(Lançamento) Renault Duster já está em 2026: novos equipamentos e motor turbo mais fraco

Mal começou fevereiro de 2025, mas o Duster já está bem adiantado: a Renault já tratou de lançar sua linha 2026, com algumas sutis novidades. Lembrando que, no finalzinho de 2023, o SUV compacto já havia passado por uma remodelação mais ampla, quando ganhou mais tecnologias, equipamentos e um visual retocado. Agora, ele passa a oferecer teto preto nas versões mais caras, antena tipo tubarão e rodas aro 17 escurecidas na configuração mais cara (mesmo desenho, mas pintadas de preto). 

Foto: Renault/divulgação

Nessa linha 2026, os preços subiram, mas a gama de versões permanece a mesma: Intense Plus 1.6 manual por R$133 mil (eram R$131 mil), Intense Plus 1.6 CVT por R$142 mil (eram pouco menos de R$140 mil), Iconic Plus 1.6 CVT por R$151,7 mil (eram R$149,5 mil) e Iconic Plus 1.3 turboflex CVT por R$165,9 mil (eram R$163,6 mil). A mais cara ainda pode receber o pacote Outsider por R$1,8 mil, que inclui faróis de milha e apliques plásticos nas laterais, principalmente.  

Foto: Renault/divulgação

Essas novidades também marcam o início de produção nacional do seu motor 1.3 turboflex. Até então, esse propulsor, chamado de HR13, era fabricado na Espanha, mas agora passa a sair de São José dos Pinhais (PR). Feito no Brasil, ele já passou por modificações para atender ao Proconve L8, por isso teve sua potência reduzida para 156/163 cv com gasolina/etanol (eram 162/170 cv). O torque, com ambos os combustíveis, caiu de 27,5 para 25,5 mkgf, ainda a 1.600 rpm. Seu casamento segue com a transmissão automática CVT que simula oito velocidades. A Renault não divulgou novos dados de desempenho ou consumo. 

Foto: Renault/divulgação

Já as versões mais em conta seguem com o 1.6 16v SCe, de aspiração natural e duplo comando variável, com 118/120 cv de potência e 16,2 mkgf de torque (gas/eta). Ele pode ser acoplado a um câmbio manual de cinco marchas na versão mais em conta, ou então a uma transmissão automática CVT, que simula seis velocidades, nas demais. Quando manual, o Duster 1.6 16v demora pouco menos de 11,5s no 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 173 km/h, oficialmente, com etanol.  

No mais, a lista de equipamentos não teve mudanças. Desde a versão de entrada, o SUV já traz vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado digital automático, faróis e lanternas em LED, sistema Start&Stop, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional regulável em altura e profundidade, luzes de leitura dianteiras e traseiras, faróis de neblina, multimídia de 8” com conexões sem fio, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga-leve aro 16, 6 airbags etc.  

As mais caras somam chave presencial, partida por botão, bancos com revestimento em couro sintético, câmeras 360º, sensores de chuva e crepuscular, monitor de ponto-cego, carregador de celular por indução e rodas aro 17. Toda a linha consegue os melhores ângulos de ataque (30º) e saída (34,5º), e a melhor altura livre do solo (quase 24 cm) da categoria, e segue com o amplo porta-malas de 475 litros de capacidade. São até cinco cores para a carroceria: Branco Glacier, Preto Nacré, Prata Étoile, Cinza Cassiopé e Marrom Vison, exclusiva da versão Intense Plus 1.6 ou 1.3 turbo. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.