(Lançamento) VW Virtus e T-Cross 2025 ganham versão “básica” Sense

Quem quiser comprar os novos T-Cross e Virtus por preços um pouco mais baixos, terão essa oportunidade a partir de meados de novembro: a VW está lançando para eles a versão Sense, de entrada, na linha 2025. Na realidade, tanto o SUV compacto quanto o sedan compacto premium já tiveram suas respectivas configurações Sense “básicas” no passado (2019 no Virtus e 2020 no T-Cross), porém, de início, elas eram destinadas praticamente só para o PCDs e vendas diretas (CNPJ). Hoje, já podem ser comprados pelo grande público nas concessionárias. 

O sedan apela para o custo X benefício, principalmente com descontos: é tabelado em R$104 mil, ou praticamente R$11 mil a menos que a versão seguinte, TSI Manual. Caso seja adquirido por CNPJ, o preço cai para pouco mais de R$85,2 mil, enquanto o público PCD consegue o maior desconto: para eles, o sedan de entrada sai por menos de R$75 mil, já incluindo as isenções de impostos e reduções da própria Volkswagen.  

Foto: VW/divulgação

O Virtus Sense mantém o motor 1.0 turboflex debaixo do capô, na variante 170TSI, com 109/116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (gas/eta), aqui aliado à transmissão manual de cinco marchas (caixa MQ200). Oficialmente, são 9,8 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 196 km/h com etanol. O consumo divulgado pelo INMETRO é baixo: 13,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina (9,2 km/l e 11,3 km/l com etanol, na ordem).  

A VW não “empobreceu” sua mecânica frente as versões 170TSI convencionais, porém retirou alguns itens de série: saem de cena as rodas de liga-leve aro 15 (trocadas por calotas do mesmo tamanho), as maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria (são em plástico preto), e a multimídia touchscreen de 6,5” (trocada por um rádio AM/FM convencional). A Sense também não dispõe de sensores de estacionamento traseiros ou carregador de celular sem fio, porém mantém os faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 8”, volante multifuncional, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem autônoma pós-colisão e 6 airbags. Visualmente, lembra bastante o Polo Track.  

Foto: VW/divulgação

Sua paleta de cores é igual a das versões mais caras: Preto Ninja, Branco Cristal, Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay. O sedan já pode ser encomendado na rede de concessionárias VW. 

Já o T-Cross custa R$120 mil, mesmo preço da linha 2024, antes do SUV ser reestilizado. Para PCDs, são cerca de R$100,7 mil. Aqui temos o motor 200TSI, também 1.0 turboflex, porém calibrado para entregar 116/128 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), operando em conjunto com a transmissão automática de seis marchas. Segundo a fabricante, o 0 a 100 km/h é feito em 10,0 segundos e são 192 km/h de velocidade máxima com etanol. O consumo médio com gasolina é de 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. 

Foto: VW/divulgação

A lista de equipamentos permanece parecida com a dos Sense 2024, com rodas de aço com calotas aro 16, quatro alto-falantes, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, vidros/travas/retrovisores elétricos, regulagem de altura do facho do farol, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, sistema Start&Stop e 6 airbags. Curiosamente, ele perdeu o rack de teto, que era de série e ajudava a valorizar sua estética. 

Como novidades para 2025, a lista adiciona faróis e lanternas full-LED, multimídia VW Play de 10,1” (igual a das versões mais caras), painel de instrumentos digital de 8”, detector de fadiga do motorista e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência para veículos, obstáculos e pedestres. 

Foto: VW/divulgação

O SUV tem menos cores disponíveis: Preto Ninja, Branco Cristal e Prata Pyrit. A rede de concessionárias VW espalhadas pelo Brasil também já aceitam encomenda do T-Cross Sense 2025.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.