Primeiro carro vendido pela internet no Brasil foi um Ford Fiesta Street! Veja essa curiosa história

Comprar carros 0 km totalmente online é uma coisa que, até hoje, ainda não caiu por definitivo no gosto dos brasileiros. Nada melhor que chegar na boa e velha concessionária; olhar, entrar, apalpar o carro; ver as versões, cores e opcionais ao vivo; sentar para pechinchar o preço; preencher a papelada impressa; ficar na expectativa da data da entrega. Enfim…um processo tradicional que a tecnologia ainda não superou.

Algumas marcas, como a Renault, por exemplo, oferecem uma bela plataforma exclusiva para compra de modelos dentro de seus sites. É possível fazer a reserva por um valor mínimo ou pagar o preço total do carro, decisão que fica a encargo do cliente. Mas você sabia que em 2000, há 22 anos, isso funcionava e já era possível? Pelo menos no site da Ford sim.

Hoje, uma das marcas que investe pesado na venda online de carros 0 km é a Renault (Foto: reprodução/loja.renault.com.br)

Pioneiro

A plataforma, obviamente já aposentada, Ford Direct, estreou exatamente para essa função: vender carros pela internet, que em 2000 ainda caminhava a passos lentos. Foi a primeira do Brasil, e teve até um modelo lançado exclusivamente para venda online: o Fiesta Street, popular basicão de duas portas que depois acabou virando versão comum do catálogo. Ele tinha só motor 1.0 de até 65 cv e três opções de cores (preto, prata e branco), tudo para facilitar o processo de aquisição.

A versão Street do Fiesta nasceu só para ser vendida online (Foto: Ford/divulgação)

Dentre tantas unidades comercializadas, o primeiro dos primeiros foi um Fiestinha Street preto, enxuto nos equipamentos de série e tabelado em menos de R$13.500. O comprador, na época um jovem estudante, foi Jeferson Ribeiro, que precisava de um carro econômico e discreto que o levasse para a faculdade. Ele já estava inteirado no mundo online e confiou no processo de compra de um carro pela internet, realizado no segundo semestre de 2000. Tinha até opção de ver o modelo em imagens 360º!

A entrega do carro, que, de tão inédita, contou até com representantes da marca do Oval Azul, foi feita no final de outubro. A concessionária para tal, escolhida no processo de compra, foi a CAOA Ford da Avenida Ibirapuera, na capital paulista, que permanece na ativa até os dias atuais. Não era para menos tanto rebuliço: aquele tinha sido o primeiro carro comprado por uma ferramenta tão promissora chamada internet, então merecia destaque.

O pioneiro era um Fiestinha preto, que, ainda na fábrica, já foi identificado (Foto: Ford/divulgação)

Até a data de divulgação dessas informações pela própria Ford, logo no comecinho de novembro de 2000, o tal site já tinha tido mais de 7 mil acessos, o que, para a época, era um estouro. Desse número, mais de 75 eram de possíveis compradores do carro, que inclusive já haviam feito o cadastro. Bastante curioso.

O que poucos imaginavam era que, mesmo com a imensidão da internet hoje em dia, o processo para comprar um carro zero km ainda fosse presencial, com, no máximo, uma reserva feita online. Mas, aqui ficam as clássicas perguntas: que fim teria levado esse Fiestinha pioneiro? E o Jeferson, será que realmente curtiu o carro como um meio de transporte pra sua faculdade?

Por onde anda o Fiestinha pioneiro? E o seu primeiro dono Jeferson? (Foto: Ford/divulgação)
Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.