(Lançamento) Renault Kangoo furgão volta ao Brasil com motor 1.6 16v para peitar a Fiorino


Sem muito alarde, a Renault passa a vender por aqui o Kangoo furgão flex, importado da Argentina, com a missão de atrapalhar a vida de Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Lançado com preço de R$120.800 na versão única Advanced, ou cerca de R$10 mil a mais que a rival da Fiat, o modelo já era especulado para o mercado nacional desde 2018, quando teve sua produção iniciada no país vizinho. Lá, aliás, também existe uma variante para passageiros, mas a marca decidiu importar apenas a versão de carga para o Brasil.
Na realidade, esse não é um Kangoo legítimo, projetado pela Renault francesa, mas sim um Dacia Dokker rebatizado, que compartilha alguns componentes com Sandero, Logan e Duster nacionais. Ele é vendido mundo afora desde 2012, e utiliza a plataforma M0, uma espécie de evolução da B0 presente no Stepway e Duster atuais. Ou seja, é um legítimo Dacia, e por isso não deve se intrometer na vida do Kangoo E-Tech francês, comercializado por aqui na versão elétrica de carga.
A motorização é pra lá de conhecida: 1.6 16v SCe flex, produzido em São José dos Pinhais (PR), com duplo comando variável e concepção inteira em alumínio, aliado a transmissão manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto motriz oferecido na versão de entrada do Duster e na Oroch, gerando no furgão 111/115 cv de potência com 15,7 mkgf de torque. A marca fala em 10,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 175 km/h. O consumo é ligeiramente pior que o da Fiorino: com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, enquanto com etanol as marcas ficam em 7,5 km/l e 8,0 km/l, respectivamente. O alcance máximo com gasolina é de 531 km (tanque de 47 litros).
Além do baú com capacidade para 3.300 litros (3,3 m³, mesmo tamanho da Fiorino), a fabricante destaca a carga máxima de 750 kg do Kangoo furgão (são 650 no modelo da Fiat). O espaço tem cerca de 1,87 m de comprimento por 1,44 m de largura e 1,23 m de altura, além de oito pontos para fixação de carga. Outro diferencial é a porta lateral corrediça direita, item que só ele dispõe no segmento, enquanto as portas traseiras se abrem em até 180º cada. O Kangoo Advanced, inclusive, não foge muito do porte dos furgões rivais: são 4,41 m de comprimento, 1,81 m de altura, 1,73 m de largura e 2,81 m de entre-eixos.
A lista de equipamentos de série é interessante, incluindo regulagem elétrica de altura do facho dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, comandos de som na coluna de direção, ar-condicionado, vidros/travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampas, modo Eco de condução, indicador de trocas de marchas, direção eletro-hidráulica, rodas de aço com calotas e por aí vai. Não há opcionais para ele.
A Renault afirma que é do Kangoo Advanced os menores custos de manutenção e reparos no segmento: se comparado com a Fiorino, ele tem cesta de peças 20% mais em conta e as revisões até os 60 mil km são até 18% mais baratas. O custo por km rodado é de R$0,93. Além disso, quem não quiser adquirir o furgão poderá alugá-lo através do serviço On Demand de locação de veículos da própria marca, a partir de R$2.269, valor que já inclui as revisões programadas, seguro, documentação, pneus e assistência 24h. As vendas do modelo já se iniciaram, e são duas opções de cores para a carroceria: Branco Glacier e Prata Etoile.