Porsche 911 GT2 RS Manthey bate recorde histórico em Interlagos
Sai McLaren Senna, entra Porsche 911 GT2 RS. Falo do primeiro lugar no ranking de carros de rua originais mais rápidos a correrem em Interlagos, no Autódromo José Carlos Pace, o mais tradicional e conhecido do Brasil. O recorde da McLaren, obtido no finalzinho de agosto de 2022, foi de 1 minuto, 37 segundos e 856 milésimos, tempo que o esportivo de 800 cv de potência demorou para percorrer os 4.309 metros do traçado (quase 4,31 km). Ao volante, o piloto Ricardo Maurício, que já correu de Kart, Fórmula 3, Fórmula 3000, Fórmula Ford, Endurance TC 2000, Stock Car etc.
Mas esse feito acaba de ser batido…novamente com Ricardo Maurício ao volante. Desta vez, com um Porsche 911 GT2 RS, fera de 700 cv equipada com o kit da preparadora Manthey, atualmente de propriedade da fabricante alemã. Registrando a volta mais rápida em 1 minuto, 36 segundos e 967 milésimos, ele foi exatamente 889 milésimos mais rápido que o McLaren, obtendo velocidade média de 159,976 km/h. O novo recorde foi batido ontem, dia 18 de dezembro, pela manhã, e colocou o Porsche como o carro de rua original mais rápido a correr lá.
O 911 GT2 RS Manthey em questão é de uma configuração única no país, pintado no bonito tom Viola Metallic (um roxo escuro metálico). Ele pertence à Stuttgart, maior revendedora e autorizada Porsche no Brasil, e também a responsável pela importação dos carros da marca entre 1997 e 2015. O mesmo carro foi pilotado por Rubinho Barrichelo no quadro “Volta Rápida” do programa Acelerados em maio de 2024, conseguindo também o menor tempo da história do programa: foram quase 1,7 km de pista percorridos em pouco menos de 54,5 segundos.
Fora do Brasil, outra unidade do GT2 RS com kit Manthey conseguiu outra façanha memorável em meados de 2021: foi o carro de produção com o melhor tempo de volta no tradicionalíssimo autódromo alemão de Nürburgring-Nordschleife na ocasião, demorando apenas 6min48seg047mil para devorar os 20,83 km do circuito (média de 185,87 km/h).
Qual o segredo? Por si só, o 911 GT2 RS já é um esportivo de muito respeito, equipado com motor boxer de 3.8 litros (seis cilindros contrapostos), com 700 cv de potência e 76,5 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm, força que é jogada inteiramente para as rodas traseiras graças a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades (PDK). A aceleração de 0 a 100 km/h demora absurdos 2,8 segundos, e é possível atingir os 340 km/h de velocidade máxima na sua configuração original.
A performance fica ainda melhor com o tal kit Manthey, que é composto por peças de peso reduzido, suspensões e freios preparados, além de um valoroso pacote de adereços aerodinâmicos. Rodas de magnésio aro 20 na dianteira e 21 na traseira, partes inferiores da carroceria em fibra de carbono, flaps e direcionadores de ar extras, spoiler e difusor de ar traseiros exclusivos, amortecedores especiais com carga ajustável, pastilhas de freio de competição e outros “esmeros” integram o kit, que, aliás, é oferecido no mercado brasileiro pela própria Porsche.
Ricardo Maurício e mais um Porsche 911 cravaram outro recorde na tarde anterior ao feito do GT2 RS Manthey. No último dia 17 de dezembro, o piloto, desta vez a bordo de um GT3 R preparado para competições, também integrante da frota da Stuttgart e disputante do campeonato de Endurance Brasil, conseguiu a volta mais rápida com um Porsche 911 na história de Interlagos: 1 minuto, 31 segundos e 803 milésimos, superando todos os outros 911 de rua ou preparados para competições. Os dois feitos foram cronometrados e registrados pela Racing Crono, uma das maiores empresas do ramo no país.