(Lançamento) Renault Kardian com câmbio manual estreia por R$107 mil


Como prometido, a Renault agora tem uma nova versão do seu crossover Kardian, a Evolution MT6, que chega para ser a nova porta de entrada da gama custando R$107 mil. Ela é a primeira, e única, a unir motor turboflex com câmbio manual na categoria, também composta por VW Nivus, Fiat Pulse e Citroën Basalt. Acima, está a Evolution EDC, com transmissão automatizada de dupla embreagem, por R$118 mil, seguida da Techno de R$130 mil e da topo de linha Premiere de R$139 mil.
Seu motor 1.0 turboflex (TCe), com injeção direta, duplo comando variável com atuadores elétricos, continua com 120/125 cv de potência e 20,4/22,4 mkgf de torque (gas/eta). A Renault destaca que 90% da sua força máxima já está disponível aos 1.750 rpm. O casamento é com a caixa manual de seis marchas JX22, produzida em Portugal, e integrante da mais nova família de transmissões da Renault mundial. É diferente, portanto, do câmbio TL4, também manual de seis marchas, que chegou a equipar Duster, Oroch e, principalmente, o esportivo Sandero R.S.
A fabricante preparou uma relação exclusiva para o mercado brasileiro, destacando 1ª, 2ª e 3ª curtas para garantir agilidade ao Kardian na cidade, enquanto 5ª e 6ª são longas, reduzindo as rotações, ruídos e consumo no uso rodoviário. Seu desempenho é interessante, mas pouco esportivo, contrariando as expectativas para um conjunto moderno e poderoso como o dele: são 11,0 segundos na prova de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 180 km/h, isso com etanol. Com gasolina, a aceleração leva 11,4s.
Curiosamente, segundo o INMETRO, a versão manual mostrou médias de consumo piores que as das versões automatizadas de dupla embreagem na cidade (8,4 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina). Na estrada, elas praticamente se igualam (a Evolution MT6 chegou a 9,7 km/l com etanol e 14,0 km/l com gasolina). O Kardian manual pesa 1.163 kg, apenas três quilos mais leve que um automatizado. A capacidade do tanque de combustível é sempre a mesma: 50 litros, o que pode significar autonomia máxima de 700 km na estrada com gasolina.
O conteúdo de série da nova Evolution MT6 é igual à da Evolution EDC, automatizada. Inclui 6 airbags, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus (TPMS), painel de instrumentos digital de 7”, multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital automático, vidros/travas elétricas, ajustes elétricos dos retrovisores, faróis em LED, calotas aro 16 com acabamento diamantado (imitam rodas de liga-leve), sistema Start&Stop, modo Eco de condução, volante ajustável em altura e profundidade, ESP, TC e Hill Holder.
No mais, o Kardian é feito sobre a plataforma modular RGMP, tem 4,12 m de comprimento, bons 2,60 m de entre-eixos e porta-malas de 358 litros. Segundo a Renault, são 20º de ângulo de ataque, 36º de ângulo de saída e praticamente 21 cm de altura livre do solo. A mecânica é tradicional, com suspensões McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira, freios a disco na frente e tambores atrás, além da direção com assistência elétrica progressiva.

A nova versão já está sendo distribuída para a rede de concessionárias Renault pelo país, e pode ser pintada em cinco cores, assim como as mais caras: Branco Glacier, Preto Nacré, Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Laranja Energy.