(Lançamento) Zeekr X é a mais nova aposta elétrica chinesa a partir de R$272 mil

A Geely, aquela marca chinesa que, discretamente, vendeu dois ou três modelos no mercado brasileiro há cerca de dez anos, voltou. Não como Geely, oficialmente, mas sim como Zeekr, seu braço de carros mais luxuosos e modernos, que brigam com Volvo, BYD, Tesla e afins. E, depois de apresentar o 001, uma espécie de perua bem poderosa e 100% elétrica, agora é a vez de lançar o “X”, misto de crossover com SUV um pouco maior que Hyundai Creta e Honda HR-V. O Zeekr X chega em duas versões: Premium de R$272 mil e Flagship de R$298 mil.

Antes de mais nada, vale falar um pouco da Zeekr: a marca é nova, de 2021, e sempre focou totalmente em modelos elétricos. Nesses três anos de mercado, já emplacou mais de 340 mil carros nos 35 países onde atua (Europa, Ásia, América Central e Latina, além da Oceania). Seu nome é de origem complexa: “Ze” é referência ao número zero (marco zero), “E” remete aos carros elétricos, enquanto “KR” vem do elemento criptônio na tabela periódica. Enquanto isso, no Brasil, ela inaugurou sua primeira concessionária junto do lançamento do “X”, mas pretende ter dez lojas espalhadas pelo país em breve.  

Voltando ao modelo X, ele tem porte semelhante ao de Volvo EX30 e BYD Yuan Plus, porém, diferente dos rivais, aposta em linhas truncadas e cheias de vincos, características típicas da marca. Curiosamente, ele compartilha a plataforma SEA com o Volvo EX30, já que a marca sueca hoje é de propriedade da Geely, assim como a Zeekr. Porém o X é 20 cm mais longo (4,43 m) e tem 10 cm extras no entre-eixos (2,75 m), mantendo altura (1,57 m) e largura (1,84 m) bastante próximas ao do EX30. Seu porta-malas também é maior, com 362 litros. 

A grande diferença entre as duas versões está no powertrain e baterias. A Premium é monomotor com tração traseira, entregando 272 cv de potência com cerca de 35 mkgf de torque, e traz 51 kWh de capacidade nas baterias. Mesmo conjunto dos Volvo EX30 de entrada, vale falar. Para ela, o INMETRO declara autonomia máxima de 332 km (446 km pelo ciclo WLTP), e, segundo dados oficiais, são 5,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima.  

Foto: Zeekr/divulgação

Já a Flagship, topo de linha, tem tração integral garantida por dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. Nela, já são poderosos 428 cv de potência, com torque superior a 55 mkgf, e a bateria já cresce para 66 kWh de capacidade. Seu alcance máximo é menor: o INMETRO fala em 304 km, e o WLTP informa 425 km. Com esse trem-de-força, o X se torna um carro bem rápido: leva apenas 3,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, correndo até os 190 km/h (máxima limitada eletronicamente).  

As duas versões contam com arquitetura elétrica de 800 Volts, e suportam recargas em fontes de até 150 kW de potência. Todos os Zeekr X também trazem suspensões independentes nas quatro rodas, com construção McPherson na dianteira e multibraço na traseira, além de freios a disco ventilado nas quatro rodas. A marca informa 19,1 cm de altura livre do solo para as duas versões. A Premium, monomotor de tração traseira, é mais leve, pesando 1.855 kg, enquanto a Flagship AWD chega aos 1.960 kg. 

De série, desde a versão de entrada ele oferece rodas de liga-leve aro 19 (aro 20 com pneus runflat na Flagship), freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, 7 airbags, controle eletrônico de descidas (HDC), câmeras 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem autônoma em manobras (evita colisões leves em balizas), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), teto panorâmico, chave presencial, conjunto óptico full-LED, faróis com ajuste elétrico de altura, sensores de chuva e crepuscular, luzes de cortesia laterais, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt-down. 

Foto: Zeekr/divulgação

A lista segue com descansa-braços dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória de posição para motorista e passageiro dianteiro (massagem para motorista e passageiro na Flagship), bancos dianteiros aquecíveis e ventiláveis, sistema de som Yamaha (12 alto-falantes e 1 subwoofer), internet 5G a bordo, multimídia de 14,6”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, GPS online, carregador de celular sem fio, volante aquecível, painel de instrumentos digital de 8,8”, head-up display, luzes ambientes em LED personalizável e ar-condicionado automático digital dual zone. 

O pacote ADAS também é amplo, com alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, monitores de ponto-cego, alertas de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência (dianteira), alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, assistente de manobras evasivas, detector de fadiga do condutor e até gravador de dados de condução. O único opcional é um carregador wallbox de 7 a 22 kW, que, em ação promocional, é de série para todos os carros vendidos até dezembro. 

Foto: Zeekr/divulgação

O Zeekr X já está à venda pelo site da marca, ou na única concessionária aberta até o momento, na cidade de São Paulo. A novidade oferece garantia de cinco anos, e uma cobertura a parte de oito anos para as baterias de tração. Durante o período da garantia, também está incluso um serviço de socorro para quem ficar sem carga a bordo do carro. São quatro cores para a carroceria: Branco Cristal, Bege Palácio, Cinza Névoa e Verde Pinho. O interior pode ser preto com detalhes dourados, ou branco com detalhes azuis. 

001, o primeiro 

Antes do “X”, em outubro a Zeekr já tinha aberto a pré-venda do 001, que leva esse nome por ser justamente o primeiro modelo da marca chinesa. Ele é uma espécie de peruona, mais ou menos nos moldes de Porsche Panamera Sport Turismo, mas que também pode ser considerado um grande e esticado hatch. Grande mesmo: são cinco metros de comprimento, dois de largura e três de entre-eixos. 

Foto: Zeekr/divulgação

O 001 também é oferecido por aqui nas duas versões do X, Premium (R$428 mil) e Flagship (R$475 mil), ambas movidas pelo mesmo powertrain: dois motores elétricos, tração integral permanente (AWD), com nada menos que 544 cv de potência e 70 mkgf de torque. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,8 segundos, e sua máxima é limitada em 200 km/h. Ele tem baterias de 100 kWh de capacidade, compostas de Níquel-Cobalto-Manganês, e, pelo INMETRO, são 426 km de alcance. O ciclo europeu WLTP fala em 580 km por carga.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.