(Lançamento) Renault Kwid 2026 tem novidades, mas deixa de ser o carro mais barato do Brasil

Ok, “barato” não é exatamente a melhor palavra para definir o mercado de carros 0 km no mercado brasileiro atual. Mas, ainda assim, Renault Kwid e Fiat Mobi brigam, pau a pau, para ver quem fica com o título de “automóvel 0 km menos caro do país”. Ora está com um, ora com outro. Como o Renault Kwid passa por mudanças discretas agora na linha 2026, seu preço subiu, por isso agora o título é do arquirrival Mobi. De qualquer forma, o hatch subcompacto da Renault agora é tabelado em R$78.410 na versão de entrada Zen (eram R$77.240), R$81.620 na Intense (eram R$80.270) e R$85.140 na Outsider (eram R$83.270).  

E, no meio desse caminho, há ainda uma nova versão: é a Iconic, de R$85.020, que entra no lugar da Intense Biton com elementos emprestados da Outsider aventureira (como racks de teto e apliques nos parachoques), e proposta mais urbana e descolada. Opcionalmente, é possível tê-la com rodas de liga-leve aro 14 escurecidas, mas, de série, há um jogo de calotas plásticas.  

Foto: Renault/divulgação

Também estão na Iconic apliques pela carroceria na cor Amarelo Citron (popularmente chamada de “cor de marca-texto”), teto preto, além de adesivos laterais no lugar dos apliques plásticos. A Outsider, vale falar, também ganha alguns detalhes em Amarelo Citron e adesivos laterais no lugar dos acabamentos plásticos nas portas. Como outras boas novas, todas as versões passam a contar com alto-falantes traseiros, instalados na coluna C. Além disso, a tomada 12 Volts do console central dá lugar a uma porta USB-C, também de série para toda a linha.  

A versão de entrada Zen, porém, deixa de ter rádio AM/FM de série, e agora oferece apenas preparação para som (alto-falantes, fiação e antena). Ela, aliás, segue com os 4 airbags, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, sistema Start & Stop, monitor de pressão dos pneus (TPMS), painel de instrumentos com mostradores em LED, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas etc. 

A Intense complementa a lista com maçanetas externas na cor da carroceria, capas dos retrovisores em preto brilhante, retrovisores externos com ajustes elétricos, multimídia de 8” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, comandos de som na coluna de direção e lanternas traseiras em LED, mas suas calotas passam a ser iguais as da Zen, com pintura cinza. A Iconic soma as rodas em liga-leve, detalhes em Amarelo Citron, teto preto e adesivos laterais. Na Outsider, estão os bancos exclusivos com costuras na “cor de marca-texto”, e outro jogo de rodas de liga-leve opcional (de série, há calotas plásticas que imitam rodas).  

Toda a linha segue com o motor 1.0 12v, de três cilindros e aspiração natural, rendendo 68/71 cv de potência com 9,4/10,0 mkgf de torque (gasolina/etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Com esse powertrain, a Renault declara pelo menos 13,5 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima ao redor dos 155 km/h (dados com etanol). Seu consumo de combustível é um dos melhores dentre os carros somente a combustão: pelo INMETRO, 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol, ou 14,6 km/l urbano e 15,5 km/l rodoviário com gasolina. O tanque segue com 38 litros.  

A Renault ainda destaca a alta capacidade do hatch para atravessar obstáculos, já que o ângulo de ataque de 24º e o ângulo de saída de quase 42º foram mantidos, bem como os 18,5 cm de altura livre do solo. O Kwid hoje tem o maior entre-eixos do seu segmento, com 2,42 m, bem como o porta-malas com maior capacidade (290 litros, ou 1.100 com o banco traseiro rebatido). Nessa linha 2026, a paleta de cores é pouco animadora: Branco Glacier, Preto Nacré, Prata Étoile e a inédita Cinza Cassiopée. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.