(Lançamento) Volvo EX90 chega em pré-venda por R$850 mil sem tomar lugar do XC90

“o carro mais tecnológico, seguro, luxuoso e exclusivo já produzido pela Volvo, nos seus quase cem anos de história”: essa é a descrição da marca sueca sobre seu mais novo produto no mercado nacional, o EX90. Na realidade, nem tão novo assim, afinal o SUVzão de sete lugares 100% elétrico foi apresentado mundialmente no final de 2022, tendo a produção iniciada em maio do ano passado. A previsão era tê-lo disponível no Brasil ainda no segundo semestre de 2024, mas acabou atrasando alguns meses. Agora, oficialmente, ele chega em pré-venda por R$850 mil.  

Ele não atrapalha a vida do irmão híbrido XC90, ao menos por enquanto, seja por conta da proposta 100% elétrica, pelo preço mais elevado ou pelo próprio ciclo de vida do XC90, que passou por uma reestilização recente no exterior (que chegará ao Brasil em breve). Ainda assim, os dois carros são bastante similares: tem portes parecidos (o EX90 é só um pouco maior), utilizam a mesma plataforma modular (SPA, de primeira geração no XC90 e de segunda geração no EX90), oferecem tração integral permanente e até se assemelham no visual externo.

No EX90, falamos de mais de 5 metros de comprimento, quase 2 metros de largura, 1,75 m de altura e distância entre-eixos que beira os 3 metros (para se ter uma ideia, um Fiat Mobi mede 3,50 m de ponta a ponta). Na balança, quase 2.800 kg em ordem de marcha. O espaço para bagagens é amplo: 310 litros com as três fileiras de assentos erguidas, ou 655 litros quando configurado para cinco pessoas, sem contar os 46 litros do porta-malas dianteiro, sob o capô.  

Mesmo grandalhão assim, ele anima pela aceleração de esportivo: 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, mantendo a velocidade máxima tradicional dos Volvo modernos (180 km/h). São nada menos que 517 cv de potência com quase 93 mkgf de torque imediato nessa configuração que desembarca no mercado nacional, a mais poderosa, com dois motores elétricos, um em cada eixo.  

Foto: Volvo/divulgação

O conjunto de baterias de NCM (níquel-cobalto-manganês) é igualmente generoso, com 111 kWh de capacidade bruta (107 kWh líquidos). O INMETRO declara 459 km de autonomia por carga (580 km pelo WLTP europeu). Segundo a Volvo, é possível carregar o EX90 em 10 horas com wallbox de 11 kW, ou então recuperar 70% da carga em 30 minutos em fontes ultrarrápidas de 250 kW (máximo suportado pelo carro).  

Refinado na mecânica como seu irmão híbrido, o EX90 traz suspensões independentes nas quatro rodas (tipo Duplo A na dianteira e Multilink na traseira), freios a disco ventilado nas quatro rodas (400 mm na dianteira e 390 mm na traseira), direção com assistência elétrica progressiva e por aí vai. As rodas de liga-leve são de aro 20. Nas tecnologias, o modelo 100% elétrico vai além: traz, dentre outros, o sistema LIDAR, que “enxerga e lê” todo o seu redor, interpretando possíveis situações de acidente ou problemas com o motorista. 

O EX90 consegue, por exemplo, perceber caso seu condutor esteja distraído ou cansado, emitindo alertas, bipes e até solavancos para chamar a atenção. Caso o sistema entenda que o motorista dormiu ao volante, o carro pode assumir a direção e parar em local seguro, como no acostamento de uma rodovia, acionando o pisca-alerta. Mais: a tecnologia também percebe emergências médicas, desmaios ou males súbitos durante a condução, podendo também estacionar sozinho com segurança e, dependendo, ligar para a emergência.  

O pacote que desembarca no Brasil parece ser dos mais completos, com direito também a detector de pessoas ou animais deixados no carro (pode destrancar as portas ou até ligar o ar-condicionado automaticamente), câmeras 360º 3D, faróis em LED com iluminação adaptativa e facho matricial, suspensões adaptativas e pneumáticas, bancos da terceira fileira com rebatimento elétrico, além da nova versão do Pilot Assist, com vários assistentes inteligentes de condução. No acabamento, madeira legítima, lã, aço escovado e afins.

Na lista de itens de série ainda estão head-up display de 13,2”, multimídia vertical de 14,6” com conexões sem fio e funcionalidades do Google, painel de instrumentos digital de 9”, internet 5G a bordo, conexão com app Volvo Cars para controles remotos, iluminação ambiente personalizável, sistema de purificação do ar da cabine, teto panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, função de massagem para motorista e copiloto, sistema de som Bowers & Wilkins de 1.610 Watts de potência (25 alto-falantes), coluna de direção com ajustes elétricos e ar-condicionado digital automático de quatro zonas. 

As primeiras unidades do EX90 devem ser entregues aos compradores brasileiros em abril. Ao todo, são oito cores disponíveis para a carroceria (Branco Cristal, Preto Ônix, Prata Alvorada, Cinza Vapor, Cinza Duna de Areia, Cinza Platina, Azul Jeans e Vermelho Amora), e três tons para o interior (preto, preto com bege ou preto com cinza claro).  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.