(Lançamento) VW T-Cross Extreme chega com pintura fosca pioneira; Nivus Sense de volta

Numa tacada só, durante o evento agro ExpoLondrina 2025, a Volkswagen brasileira aproveitou para lançar três novidades. Nada revolucionário, porém interessante: uma versão topo de linha para o SUV compacto T-Cross (Extreme, emprestada de Saveiro e Amarok), a volta do Nivus Sense (versão “pé-de-boi”) com as mais recentes atualizações do SUV coupé, e uma curiosa modalidade de venda de veículos para produtores rurais (com pagamento em grãos, ao invés de dinheiro).  

Foto: VW/divulgação

O T-Cross Extreme chega por R$189 mil para fazer companhia à Saveiro e Amarok, que já dispõe dessa versão no catálogo. Baseada na Highline, ela oferece rodas de liga-leve diamantadas aro 17 com desenho exclusivo (lembra o da Nova Amarok), apliques em laranja no parachoque dianteiro, capas dos retrovisores e maçanetas em preto brilhante, além de teto preto, adesivos laterais nas portas dianteiras e a clássica bússola alusiva à linha Extreme, fixada nas colunas C do SUV. A grade traz a inédita iluminação em LED de ponta a ponta, interligando os faróis, uma novidade no T-Cross.  

Por dentro, bancos em couro sintético com gravura “EXTREME” nos encostos dianteiros, costuras em laranja e aplique no centro do painel em um tom verde acinzentado. A tal cor verde acinzentada, aliás, é a mesma Cinza Oliver da carroceria, também oferecida nas picapes Saveiro Extreme e Amarok Extreme. Como diferencial do T-Cross Extreme, para ele existe a opção do acabamento metálico ou fosco, este limitado a 1.700 unidades. A VW comemora que essa nova versão do T-Cross é pioneira: é a primeira de produção em série com pintura fosca de fábrica no Brasil.  

Foto: VW/divulgação

A fabricante alemã declarou “inspiração” em outras marcas do grupo que trabalham com pinturas foscas no exterior (Audi, por exemplo), e disse que foram mais de 1.200 horas de trabalho até encontrarem a melhor tonalidade, acabamento e qualidade da cor do SUV. O Cinza Oliver na versão fosca reflete só 20 ou 25% de luz, contra os 100% da versão metálica, segundo a marca.  

No mais, o T-Cross Extreme é bastante similar ao Highline, com quem compartilha também a motorização: 1.4 16v turboflex (250 TSI), com 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque com gasolina ou etanol. A transmissão é automática de seis marchas, sempre com tração dianteira. A prova de 0 a 100 km/h demora pouco mais de 8,5 segundos, com máxima ao redor dos 200 km/h. Segundo o INMETRO, o consumo varia entre 8,1 km/l e 9,8 km/l com etanol, ou 11,7 km/l e 14,0 km/l com gasolina (cidade e estrada).  

Destaque para a multimídia VW Play de 10” em sua versão Connect, com internet embarcada. Também há ar-condicionado automático digital, freios a disco nas quatro rodas, painel de instrumentos digital de 10,2”, carregador de celular sem fio, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, conjunto óptico full LED, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e por aí vai. Assistente de manutenção em faixa, monitores de ponto-cego e Park Assist são opcionais num pacote de R$4,2 mil, e o teto-solar panorâmico também pode ser adquirido a parte (R$7,6 mil).  

Foto: VW/divulgação

O novo T-Cross Extreme começou a ser vendido ontem, dia 7 de abril, em toda a rede de concessionárias brasileiras da marca. São seis cores na paleta: Branco Puro e Preto Ninja (sólidas), Cinza Platinum, Cinza Ascot e Cinza Oliver (metálica), além da Cinza Oliver Fosca (especial).  

Nivus Sense retorna

Além dessa nova versão do T-Cross, quem “renasceu das cinzas” foi o Nivus Sense, configuração mais simples (e barata) do SUV coupé, que era esperada após a reestilização do modelo. A Volks não deu muitos detalhes sobre ela, mas adiantou o preço de R$120 mil, igual ao do T-Cross Sense. Focada no custo X benefício, ela troca as rodas de liga-leve por rodas de aço com calotas escurecidas aro 16, mas, diferente do irmão T-Cross, mantém o rack de teto, maçanetas na cor da carroceria e capas dos retrovisores pintadas. A meta é peitar Fiat Pulse Drive 1.3 CVT e Renault Kardian Evolution AT, seus principais rivais.  

Foto: VW/divulgação

Também é de série o volante multifuncional, painel de instrumentos digital com tela de 8”, conjunto óptico em LED, multimídia VW Play de 10”, câmera de ré, 6 airbags, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajustes elétricos e por aí vai. Sob o capô, o mesmo 1.0 turboflex de três cilindros e doze válvulas (200 TSI), rendendo 116/128 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado a transmissão automática de seis marchas. Com etanol, são cerca de 10 segundos no 0 a 100 km/h, e velocidade máxima de 190 km/h. Branco Cristal, Preto Ninja e Cinza Platinum são as três únicas cores disponíveis para ele.  

Foto: VW/divulgação

Pagamento com grãos

Outra boa nova é a parceria da Volkswagen brasileira com a plataforma Grão Direto, a maior para comercialização de grãos na América Latina. Através desse “acordo”, passa a ser possível, aos produtores rurais, o pagamento de carros 0 km de marca com grãos. A modalidade já existe em outras categorias fora do meio automotivo, e é conhecida como “barter”. A fabricante deu como exemplo o lançamento T-Cross Extreme: seu preço de tabela, R$188.990, equivale a exatamente 1.529 sacas de soja, seguindo cotação do último dia 3 de abril.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.