
Kwid 2022 Não
Logan 1.0 2022 Sim 550kg
Logan 1.6 CVT 2020 Sim 610kg
Logan 1.6 MT 2020 Sim 575kg
Oroch 1.6 MT 2020 Sim 670kg
Oroch 2.0 AT 2020 Sim 710kg
Oroch 2.0 MT 2020 Sim 705kg
Sandero 1.0 2022 Sim 550kg
Sandero 1.6 CVT 2020 Sim 610kg
Sandero 1.6 MT 2020 Sim 575kg
Toyota Camry 2022 Não
Corolla 2014-2019 Não
Corolla 2022 Sim 700kg
Corolla Cross 2022 Sim 700kg
Corolla Cross Híbrido 2022 Sim 400kg
Corolla Híbrido 2022 Sim 400kg
Etios 2022 Não
Etios Sedan 2022 Não
Hilux 2022 Sim 750kg
Prius 2022 Não
RAV4 2022 Não
SW4 2022 Sim 750kg
Yaris 2022 Não
Volkswagen Amarok 2022 Sim 750kg
Fox 2021 Sim 200kg (1.0), 400kg (1.6)
Gol 2022 Sim 200kg (1.0), 400kg (1.6)
Golf 2020 Não
Jetta 2018 Sim 670kg (1.4T), 680kg (2.0T)
Jetta GLI 2020 Não
Nivus 2022 Sim 400kg
Passat 2019 Sim 750kg
Polo 2022 Sim 200kg (1.0), 400kg (1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6)
Saveiro 2022 Sim 400kg
T-Cross 2022 Sim 400kg
Tiguan 2021 Sim 750kg
Touareg 2019 Sim 750kg
Up! 2021 Não
Virtus 2022 Sim 400kg
Voyage 2022 Sim 200kg (1.0), 400kg (1.6)

E o que eu fiz com o Up que comprei!? Àquela época, minha mãe também estava trocando de carro, e aceitou ficar com meu VW Up! para seu uso, afinal ela não precisa puxar reboques. Mãe é mãe, né?

Eu comprei novamente um VW Gol, o meu sétimo, desta vez G7, atendendo aos requisitos que eu buscava, já que ele tem Airbags, freios ABS e o motor EA-211 1.0 com 3 cilindros, 82cv quando abastecido com etanol e consegue excelentes médias de consumo.

Acabei deixando o up! 2018 com a minha mãe, e comprei para mim um Gol G7 2017, que, esse sim, é homologado pra puxar reboques (Foto: Acervo Pessoal/Leonardo França)

Se o seu veículo não estiver nesta lista, consulte o manual, e caso não possua o manual, a maioria das marcas oferecem as versões em PDF de veículos a partir de 2008. Caso ele seja mais antigo, há várias edições em PDF nos sites de busca para download ou até mesmo a venda em sites de marketplace.

E se você já viu um engate instalado em algum veículo que não pode tracionar, avise a seu proprietário, pois caso ele seja abordado por um policial, poderá ser multado e ter seu carro removido para o pátio. Não custa nada ajudar o próximo!

Carro sem homologação para receber engate e puxando reboque: A multa é salgada e o carro é até apreendido. Fiquem espertos! (Foto: Ford/divulgação)
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Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua como BPO, e há 20 anos, ajuda pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação.