(Lançamento) Ram Rampage 2025 troca motor turbodiesel e ganha versão mais barata
A Ram oficialmente está lançando as Rampage 2025, e a picape passa por sua primeira mudança significativa desde que chegou ao mercado, em 2023: as versões turbodiesel ganham um novo motor, de maior cilindrada, com mais potência e torque, e menor consumo de combustível, segundo a marca. Além dele, também é grande novidade a versão de entrada Big Horn, que era esperada desde o ano passado, e agora debuta já com a motorização atualizada.
As demais versões passaram por mudanças nos itens de série, e os preços de toda a linha subiram, como era esperado: a Rebel turbodiesel agora parte de R$260 mil (aumento de R$5 mil), seguida da Rebel turbo a gasolina de R$265 mil (aumento de R$1 mil), Laramie turbodiesel de R$273 mil (aumento de R$7 mil), Laramie turbo a gasolina de R$278 mil (aumento de R$3 mil) até chegar na R/T topo de linha, sempre turbo a gasolina, agora vendida por R$296 mil (aumento de R$3 mil). A inédita versão Big Horn, em contrapartida, mantém seu preço em segredo, já que deve chegar nas concessionárias só nas próximas semanas.
O novo motor turbodiesel é uma evolução do 2.0 16v Multijet, e, apesar de também ser um 2.2 16v, não tem nada a ver com o propulsor da Fiat Titano e Ducato (projetos totalmente distintos). Com exatos 2.184 cm³, ele rende 200 cv de potência e quase 46 mkgf de torque, números bastante superiores aos do antigo 2.0 (170 cv e 38,8 mkgf). A Ram também destaca que sua força, além de maior, aparece por completo em menores rotações (1.500 rpm, ante 1.750 do 2.0), o que permitiu o uso de um diferencial 14% mais longo na transmissão automática de nove marchas. A tração 4×4 automática e permanente continua de série.
O novo 2.2 é tão moderno quanto o 2.0 do qual ele deriva: tem duplo comando de válvulas (admissão variável), injeção direta Common Rail (2.000 bar de pressão), turbo com geometria variável (VGT) e intercooler ar-água, trabalhando com o aditivo Arla 32 para reduzir o nível de emissão de poluentes.
Com ele, as Rampage turbodiesel conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, ou 1,0s a menos que as 2.0, atingindo os 196 km/h de velocidade máxima (eram 186 km/h). A fabricante ainda enaltece retomadas de velocidade e ultrapassagens mais rápidas e seguras. O consumo médio, segundo o INMETRO, também evoluiu significativamente: na cidade, a nova linha consegue rodar 10,6 km/l, chegando a 13,3 km/l na estrada, contra 9,8 km/l e 12,4 km/l das anteriores, respectivamente.
Como o tanque de combustível segue com 60 litros, a autonomia aumentou, beirando agora os 800 km no uso rodoviário. Até então, não chegava aos 745 km. Enquanto isso, o motor 2.0 turbo a gasolina (Hurricane) continua com as mesmas especificações, entregando 272 cv de potência com 40,8 mkgf de torque, e operando em conjunto com o mesmo câmbio AT9.
A versão Big Horn, de entrada, já é amplamente conhecida no mercado norte-americano, onde existe nas linhas das Ram maiores. Por aqui, a sigla estreia nessa Rampage, em uma configuração de visual mais sóbrio e urbano. Os parachoques são os mesmos das outras versões, porém pintados na cor da carroceria na dianteira e cromados na traseira. A grade frontal é inédita, com entorno cromado e filetes internos horizontais em preto brilhante. A moldura das janelas e a capa dos retrovisores também são cromadas, mas as rodas aro 17 trazem desenho inédito, prateadas e calçadas com pneus 235/65.
Sua caçamba é igual a das demais versões, com 980 litros, e a capacidade de carga passa um pouco dos 1.000 kg. A tampa dela permanece com trava elétrica e tecnologia de amortecimento para abrir e fechar, e abertura feita pelo controle remoto da chave.
A lista de itens de série mantém o conjunto óptico full-LED, painel de instrumentos digital de 10,3”, multimídia de 12,3” com conexões sem fio, navegador GPS, volante multifuncional com revestimento premium, paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, carregador de celular sem fio, seis portas USB pela cabine, ar-condicionado automático digital dual zone, saídas de ventilação traseiras, partida remota do motor, chave presencial com partida por botão, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, piloto automático com limitador de velocidade e bancos em couro sintético e tecido.
Se comparada com a Rebel, versão seguinte, ela deixa de fora o airbag de joelho para o motorista (são seis bolsas, ao invés de sete), o acendimento automático dos faróis, o retrovisor interno fotocrômico, o sensor de chuva, os ajustes elétricos do banco do motorista e os sensores de estacionamento dianteiros. Também não há assistentes inteligentes de condução, como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, monitores de ponto-cego, farol alto automático ou piloto automático adaptativo (ACC), por exemplo.
As demais versões ganharam reforços no conteúdo: toda a linha passa a trazer capota marítima de série para a caçamba, a Rebel agora vem com pneus ATR (uso misto) de estrutura reforçada e a Laramie passa a ser sempre equipada com o pacote Elite, até então opcional (som Harman Kardon, iluminação ambiente em LED personalizável, luzes de cortesia nos retrovisores externos e banco do passageiro com ajustes elétricos).
A Ram Rampage 2025 mantém a garantia de fábrica de três anos sem limite de quilometragem, prazo que pode ser estendido para cinco anos opcionalmente. A paleta de cores soma sete tons: Preto Diamond, Branco Pérola, Prata Billet, Cinza Sting, Cinza Máximo, Azul Patriota e Vermelho Bandeira.