(Lançamento) Volvo EX40 e EC40 estreiam mais baratos e com maior autonomia


Não, não estranhe: esses carros das fotos são o SUV XC40 e o SUV coupé C40. Na realidade, eles chegam com novo nome aqui no Brasil, algo que já havia acontecido na Europa no início do ano passado. A troca é justa, afinal a Volvo quer padronizar sua nomenclatura de modelos elétricos, que sempre começam com EX ou EC, e o número continua sendo referência ao seu porte. Mas, como vantagens, a marca não estreia só novos nomes, mas também preços menores e baterias maiores.
O EX40 ainda é o bom e velho XC40, que estreou no Brasil em 2017, porém em uma versão que não queima gasolina. Ele segue com duas versões: Plus P6, monomotor com tração traseira, e Ultra P8, com dois motores e tração integral. Os preços baixaram consideravelmente: o EX40 Plus passa a custar R$330 mil (eram R$350 mil) e o EX40 Ultra agora sai por R$380 mil (eram R$406 mil), o que significa reduções de, pelo menos, R$20 mil.
Na versão Plus, de entrada, ele continua com o motor elétrico traseiro com cerca de 240 cv de potência e 43 mkgf de torque, que joga a força diretamente para as rodas de trás. A fabricante declara que a prova de 0 a 100 km/h demora 7,3 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Nesse caso, as baterias aumentaram um pouco, de 69 para 70 kWh, mas isso não afetou a autonomia de 364 km pelo INMETRO. A potência de recarga é de até 130 kW, e o tempo para recuperar a energia segue similar (28 min para ir de 10 a 80%). Com o aumento do tamanho das baterias, o SUV está 10 kg mais pesado (2.040 kg).
O EX40 Ultra, mais caro, tem 408 cv de potência e 68 mkgf de torque extraídos de dois motores elétricos, um em cada eixo. Com tração integral permanente, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e também corre até os 180 km/h. Suas baterias cresceram de 78 para 82 kWh de capacidade, o que garantiu 45 km a mais de autonomia pelo INMETRO (passou de 348 para 393 km). O tempo de recarga aumentou um pouco: para subir de 10 para 80% agora são 34 minutos, contra 28 de antes, isso em fontes mais poderosas de 200 kW de potência.
Enquanto isso, o EC40, coupé, também segue oferecido nas mesmas duas versões. O EC40 Plus passa a custar R$335 mil (eram R$367 mil) e o EC40 Ultra agora é tabelado em R$385 mil (eram R$420 mil), reduções ainda maiores que as do EX40. Seu powertrain é igual (monomotor de tração traseira no Plus e dois motores com tração integral no Ultra), com potência e torque similares (240 cv na versão de entrada e 408 cv na mais cara), desempenho próximo (0 a 100 km/h em 7,3s na Plus e 4,7s na Ultra) e as novas baterias maiores (70 kWh no Plus e 82 no Ultra).
Pelo INMETRO, o EC40 rende 385 km na versão Plus (70 kWh de bateria), enquanto a Ultra, com 82 kWh, teve o alcance ampliado para 404 km (eram 353 km). O tempo de recarga é igual ao do EX40, quer seja com as baterias menores ou com as maiores.
A marca sueca não entrou em detalhes quanto aos equipamentos de série dos “novos” modelos, mas a lista deve permanecer igual, com tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, bancos dianteiros com regulagens elétricas (memória de posição para o motorista), ar-condicionado automático digital dual zone, rodas de liga-leve aro 19, iluminação ambiente personalizável, controle eletrônico de descidas, luzes de cortesia nos retrovisores externos, piloto automático adaptativo (ACC), sensores de chuva e crepuscular, multimídia vertical de 9” com funcionalidades Google e conexão com internet, painel de instrumentos digital de 12”. A versão mais completa oferece ainda sistema de som assinado pela Harman Kardon, rodas de liga aro 20 e outros diferenciais.
Os dois modelos, fabricados na Bélgica, ainda trazem novos revestimentos internos e uma nova cor para a carroceria, o Cinza Duna de Areia. Além dela, estão no catálogo Preto Onyx, Branco Cristal, Prata Alvorada, Cinza Vapor, Azul Fiorde, Azul Nuvem e Verde Sálvia. O EC40 ainda tem a opção do Vermelho Fusão, exclusivo da carroceria coupé.