Mercado automotivo em 2024: como foi o ano para as principais marcas?


Com vendas 14% maiores que as de 2023, o mercado automotivo brasileiro fechou 2024 já se aproximando dos patamares de pré-pandemia: foram 2,48 milhões de unidades comercializadas, incluindo carros de passeio e veículos comerciais leves. No top 5 de mais vendidos, segue na liderança a picapinha Fiat Strada, seguida bem de perto pelo hatch VW Polo. Terceiro, quarto e quinto colocado foram, respectivamente, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo. Mas, e para as fabricantes, como foi o ano de 2024? Vejamos o balanço das principais, com dados da FENABRAVE e DENATRAN:
Fiat

Líder graças a Strada, Argo e outros sucessos menores, a Fiat tem bastante o que comemorar: beirou os 21% de participação de mercado, com mais de 520 mil veículos comercializados, ou 45 mil a mais que 2023. O Argo subiu três posições no ranking de mais vendidos, e no top 10 ainda figurou o subcompacto Mobi, que emplacou 10 mil unidades a mais que o arquirrival Renault Kwid. Também conseguiu mais de 43% do mercado de picapes, nicho que ela atua com a líder Strada, além de Toro e Titano. Além disso, a van Ducato também ficou em primeiro lugar no seu segmento.
Volkswagen

A VW, ano a ano, vai tentando conquistar o primeiro lugar em vendas com o Polo. Em 2024, faltaram pouco mais de 4.500 carros para ele desbancar a Strada. A marca alemã emplacou pouco mais de 400 mil veículos nos doze meses do ano, ou 55 mil a mais que 2023, e fechou o período com mais de 16% de market share. Com isso, a Volks brasileira fica atrás apenas da alemã e da chinesa no número de vendas.

Outro motivo de comemoração é a liderança no mercado de SUVs, puxada pelo sucesso do compacto T-Cross (quase 84 mil unidades em 2024). A picapinha Saveiro também não vendia tão bem desde 2014, e garantiu que a fabricante tivesse quatro modelos no top 15 de vendas de 2024.
Jeep

Marca de SUVs e aventureiros dentro do Grupo Stellantis, a Jeep conseguiu manter o veterano Compass na liderança dentre os médios: foram mais de 50 mil unidades vendidas, detendo quase 28% desse mercado. A fabricante de origem norte-americana também conseguiu ser a mais vendida no mercado de SUVs grandes com o Commander, que vendeu 15,7% a menos que 2023, mas ainda garantiu o primeiro lugar.

O menor Renegade chegou perto dos 54 mil exemplares vendidos, contra 47,4 mil do ano anterior: cresceu quase 14%. Somando toda a linha, as vendas da Jeep ultrapassaram os 120 mil carros, número menor que os quase 127 mil de 2023.
Nissan

Mesmo prestes a ganhar nova geração, que deve conviver com a atual, o SUV compacto Kicks nunca vendeu tão bem quanto em 2024: quase 60.500 carros vendidos, melhor marca desde sua estreia há nove anos. Foram 19% a mais que 2023, quando fechou o ano com pouco menos de 51 mil unidades emplacadas. Já a Nissan como um todo não conseguiu o título de marca que mais cresceu no ano, como fez em 2023, mas comemorou as vendas 21% melhores que as do ano anterior.

O sedan compacto premium Versa também merece destaque. Vendeu 31% a mais que em 2023, ainda que o número de carros vendidos não chame a atenção: cerca de 11.600 unidades. A picape Frontier conseguiu a 5ª posição dentre as picapes médias, e emplacou exatos 870 exemplares a mais que 2023.
BYD

A marca chinesa de veículos eletrificados nunca emplacou tão bem no Brasil quanto em 2024: foram quase 77 mil unidades, um crescimento absurdo de quase 328% frente a 2023 (menos de 18 mil emplacamentos). O melhor mês do ano para ela foi justamente o último: em dezembro, ultrapassou a marca dos 10.000 carros. Em média, com base nos números de dezembro, a marca comemorou os 25% de participação no mercado de veículos híbridos e, seguindo os dados do ano inteiro, é dela 70% do mercado dos modelos totalmente elétricos.

