(Lançamento) Toyota Hilux ganha opção câmbio automático para versão “pé-de-boi” e garantia de 10 anos


A Toyota demorou, mas finalmente lançou as Hilux e SW4 linha 2025, que já estão disponíveis nas concessionárias da marca. Ainda que picape e SUV não tenham mudado no design ou ganhado equipamentos inéditos, vieram mudanças importantes para a dupla, como atualizações mecânicas para a fase 8 do PROCONVE, câmbio automático para as versões básicas, novas funções para o Toyota App e até um programa de garantia de fábrica estendida para 10 anos.
Na linha Hilux, a Cabine-Chassi passa a custar R$228,7 mil (aumento de aproximadamente R$5 mil), a Cabine Simples chega a R$236,7 mil (também cerca de R$5 mil a mais), a Power Pack sobe para R$249,5 mil (R$6 mil a mais, com opcional do câmbio automático por R$10 mil), seguida da SR de R$284,4 mil (R$7 mil a mais), SRV de R$294,6 mil (R$4,5 mil a mais), SRX de R$329 mil (R$4,3 mil a mais), até chegar na SRX Plus, topo de linha, agora custando R$339,5 mil (R$6 mil mais cara). Nada foi falado sobre a “esportiva” GR Sport WT, que custava R$371,4 mil.

Já a peruona SW4 ficou de R$4 a R$5 mil mais cara, dependendo da versão: R$384,2 mil pela SRX Platinum de cinco lugares, R$390,6 mil pela SRX Platinum de sete lugares e R$437,9 mil pela topo de linha Diamond, vendida sempre com sete assentos. Assim como aconteceu com a Hilux, sua opção GR Sport, de R$447,6 mil, também ficou de fora da tabela de 2025, pelo menos até agora.

Agora, tanto a versão Cabine-Chassi, aquela criada para adaptações (ambulâncias, carroceria de madeira, veículos para manutenção de rede elétrica e por aí vai), quanto a Cabine Simples podem ganhar câmbio automático de seis marchas como opcional. Por R$10 mil a mais no preço final, as versões “pé-de-boi” automáticas ainda ganham a calibração mais potente do motor 2.8 16v turbodiesel, com 204 cv de potência e quase 51 mkgf de torque. As manuais, também de seis marchas, permanecem com 42,8 mkgf extraídos do mesmo motor de quatro cilindros em linha.
O 2.8 turbodiesel, aliás, recebeu novo filtro de partículas diesel, o DPF, além do tanquinho para aditivo ARLA 32, duas soluções que prometem reduzir de emissão de gases poluentes das Hilux e SW4 2025. Lembrando que toda a linha, tanto da picape quanto do SUV, continua com tração 4×4, bloqueio de diferencial traseiro e função de marcha reduzida de série.

Outra boa nova é a garantia estendida para até dez anos, ou 200 mil km no uso particular (100 mil km no uso comercial), o que ocorrer primeiro. A iniciativa faz parte do programa Toyota 10, que estreou nos dois modelos, e pode incluir as Hilux e SW4 fabricadas desde 2020, caso as revisões nas concessionárias da marca estejam em dia. A garantia estendida para uma década não custa nada a mais no preço final dos modelos: ela é ativada automaticamente a partir da primeira revisão programada após o final da garantia comum, de cinco anos.

Ou seja, se o proprietário continuar fazendo as manutenções na rede autorizada Toyota mesmo após o final da garantia de cinco anos, a cobertura passa a ser automaticamente de dez anos. Mas, é importante falar que esse “bônus” é renovado a cada 1 ano ou 10 mil km, então não basta fazer só uma única revisão após a garantia comum para ser beneficiado: será preciso manter o carro revisado na concessionária dentro dos prazos programados até, pelo menos, os 200 mil km.
Toda a linha SW4, e as versões SRV, SRX e SRX Plus da Hilux, ganham o pacote de Serviços Conectados. Com ele, dá para conferir, pelo Toyota App, o status do veículo, histórico de viagens, manutenções agendadas, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas à distância, tudo pelo celular. Também há rastreador e imobilizador em caso de roubo, alertas de excesso de velocidade e de acionamento do alarme, aviso de acidente e até uma delimitação geográfica programada: com ela, o aplicativo avisa caso o carro saia de uma determinada área definida pelo dono. Também é possível, com o pacote, contratar um serviço de internet a bordo nos modelos, com roteador para até oito aparelhos.
Os equipamentos de série continuam praticamente inalterados: as versões Cabine-Chassi e Cabine Simples da Hilux trazem ar-condicionado, faróis com acendimento automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, airbag de joelhos do motorista (três bolsas no total), assistente de saída em rampas (Hill Holder) e iluminação de frenagens emergenciais. As versões com cabine dupla somam os 7 airbags, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, assistente de reboque e multimídia de 9” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
As Hilux SR incluem na lista de equipamentos também o ar-condicionado automático digital dual zone, piloto automático e computador de bordo, enquanto as SRV já vêm com conjunto óptico full LED (faróis e lanternas), rodas de liga-leve aro 18 e interior forrado em couro. As mais caras, SRX e SRX Plus, também oferecem de série câmeras 360º, sistema de som assinado pela JBL e pacote ADAS com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo (ACC). As SW4 oferecem todos esses itens, mais carregador de celular sem fio na Diamond.