(Lançamento) Toyota Hilux ganha opção câmbio automático para versão “pé-de-boi” e garantia de 10 anos

A Toyota demorou, mas finalmente lançou as Hilux e SW4 linha 2025, que já estão disponíveis nas concessionárias da marca. Ainda que picape e SUV não tenham mudado no design ou ganhado equipamentos inéditos, vieram mudanças importantes para a dupla, como atualizações mecânicas para a fase 8 do PROCONVE, câmbio automático para as versões básicas, novas funções para o Toyota App e até um programa de garantia de fábrica estendida para 10 anos.  

Na linha Hilux, a Cabine-Chassi passa a custar R$228,7 mil (aumento de aproximadamente R$5 mil), a Cabine Simples chega a R$236,7 mil (também cerca de R$5 mil a mais), a Power Pack sobe para R$249,5 mil (R$6 mil a mais, com opcional do câmbio automático por R$10 mil), seguida da SR de R$284,4 mil (R$7 mil a mais), SRV de R$294,6 mil (R$4,5 mil a mais), SRX de R$329 mil (R$4,3 mil a mais), até chegar na SRX Plus, topo de linha, agora custando R$339,5 mil (R$6 mil mais cara). Nada foi falado sobre a “esportiva” GR Sport WT, que custava R$371,4 mil.  

Foto: Toyota/divulgação

Já a peruona SW4 ficou de R$4 a R$5 mil mais cara, dependendo da versão: R$384,2 mil pela SRX Platinum de cinco lugares, R$390,6 mil pela SRX Platinum de sete lugares e R$437,9 mil pela topo de linha Diamond, vendida sempre com sete assentos. Assim como aconteceu com a Hilux, sua opção GR Sport, de R$447,6 mil, também ficou de fora da tabela de 2025, pelo menos até agora. 

Foto: Toyota/divulgação

Agora, tanto a versão Cabine-Chassi, aquela criada para adaptações (ambulâncias, carroceria de madeira, veículos para manutenção de rede elétrica e por aí vai), quanto a Cabine Simples podem ganhar câmbio automático de seis marchas como opcional. Por R$10 mil a mais no preço final, as versões “pé-de-boi” automáticas ainda ganham a calibração mais potente do motor 2.8 16v turbodiesel, com 204 cv de potência e quase 51 mkgf de torque. As manuais, também de seis marchas, permanecem com 42,8 mkgf extraídos do mesmo motor de quatro cilindros em linha.  

O 2.8 turbodiesel, aliás, recebeu novo filtro de partículas diesel, o DPF, além do tanquinho para aditivo ARLA 32, duas soluções que prometem reduzir de emissão de gases poluentes das Hilux e SW4 2025. Lembrando que toda a linha, tanto da picape quanto do SUV, continua com tração 4×4, bloqueio de diferencial traseiro e função de marcha reduzida de série. 

Foto: Toyota/divulgação

Outra boa nova é a garantia estendida para até dez anos, ou 200 mil km no uso particular (100 mil km no uso comercial), o que ocorrer primeiro. A iniciativa faz parte do programa Toyota 10, que estreou nos dois modelos, e pode incluir as Hilux e SW4 fabricadas desde 2020, caso as revisões nas concessionárias da marca estejam em dia. A garantia estendida para uma década não custa nada a mais no preço final dos modelos: ela é ativada automaticamente a partir da primeira revisão programada após o final da garantia comum, de cinco anos.  

Foto: Toyota/divulgação

Ou seja, se o proprietário continuar fazendo as manutenções na rede autorizada Toyota mesmo após o final da garantia de cinco anos, a cobertura passa a ser automaticamente de dez anos. Mas, é importante falar que esse “bônus” é renovado a cada 1 ano ou 10 mil km, então não basta fazer só uma única revisão após a garantia comum para ser beneficiado: será preciso manter o carro revisado na concessionária dentro dos prazos programados até, pelo menos, os 200 mil km.  

Toda a linha SW4, e as versões SRV, SRX e SRX Plus da Hilux, ganham o pacote de Serviços Conectados. Com ele, dá para conferir, pelo Toyota App, o status do veículo, histórico de viagens, manutenções agendadas, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas à distância, tudo pelo celular. Também há rastreador e imobilizador em caso de roubo, alertas de excesso de velocidade e de acionamento do alarme, aviso de acidente e até uma delimitação geográfica programada: com ela, o aplicativo avisa caso o carro saia de uma determinada área definida pelo dono. Também é possível, com o pacote, contratar um serviço de internet a bordo nos modelos, com roteador para até oito aparelhos.

Os equipamentos de série continuam praticamente inalterados: as versões Cabine-Chassi e Cabine Simples da Hilux trazem ar-condicionado, faróis com acendimento automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, airbag de joelhos do motorista (três bolsas no total), assistente de saída em rampas (Hill Holder) e iluminação de frenagens emergenciais. As versões com cabine dupla somam os 7 airbags, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, assistente de reboque e multimídia de 9” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. 

As Hilux SR incluem na lista de equipamentos também o ar-condicionado automático digital dual zone, piloto automático e computador de bordo, enquanto as SRV já vêm com conjunto óptico full LED (faróis e lanternas), rodas de liga-leve aro 18 e interior forrado em couro. As mais caras, SRX e SRX Plus, também oferecem de série câmeras 360º, sistema de som assinado pela JBL e pacote ADAS com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo (ACC). As SW4 oferecem todos esses itens, mais carregador de celular sem fio na Diamond. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.