Os destaques ficam para Dolphin Mini, que já tem cerca de 22 mil carros em circulação pelo país e ocupa o posto de liderança dentre os 100% elétricos (foi lançado em março de 2024), e a linha Song, que teve mais de 27,5 mil unidades vendidas durante o ano passado (cerca de 18 mil Plus e 9,5 mil Pro).
Honda

A Honda teve seu melhor ano desde 2020: vendeu mais de 91 mil carros em 2024, ou 27% a mais que 2023. O queridinho da marca japonesa foi o SUV compacto HR-V, que conseguiu algo ao redor dos 50,4 mil emplacamentos, ou 2,5 mil a mais que o ano anterior. A marca também comemorou os 90 mil carros fabricados no Brasil durante os doze meses de 2024, todos na planta de Itirapina (SP), marcando um aumento de produção de 15%. A linha City também foi melhor do que 2023: o sedan passou de 11,8 mil para 16,4 mil carros emplacados em 2024, enquanto o hatch subiu de 10,8 mil para 15,5 mil unidades comercializadas no último ano.
GWM

Outra chinesa, e concorrente direta da BYD, a GWM foi outra que cresceu bastante em 2024 se comparado com 2023: 154%. Foram mais de 29 mil unidades emplacadas nos doze meses, considerando que suas vendas se iniciaram em abril de 2023. Comemorando seu primeiro ano de vendas, o hatch elétrico Ora 03 rondou os 6,3 mil carros vendidos, ficando logo atrás do rival BYD Dolphin GS (6,6 mil). Já a linha Haval H6, composta por três modelos (HEV, PHEV e GT) mostrou aumento de 11,5% na média mensal de vendas de 2024 frente a 2023, também considerando maio de 2023 como o primeiro mês cheio de vendas.
Volvo

No mundo premium, naipe de Audi, BMW, Mercedes e afins, a Volvo anuncia que manteve a vice-liderança, com quase 8.700 carros vendidos e 80% de share no setor de carros elétricos premium. É o maior número de emplacamentos anuais da história da marca no Brasil, superando 2023 (8,2 mil unidades). Por mais que modelos importantes da marca tenham perdido uma fatia significativa de mercado (o XC40 caiu 55% nas vendas, o XC60 24%), o novato EX30 comemorou o quinto lugar no ranking de elétricos mais vendidos em 2024 com cerca de 2.750 carros.

Além disso, mesmo emplacando menos, o XC60 obteve o título de quarto carro premium mais vendido do último ano. O XC90, grandalhão, mesmo em vias de ser renovado, conseguiu seu terceiro melhor ano de vendas desde que chegou pela primeira vez ao mercado brasileiro, em 2003.
Ram

2024 foi o melhor ano da Ram, marca de picaponas da Stellantis, desde sua chegada oficial ao Brasil, há pouco mais de 15 anos. Com cerca de 30 mil emplacamentos, a maioria da Rampage nacional (23,6 mil), a fabricante norte-americana cresceu 74% se comparado com 2023. O ano anterior, aliás, já havia batido o mesmo recorde. Em porcentagem, a Rampage conseguiu emplacar 174% a mais em 2024, enquanto a 2500, segundo produto mais vendido da marca, cresceu 6%. 3500 e Classic, que saiu de linha, tiveram quedas de 45 e 49%, respectivamente.
Porsche

A Porsche foi outra que, assim como a Ram, bateu seus próprios recordes em 2024 no Brasil, com quase 6.200 carros vendidos no total. É o melhor número desde o início das operações oficiais da marca no mercado brasileiro, em 2015, e representa um aumento de 20% frente a 2023. O mais emplacado, SUV grande Cayenne, também bateu seus próprios recordes com mais de 1.600 unidades, assim como o esportivo 911 e seus quase 1,5 mil exemplares. O SUV menor Macan e o esportivo mais em conta 718 também tiveram seus melhores anos, ainda que Panamera e Taycan tenham sofrido quedas relevantes nas vendas.
Quem mais perdeu?

Algumas marcas foram na contramão da maioria e tiveram quedas substanciais nas vendas. A Audi, por exemplo, caiu de 6.390 emplacamentos em 2023 para baixos 5.500 em 2024 (a maioria dos seus modelos vendeu bem menos); a Subaru desceu de tímidos 241 unidades para apenas 148 (seus dois carros perderam mercado); e, como caso mais notável, a Peugeot baixou de 35 mil emplacamentos em 2023 para cerca de 28 mil em 2024 (com exceção dos novos 2008 e e-2008, todos os outros modelos tiveram reduções nas vendas).