Quanto custam, em média, os cinco carros mais vendidos do Brasil?

Ano a ano, as vendas de automóveis 0 km no Brasil se aproxima dos números de 2019, antes da pandemia que tanto prejudicou o meio automotivo. Em 2024, nosso mercado de veículos novos aumentou 14% se comparado com 2023, chegando a exatas 2.483.696 unidades no total, incluindo os comerciais leves. Na liderança do ranking de mais vendidos, ainda desponta a queridinha Fiat Strada, embora o VW Polo tenha chegado bem perto, com uma diferença de apenas 4.507 carros entre eles. 

Foto: reprodução/Revista Oeste

Mas, e o valor médio de cada um dos cinco mais vendidos? A picapinha da Fiat, por exemplo, tem versões que rondam os R$100 mil e outras que beiram os R$140 mil, e o Polo hoje ocupa o posto de hatch de entrada da Volkswagen no Brasil ao mesmo tempo que briga pelo mercado de esportivos com sua versão GTS. Por isso, fica a curiosidade: em média, incluindo toda a linha e dividindo pelo número de versões, quanto custa cada um deles? Vejamos: 

Fiat Strada 

Foto: Fiat/divulgação

Com quase 145 mil unidades comercializadas em 2024, a picape da Fiat comemora seu quarto ano de liderança de vendas. Hoje ela é oferecida em cinco versões com dois tipos de carroceria (Endurance com cabine simples, Freedom com cabine simples ou dupla, e Volcano, Ranch e Ultra com cabine dupla), partindo de R$106 mil na mais em conta e chegando aos R$142 mil na mais cara. Seu preço médio é de cerca de R$125,6 mil. 

VW Polo 

Foto: VW/divulgação

O hatch da Volks quase chegou lá, alcançando um pouco mais que 140 mil unidades vendidas em 2024. São nada menos que nove versões em seu catálogo atual: desde a Track de entrada por R$93 mil, Robust, Rock in Rio, MPI, TSI, Sense, Comfortline, Highline, até chegar na GTS, esportiva topo de linha, que chega perto dos R$160 mil. Hoje, ele tem preço médio de quase R$111 mil.  

Chevrolet Onix 

Foto: Chevrolet/divulgação

O hatch da Chevrolet, lançado em 2012, ficou por seis anos consecutivos na liderança de mercado (2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020), mas hoje se contenta com a terceira posição. Em 2024, emplacou pouco mais de 97.500 carros pelo país. Sua linha é composta por sete versões, entre R$93,8 mil e R$122,8 mil: 1.0 (sem nome), LT aspirada, Turbo AT, LT Turbo Manual, LTZ, RS e Premier, sendo as três últimas com transmissão automática. São R$108.284 de preço médio da gama completa. 

Hyundai HB20 

Foto: Hyundai/divulgação

O HB20 é outro que sempre vendeu muito bem, obrigado. Só que nunca chegou a ser líder no acumulado de um ano inteiro. Em 2024, foram 97.083 unidades comercializadas, dentre suas cinco versões: a linha começa com a Sense Plus de R$90,7 mil, passando pela Comfort Plus, Limited Plus, Comfort Plus Tech, chegando na Platinum Safety mais cara, de R$124,4 mil. Valor médio de sua linha? R$104.250. 

Fiat Argo 

Foto: Fiat/divulgação

Segundo produto do Grupo Stellantis dentre os cinco líderes de mercado, o Argo emplacou 91.146 exemplares durante os doze meses de 2024. Sua linha conta com seis versões: 1.0 de entrada (R$87 mil), Drive 1.0, Endurance 1.3, Trekking 1.3, Drive 1.3 AT e Trekking 1.3 AT (R$103 mil). Seu valor médio, somando o preço de tabela de toda a gama e dividindo pelo número de versões, é de pouco mais de R$94.150.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.