(Lançamento) VW Virtus e T-Cross 2025 ganham versão “básica” Sense


Quem quiser comprar os novos T-Cross e Virtus por preços um pouco mais baixos, terão essa oportunidade a partir de meados de novembro: a VW está lançando para eles a versão Sense, de entrada, na linha 2025. Na realidade, tanto o SUV compacto quanto o sedan compacto premium já tiveram suas respectivas configurações Sense “básicas” no passado (2019 no Virtus e 2020 no T-Cross), porém, de início, elas eram destinadas praticamente só para o PCDs e vendas diretas (CNPJ). Hoje, já podem ser comprados pelo grande público nas concessionárias.
O sedan apela para o custo X benefício, principalmente com descontos: é tabelado em R$104 mil, ou praticamente R$11 mil a menos que a versão seguinte, TSI Manual. Caso seja adquirido por CNPJ, o preço cai para pouco mais de R$85,2 mil, enquanto o público PCD consegue o maior desconto: para eles, o sedan de entrada sai por menos de R$75 mil, já incluindo as isenções de impostos e reduções da própria Volkswagen.

O Virtus Sense mantém o motor 1.0 turboflex debaixo do capô, na variante 170TSI, com 109/116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque (gas/eta), aqui aliado à transmissão manual de cinco marchas (caixa MQ200). Oficialmente, são 9,8 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 196 km/h com etanol. O consumo divulgado pelo INMETRO é baixo: 13,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina (9,2 km/l e 11,3 km/l com etanol, na ordem).
A VW não “empobreceu” sua mecânica frente as versões 170TSI convencionais, porém retirou alguns itens de série: saem de cena as rodas de liga-leve aro 15 (trocadas por calotas do mesmo tamanho), as maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria (são em plástico preto), e a multimídia touchscreen de 6,5” (trocada por um rádio AM/FM convencional). A Sense também não dispõe de sensores de estacionamento traseiros ou carregador de celular sem fio, porém mantém os faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 8”, volante multifuncional, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem autônoma pós-colisão e 6 airbags. Visualmente, lembra bastante o Polo Track.

Sua paleta de cores é igual a das versões mais caras: Preto Ninja, Branco Cristal, Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay. O sedan já pode ser encomendado na rede de concessionárias VW.
Já o T-Cross custa R$120 mil, mesmo preço da linha 2024, antes do SUV ser reestilizado. Para PCDs, são cerca de R$100,7 mil. Aqui temos o motor 200TSI, também 1.0 turboflex, porém calibrado para entregar 116/128 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), operando em conjunto com a transmissão automática de seis marchas. Segundo a fabricante, o 0 a 100 km/h é feito em 10,0 segundos e são 192 km/h de velocidade máxima com etanol. O consumo médio com gasolina é de 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO.

A lista de equipamentos permanece parecida com a dos Sense 2024, com rodas de aço com calotas aro 16, quatro alto-falantes, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, vidros/travas/retrovisores elétricos, regulagem de altura do facho do farol, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, sistema Start&Stop e 6 airbags. Curiosamente, ele perdeu o rack de teto, que era de série e ajudava a valorizar sua estética.
Como novidades para 2025, a lista adiciona faróis e lanternas full-LED, multimídia VW Play de 10,1” (igual a das versões mais caras), painel de instrumentos digital de 8”, detector de fadiga do motorista e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência para veículos, obstáculos e pedestres.

O SUV tem menos cores disponíveis: Preto Ninja, Branco Cristal e Prata Pyrit. A rede de concessionárias VW espalhadas pelo Brasil também já aceitam encomenda do T-Cross Sense 2025.