Quais os modelos hatch mais buscados no Brasil?

Muito populares, os modelos hatch sempre figuram entre os carros usados e 0km mais vendidos do país. Tal feito não é por acaso, afinal, existe uma lista imensa de veículos dessa categoria que transitam entre populares, premium e de luxo. Tal feito não é por acaso, afinal existe uma lista imensa de veículos dessa categoria que transitam entre populares (subcompactos como Renault Kwid), premium (compactos como VW Polo) e de luxo (médios como o Chevrolet Cruze Sport6).

Com inúmeras variações de preços e funcionalidades, os hatches são capazes de atender a todos os bolsos, desde os de entrada, que incluem alternativas mais baratas, até aqueles muito equipados, vendidos por valores mais altos. Se você se interessa por um hatch e está em busca de um veículo confiável, siga com a leitura e confira a lista que preparamos com alguns dos compactos mais buscados do Brasil.

Chevrolet Onix

Foto: Lucca Mendonça

Sucesso absoluto, o Chevrolet Onix é um dos campeões de vendas desde que surgiu no mercado brasileiro, no segundo semestre de 2012. Confiável, barato de ser mantido e de fácil revenda, o modelo realmente cumpre o que promete. Todas as versões são equipadas com 6 airbags e ainda apresentam controles de estabilidade e tração, além dos triviais ar-condicionado, direção assistida e conjunto elétrico.

Quanto à motorização, existem duas alternativas disponíveis: 1.0 aspirado (até 82 cv/etanol) e 1.0 turbo (até 116 cv/etanol). Sua transmissão pode ser manual ou automática, ambas com seis velocidades. Atualmente, o Onix é vendido em cinco versões de acabamento: 1.0, LT, LTZ, RS e Premier. Seus preços variam entre cerca de R$79 mil iniciais, podendo beirar os R$105 mil quando escolhido na sua versão mais cara.

Fiat Argo

Foto: Lucca Mendonça

Lançado no ano primeiro semestre de 2017 para substituir os amados Palio, Punto e Bravo de uma só vez, o Argo é comercializado nas versões 1.0, Drive e Trekking. O modelo, moderno e espaçoso, é oferecido com três opções de motorização: 1.0 de três cilindros (até 75 cv/etanol) e 1.3 de quatro cilindros (até 107 cv/etanol).

Além disso, pode ser comprado somente com câmbio manual de cinco marchas, sem ter, por enquanto, uma versão automática. Lembrando que, até pouco tempo atrás, ele tinha versões 1.8 com transmissão automática de seis velocidades, aposentadas pelas leis de emissão do PROCONVE. Hoje seu preço varia entre R$75,5 mil (versão 1.0) e R$85,5 mil (Trekking 1.3), todas com opcionais disponíveis cobrados à parte.

Fiat Mobi

Foto: Lucca Mendonça

Criado para ser o carro mais acessível da Fiat e substituir o veterano Mille, o Mobi é um derivado do Uno de segunda geração e segue o mesmo conceito prático, compacto e versátil. É ideal para o uso urbano. É comercializado em duas versões de acabamento: Like e Trekking, sempre com motor Fire 1.0 de até 75 cv e câmbio manual de cinco marchas.

Custa entre R$63 mil e R$66 mil na sua linha atual, já como ano-modelo 2023.

Fiat Uno

Foto: Lucca Mendonça

Considerado um dos carros mais tradicionais do mercado brasileiro, o Fiat Uno foi revitalizado em 2010 e passou por duas reestilizações até a sua última versão, tirada de linha em dezembro de 2021. Apesar disso, sua popularidade segue em alta pelos diversos méritos: robustez, baixo consumo, manutenção simples e preço de aquisição relativamente baixo.

Entre as opções mais buscadas pelos condutores que priorizam um veículo compacto, resistente e econômico estão a Attractive, Drive e Way. Além disso, o hatch foi comercializado com dois tipos de motorização no final de sua vida: 1.0 Fire de quatro cilindros (até 75 cv/etanol) e 1.3 Firefly (até 109 cv/etanol). Entretanto, a transmissão manual de cinco marchas é a mais comum de ser encontrada. A automatizada GSR, sempre casada com o motor 1.3, não fez sucesso no mercado.

Hyundai HB20

Foto: Hyundai/divulgação

Embora a segunda geração do popular HB20 não tenha agradado tanto no que diz respeito ao design da carroceria, o modelo se manteve firme e forte nas primeiras posições do ranking dos carros mais vendidos do Brasil. Motivos para tal não faltam, afinal, o compacto tem boa dirigibilidade e é consideravelmente econômico.

A Hyundai comercializa o HB20, recentemente reestilizado, em cinco versões: Sense, Comfort, Limited, Platinum e Platinum Plus. Não fugindo do usual no segmento, ele pode ser encontrado com dois tipos de motorização: 1.0 de aspiração natural (até 80 cv/etanol) e 1.0 turbo (até 120 cv/etanol). Na caixa de marchas, opção manual de cinco ou seis marchas, dependendo da versão, ou automática sempre com seis velocidades. Atualmente, ele é tabelado entre R$77 mil (Sense 1.0) e R$115 mil (Platinum Plus).

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