(Lançamento) Toyota Corolla 2025 chega com garantia de 10 anos, versão GR-Sport reformulada e multimídia maior
O Corolla 2025 demorou, mas chegou agora no finalzinho de 2024. Sedan médio mais vendido do mercado nacional, disparado, ele também é o único a oferecer versões flex e híbridas flex, passo que o coloca à frente do arquirrival BYD King. A nova linha traz novidades para manter o sucesso: a versão GR-Sport é reformulada, há uma nova multimídia de série, a lista de equipamentos foi ampliada e, como grande novidade, o sedan entra no programa Toyota 10, que pode aumentar sua garantia de fábrica para uma década.
A gama de versões também sofreu mudanças: sai de cena a XEI Hybrid, mais em conta com motorização híbrida, e agora a única com eletrificação passa a ser a Altis topo de linha (R$200 mil). As demais permanecem no catálogo, sendo a GLI na base (R$158,5 mil), seguida da XEI (R$162 mil), da Altis “convencional” (R$188,6 mil), além da GR-Sport (R$190 mil), segunda mais cara.
A GR-Sport, aliás, foi a que passou por uma bela “plástica”. Se aproximando bastante do hatch esportivo GR Corolla 1.6 turbo, o sedan esportivado mantém a proposta do visual apimentado com o mesmo powertrain das demais versões. São novos os parachoques, com maior tomada de ar na dianteira, enquanto o spoiler e o difusor traseiro mudaram. Frisos cromados na região das lanternas agora são em preto brilhante. As rodas aro 17, inéditas, também lembram as do GR Corolla, só que trazem acabamento diamantado, e a lanterna traseira passa a ser fumê.
Por dentro, o emblema GR (Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota) está mais presente: agora aparece também no volante, no botão de partida e na chave presencial. As costuras vermelhas permanecem no console central, painel e bancos, forrados numa mescla de couro sintético com veludo. A versão esportivada ainda ganhou itens importantes, como os tão pedidos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e segunda zona de temperatura do ar-condicionado automático digital.
Além disso, toda a linha, incluindo a GR-Sport, recebeu reforços na tecnologia e segurança. Desde a GLI de entrada, o Corolla tem nova multimídia, mais fina e moderna, de 10”. Até então era um aparelho mais parrudo com tela de 9”. A Toyota fala em “navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão com dispositivos otimizada”, mantendo Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O piloto automático adaptativo (ACC), presente desde a versão XEI, agora tem a função de anda-e-pára, atuando em qualquer situação, inclusive na parada total e saída da inércia. Também é novo o assistente de permanência em faixa, que atua junto com o alerta de saída de faixa mantendo o carro na trajetória. E as topo de linha GR-Sport e Altis, ganham as funcionalidades do Toyota Serviços Conectados gratuitamente: dá para consultar o status do veículo, histórico de viagens, marcas de consumo e acessar o diagnóstico de falhas, além fazer o controle das revisões, tudo à distância, pelo celular.
Pagando uma mensalidade, é possível ainda ter Wi-Fi embarcado, rastreador e imobilizador, alertas de acionamento do alarme e de excesso de velocidade pelo celular, além da função que a marca chama de “Cerco Geográfico”: com ela, é possível demarcar um território por onde o carro deve andar. Caso saia dessa área, o proprietário recebe uma notificação no smartphone. Essas funções mais elaboradas são gratuitas por doze meses.
O Toyota 10, programa de garantia estendida da marca para até dez anos, chega ao Corolla nos mesmos moldes que estreou na Hilux e SW4: gratuito, é automaticamente renovado por 1 ano ou 10 mil km a cada revisão programada nas concessionárias da marca, logo após o encerramento da garantia padrão de cinco anos nas versões convencionais ou oito anos nas híbridas. No caso do sedan, o bônus vale para todas as unidades da atual geração, comercializada desde 2019, desde que o carro esteja com todas as manutenções programadas em dia, feitas na rede autorizada Toyota.
Nada muda no powertrain: as versões comuns seguem com o motor 2.0 16v flex com duplo comando variável e injeção direta, rendendo até 175 cv de potência com 21,3 mkgf de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é a conhecida automática CVT, com dez marchas simuladas e 1ª por engrenagens. Já a única versão híbrida, a Altis Hybrid, traz o 1.8 16v flex no ciclo Atkinson, também com injeção direta, até 101 cv e 14,5 mkgf. Ele opera junto de dois motores elétricos individuais, que, somados, entregam outros 72 cv e 16,6 mkgf. A marca fala em 122 cv combinados, administrados pela caixa Hybrid Transaxle, continuamente variável, com planetária e engrenagens.