(Lançamento) Renault Duster já está em 2026: novos equipamentos e motor turbo mais fraco


Mal começou fevereiro de 2025, mas o Duster já está bem adiantado: a Renault já tratou de lançar sua linha 2026, com algumas sutis novidades. Lembrando que, no finalzinho de 2023, o SUV compacto já havia passado por uma remodelação mais ampla, quando ganhou mais tecnologias, equipamentos e um visual retocado. Agora, ele passa a oferecer teto preto nas versões mais caras, antena tipo tubarão e rodas aro 17 escurecidas na configuração mais cara (mesmo desenho, mas pintadas de preto).

Nessa linha 2026, os preços subiram, mas a gama de versões permanece a mesma: Intense Plus 1.6 manual por R$133 mil (eram R$131 mil), Intense Plus 1.6 CVT por R$142 mil (eram pouco menos de R$140 mil), Iconic Plus 1.6 CVT por R$151,7 mil (eram R$149,5 mil) e Iconic Plus 1.3 turboflex CVT por R$165,9 mil (eram R$163,6 mil). A mais cara ainda pode receber o pacote Outsider por R$1,8 mil, que inclui faróis de milha e apliques plásticos nas laterais, principalmente.

Essas novidades também marcam o início de produção nacional do seu motor 1.3 turboflex. Até então, esse propulsor, chamado de HR13, era fabricado na Espanha, mas agora passa a sair de São José dos Pinhais (PR). Feito no Brasil, ele já passou por modificações para atender ao Proconve L8, por isso teve sua potência reduzida para 156/163 cv com gasolina/etanol (eram 162/170 cv). O torque, com ambos os combustíveis, caiu de 27,5 para 25,5 mkgf, ainda a 1.600 rpm. Seu casamento segue com a transmissão automática CVT que simula oito velocidades. A Renault não divulgou novos dados de desempenho ou consumo.

Já as versões mais em conta seguem com o 1.6 16v SCe, de aspiração natural e duplo comando variável, com 118/120 cv de potência e 16,2 mkgf de torque (gas/eta). Ele pode ser acoplado a um câmbio manual de cinco marchas na versão mais em conta, ou então a uma transmissão automática CVT, que simula seis velocidades, nas demais. Quando manual, o Duster 1.6 16v demora pouco menos de 11,5s no 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 173 km/h, oficialmente, com etanol.
No mais, a lista de equipamentos não teve mudanças. Desde a versão de entrada, o SUV já traz vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado digital automático, faróis e lanternas em LED, sistema Start&Stop, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional regulável em altura e profundidade, luzes de leitura dianteiras e traseiras, faróis de neblina, multimídia de 8” com conexões sem fio, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga-leve aro 16, 6 airbags etc.
As mais caras somam chave presencial, partida por botão, bancos com revestimento em couro sintético, câmeras 360º, sensores de chuva e crepuscular, monitor de ponto-cego, carregador de celular por indução e rodas aro 17. Toda a linha consegue os melhores ângulos de ataque (30º) e saída (34,5º), e a melhor altura livre do solo (quase 24 cm) da categoria, e segue com o amplo porta-malas de 475 litros de capacidade. São até cinco cores para a carroceria: Branco Glacier, Preto Nacré, Prata Étoile, Cinza Cassiopé e Marrom Vison, exclusiva da versão Intense Plus 1.6 ou 1.3 turbo.