(Lançamento) Volvo EX40 e EC40 estreiam mais baratos e com maior autonomia

Não, não estranhe: esses carros das fotos são o SUV XC40 e o SUV coupé C40. Na realidade, eles chegam com novo nome aqui no Brasil, algo que já havia acontecido na Europa no início do ano passado. A troca é justa, afinal a Volvo quer padronizar sua nomenclatura de modelos elétricos, que sempre começam com EX ou EC, e o número continua sendo referência ao seu porte. Mas, como vantagens, a marca não estreia só novos nomes, mas também preços menores e baterias maiores.  

O EX40 ainda é o bom e velho XC40, que estreou no Brasil em 2017, porém em uma versão que não queima gasolina. Ele segue com duas versões: Plus P6, monomotor com tração traseira, e Ultra P8, com dois motores e tração integral. Os preços baixaram consideravelmente: o EX40 Plus passa a custar R$330 mil (eram R$350 mil) e o EX40 Ultra agora sai por R$380 mil (eram R$406 mil), o que significa reduções de, pelo menos, R$20 mil.  

Na versão Plus, de entrada, ele continua com o motor elétrico traseiro com cerca de 240 cv de potência e 43 mkgf de torque, que joga a força diretamente para as rodas de trás. A fabricante declara que a prova de 0 a 100 km/h demora 7,3 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Nesse caso, as baterias aumentaram um pouco, de 69 para 70 kWh, mas isso não afetou a autonomia de 364 km pelo INMETRO. A potência de recarga é de até 130 kW, e o tempo para recuperar a energia segue similar (28 min para ir de 10 a 80%). Com o aumento do tamanho das baterias, o SUV está 10 kg mais pesado (2.040 kg). 

O EX40 Ultra, mais caro, tem 408 cv de potência e 68 mkgf de torque extraídos de dois motores elétricos, um em cada eixo. Com tração integral permanente, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e também corre até os 180 km/h. Suas baterias cresceram de 78 para 82 kWh de capacidade, o que garantiu 45 km a mais de autonomia pelo INMETRO (passou de 348 para 393 km). O tempo de recarga aumentou um pouco: para subir de 10 para 80% agora são 34 minutos, contra 28 de antes, isso em fontes mais poderosas de 200 kW de potência.  

Enquanto isso, o EC40, coupé, também segue oferecido nas mesmas duas versões. O EC40 Plus passa a custar R$335 mil (eram R$367 mil) e o EC40 Ultra agora é tabelado em R$385 mil (eram R$420 mil), reduções ainda maiores que as do EX40. Seu powertrain é igual (monomotor de tração traseira no Plus e dois motores com tração integral no Ultra), com potência e torque similares (240 cv na versão de entrada e 408 cv na mais cara), desempenho próximo (0 a 100 km/h em 7,3s na Plus e 4,7s na Ultra) e as novas baterias maiores (70 kWh no Plus e 82 no Ultra). 

Pelo INMETRO, o EC40 rende 385 km na versão Plus (70 kWh de bateria), enquanto a Ultra, com 82 kWh, teve o alcance ampliado para 404 km (eram 353 km). O tempo de recarga é igual ao do EX40, quer seja com as baterias menores ou com as maiores. 

A marca sueca não entrou em detalhes quanto aos equipamentos de série dos “novos” modelos, mas a lista deve permanecer igual, com tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, bancos dianteiros com regulagens elétricas (memória de posição para o motorista), ar-condicionado automático digital dual zone, rodas de liga-leve aro 19, iluminação ambiente personalizável, controle eletrônico de descidas, luzes de cortesia nos retrovisores externos, piloto automático adaptativo (ACC), sensores de chuva e crepuscular, multimídia vertical de 9” com funcionalidades Google e conexão com internet, painel de instrumentos digital de 12”. A versão mais completa oferece ainda sistema de som assinado pela Harman Kardon, rodas de liga aro 20 e outros diferenciais.  

Os dois modelos, fabricados na Bélgica, ainda trazem novos revestimentos internos e uma nova cor para a carroceria, o Cinza Duna de Areia. Além dela, estão no catálogo Preto Onyx, Branco Cristal, Prata Alvorada, Cinza Vapor, Azul Fiorde, Azul Nuvem e Verde Sálvia. O EC40 ainda tem a opção do Vermelho Fusão, exclusivo da carroceria coupé.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.