(Lançamento) Volvo C40 é SUV, coupé e elétrico por R$420 mil

Menos de um ano depois de promover o lançamento do C40 na Europa, agora a Volvo faz o mesmo no Brasil. Baseado inteiramente no XC40, esse novo SUV coupé é 100% elétrico, inclusive o primeiro carro projetado do zero pela marca para ser movido somente à eletricidade. O modelo é de grande valia para os planos da marca no Brasil, que envolvem única e exclusivamente produtos eletrificados, e tem preço tabelado em R$419.950.

No visual, ele chega a compartilhar diversos detalhes com seu irmão “comum” XC40, mas tem elementos inéditos na frente, laterais e, principalmente traseira, com grande caimento do teto e inclinação do vidro. É uma receita já bem conhecida e aplicada em utilitários, por exemplo, da Audi, vide e-tron e e-tron Sportback ou Q5 e Q5 Sportback. Algumas das linhas do C40, inclusive, devem adiantar próximas reestilizações de outros modelos da gama Volvo, incluindo o próprio XC40.

Algumas linhas do C40 devem adiantar futuras reestilizações de outros Volvo (Foto: Volvo/divulgação)

Internamente, mantém-se o visual tradicional dos carros da marca sueca: Volante de três raios com comandos touch, painel de instrumentos digital (que está de cara nova), além da multimídia vertical que também incorpora os comandos do ar-condicionado e, de forma inédita, diversas outras funcionalidades exclusivas. Componentes como bancos e laterais de portas também seguem a linha de design dos SUVs Volvo.

Alinhada aos benefícios da propulsão elétrica com relação ao meio ambiente, a fabricante desenvolveu a cabine do C40 com materiais sustentáveis, batizados de Nordico, além de ressaltar que bancos, volante, laterais de porta e acabamento da alavanca da transmissão são “100% sem couro”, nas palavras da própria fabricante. Na mesma linha ecológica está o enorme teto panorâmico de vidro escurecido sem persiana: Com ele, a Volvo garante redução quase total da entrada de luz e até 80% de absorção de calor externo.

Internamente, o visual básico é o mesmo do XC40 (Foto: Volvo/divulgação)

O powertrain da novidade C40 é o mesmo adotado no XC40 Recharge, composto por um par de motores elétricos, um instalado no eixo dianteiro e outro no traseiro, que juntos entregam nada menos que 408 cv e 67,3 mkgf de torque imediato. Eles são alimentados por um conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no assoalho do carro, responsável por produzir até 78 kWh. Vale lembrar que, por ser elétrico, o C40 possui apenas uma marcha à frente e outra à ré, sem opção de transmissões convencionais com mais velocidades.

Mantendo basicamente as mesmas dimensões de carroceria do XC40, mas com um pouco menos de altura, o C40 repete a dose também no espaço interno, capacidade do porta-malas e conforto para os ocupantes. Essa versão única que estreia no Brasil é a P8, e traz de série itens como faróis full-LED, piloto automático adaptativo (ACC), pacote Pilot Assist completo (composto pro diversos assistentes de condução), sistema de som assinado pela Harman Kardon, rodas de liga-leve aro 20 e muito mais.

Itens de série incluem rodas de liga-leve aro 20 (Foto: Volvo/divulgação)

Serão apenas 200 unidades disponíveis do modelo, que pode ser adquirido através do site da Volvo do Brasil, e as entregas só serão feitas entre o final de março e início de abril. A expectativa é que uma segunda remessa de C40 desembarque em solo nacional, mas isso só deve acontecer após as entregas dos primeiros carros.

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.