(Lançamento) Toyota Corolla 2025 chega com garantia de 10 anos, versão GR-Sport reformulada e multimídia maior

O Corolla 2025 demorou, mas chegou agora no finalzinho de 2024. Sedan médio mais vendido do mercado nacional, disparado, ele também é o único a oferecer versões flex e híbridas flex, passo que o coloca à frente do arquirrival BYD King. A nova linha traz novidades para manter o sucesso: a versão GR-Sport é reformulada, há uma nova multimídia de série, a lista de equipamentos foi ampliada e, como grande novidade, o sedan entra no programa Toyota 10, que pode aumentar sua garantia de fábrica para uma década.  

A gama de versões também sofreu mudanças: sai de cena a XEI Hybrid, mais em conta com motorização híbrida, e agora a única com eletrificação passa a ser a Altis topo de linha (R$200 mil). As demais permanecem no catálogo, sendo a GLI na base (R$158,5 mil), seguida da XEI (R$162 mil), da Altis “convencional” (R$188,6 mil), além da GR-Sport (R$190 mil), segunda mais cara.  

A GR-Sport, aliás, foi a que passou por uma bela “plástica”. Se aproximando bastante do hatch esportivo GR Corolla 1.6 turbo, o sedan esportivado mantém a proposta do visual apimentado com o mesmo powertrain das demais versões. São novos os parachoques, com maior tomada de ar na dianteira, enquanto o spoiler e o difusor traseiro mudaram. Frisos cromados na região das lanternas agora são em preto brilhante. As rodas aro 17, inéditas, também lembram as do GR Corolla, só que trazem acabamento diamantado, e a lanterna traseira passa a ser fumê.  

Por dentro, o emblema GR (Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota) está mais presente: agora aparece também no volante, no botão de partida e na chave presencial. As costuras vermelhas permanecem no console central, painel e bancos, forrados numa mescla de couro sintético com veludo. A versão esportivada ainda ganhou itens importantes, como os tão pedidos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e segunda zona de temperatura do ar-condicionado automático digital. 

Foto: Toyota/divulgação

Além disso, toda a linha, incluindo a GR-Sport, recebeu reforços na tecnologia e segurança. Desde a GLI de entrada, o Corolla tem nova multimídia, mais fina e moderna, de 10”. Até então era um aparelho mais parrudo com tela de 9”. A Toyota fala em “navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão com dispositivos otimizada”, mantendo Android Auto e Apple CarPlay sem fio.  

O piloto automático adaptativo (ACC), presente desde a versão XEI, agora tem a função de anda-e-pára, atuando em qualquer situação, inclusive na parada total e saída da inércia. Também é novo o assistente de permanência em faixa, que atua junto com o alerta de saída de faixa mantendo o carro na trajetória. E as topo de linha GR-Sport e Altis, ganham as funcionalidades do Toyota Serviços Conectados gratuitamente: dá para consultar o status do veículo, histórico de viagens, marcas de consumo e acessar o diagnóstico de falhas, além fazer o controle das revisões, tudo à distância, pelo celular.  

Foto: Toyota/divulgação

Pagando uma mensalidade, é possível ainda ter Wi-Fi embarcado, rastreador e imobilizador, alertas de acionamento do alarme e de excesso de velocidade pelo celular, além da função que a marca chama de “Cerco Geográfico”: com ela, é possível demarcar um território por onde o carro deve andar. Caso saia dessa área, o proprietário recebe uma notificação no smartphone. Essas funções mais elaboradas são gratuitas por doze meses.  

O Toyota 10, programa de garantia estendida da marca para até dez anos, chega ao Corolla nos mesmos moldes que estreou na Hilux e SW4: gratuito, é automaticamente renovado por 1 ano ou 10 mil km a cada revisão programada nas concessionárias da marca, logo após o encerramento da garantia padrão de cinco anos nas versões convencionais ou oito anos nas híbridas. No caso do sedan, o bônus vale para todas as unidades da atual geração, comercializada desde 2019, desde que o carro esteja com todas as manutenções programadas em dia, feitas na rede autorizada Toyota. 

Foto: Toyota/divulgação

Nada muda no powertrain: as versões comuns seguem com o motor 2.0 16v flex com duplo comando variável e injeção direta, rendendo até 175 cv de potência com 21,3 mkgf de torque quando abastecido com etanol. A transmissão é a conhecida automática CVT, com dez marchas simuladas e 1ª por engrenagens. Já a única versão híbrida, a Altis Hybrid, traz o 1.8 16v flex no ciclo Atkinson, também com injeção direta, até 101 cv e 14,5 mkgf. Ele opera junto de dois motores elétricos individuais, que, somados, entregam outros 72 cv e 16,6 mkgf. A marca fala em 122 cv combinados, administrados pela caixa Hybrid Transaxle, continuamente variável, com planetária e engrenagens.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.