(Lançamento) Volvo C40 é SUV, coupé e elétrico por R$420 mil
Menos de um ano depois de promover o lançamento do C40 na Europa, agora a Volvo faz o mesmo no Brasil. Baseado inteiramente no XC40, esse novo SUV coupé é 100% elétrico, inclusive o primeiro carro projetado do zero pela marca para ser movido somente à eletricidade. O modelo é de grande valia para os planos da marca no Brasil, que envolvem única e exclusivamente produtos eletrificados, e tem preço tabelado em R$419.950.
No visual, ele chega a compartilhar diversos detalhes com seu irmão “comum” XC40, mas tem elementos inéditos na frente, laterais e, principalmente traseira, com grande caimento do teto e inclinação do vidro. É uma receita já bem conhecida e aplicada em utilitários, por exemplo, da Audi, vide e-tron e e-tron Sportback ou Q5 e Q5 Sportback. Algumas das linhas do C40, inclusive, devem adiantar próximas reestilizações de outros modelos da gama Volvo, incluindo o próprio XC40.
Internamente, mantém-se o visual tradicional dos carros da marca sueca: Volante de três raios com comandos touch, painel de instrumentos digital (que está de cara nova), além da multimídia vertical que também incorpora os comandos do ar-condicionado e, de forma inédita, diversas outras funcionalidades exclusivas. Componentes como bancos e laterais de portas também seguem a linha de design dos SUVs Volvo.
Alinhada aos benefícios da propulsão elétrica com relação ao meio ambiente, a fabricante desenvolveu a cabine do C40 com materiais sustentáveis, batizados de Nordico, além de ressaltar que bancos, volante, laterais de porta e acabamento da alavanca da transmissão são “100% sem couro”, nas palavras da própria fabricante. Na mesma linha ecológica está o enorme teto panorâmico de vidro escurecido sem persiana: Com ele, a Volvo garante redução quase total da entrada de luz e até 80% de absorção de calor externo.
O powertrain da novidade C40 é o mesmo adotado no XC40 Recharge, composto por um par de motores elétricos, um instalado no eixo dianteiro e outro no traseiro, que juntos entregam nada menos que 408 cv e 67,3 mkgf de torque imediato. Eles são alimentados por um conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no assoalho do carro, responsável por produzir até 78 kWh. Vale lembrar que, por ser elétrico, o C40 possui apenas uma marcha à frente e outra à ré, sem opção de transmissões convencionais com mais velocidades.
Mantendo basicamente as mesmas dimensões de carroceria do XC40, mas com um pouco menos de altura, o C40 repete a dose também no espaço interno, capacidade do porta-malas e conforto para os ocupantes. Essa versão única que estreia no Brasil é a P8, e traz de série itens como faróis full-LED, piloto automático adaptativo (ACC), pacote Pilot Assist completo (composto pro diversos assistentes de condução), sistema de som assinado pela Harman Kardon, rodas de liga-leve aro 20 e muito mais.
Serão apenas 200 unidades disponíveis do modelo, que pode ser adquirido através do site da Volvo do Brasil, e as entregas só serão feitas entre o final de março e início de abril. A expectativa é que uma segunda remessa de C40 desembarque em solo nacional, mas isso só deve acontecer após as entregas dos primeiros carros.