(Lançamento) Ram 1500 2025 perde V8tão, mas ganha em desempenho e consumo

A Nova Ram 1500 já está à venda no Brasil. A picapona de luxo, toda superlativa com quase 6 metros de comprimento e capacidade para puxar quatro Fiat Argo, traz como principais novidades o visual retocado, mais itens de série e, em especial, a chegada de um novo motor seis-em-linha, que toma o lugar do tradicional V8 Hemi, em despedida pelo mundo inteiro. São duas versões com o mesmo conteúdo de série: Laramie, cheia de cromados, por R$541 mil; e Laramie Night Edition, que aposta no visual all-black por R$556 mil.  

Visualmente, mudanças relevantes. Seus faróis estão mais afilados, a grade está mais vistosa com outro desenho e o parachoque dianteiro recebe maiores tomadas de ar na parte inferior. As novas rodas, aro 20 com acabamento cromado na Laramie e aro 22 escurecidas na Night Edition, modernizam as laterais. A traseira exibe apenas um outro arranjo das luzes internas na lanterna, e o parachoque com leves mudanças estéticas. Por dentro, novos revestimentos, cores de acabamento e uma multimídia vertical maior no centro do painel (14,5”).  

O V8tão Hemi aspirado de 5.7 litros e 400 cv de potência dá lugar a um seis cilindros em linha biturbo da família Hurricane, com 3.0 litros e 426 cv. O novo motor continua casado à transmissão automática de oito marchas (e tração 4×4 com reduzida, claro), mas tem bloco de alumínio, dois turbocompressores e injeção direta de gasolina. Além de garantir 26 cv extras na potência máxima das 1500 2025, o Hurricane biturbo oferece bem mais torque: são quase 65 mkgf, versus 56,7 do antigo V8.  

Com isso, a grandalhona está com um desempenho bem melhor, a ponto de levar o título de picape mais rápida do mercado brasileiro: são apenas 5,3 segundos no 0 a 100 km/h, com máxima de 180 km/h (eram 7,7s e 174/h nas V8). Ela também bebe menos gasolina, mas fica longe da chancela de “econômica”: são 6,0 km/l na cidade e 7,0 km/l na estrada, segundo dados oficiais. A autonomia por tanque também cresceu, já que agora são 125 litros de capacidade, contra 98 da linha anterior.  

Lembrando que continuam algumas das tecnologias para reduzir seu consumo de combustível, como a grade ativa do radiador (abre ou fecha de acordo com a demanda de refrigeração do motor), ou o modo Aero do seu sistema de suspensões pneumáticas (ela reduz sua altura com relação ao solo acima de 100 km/h, para diminuir o arrasto aerodinâmico). Aliás, as tais suspensões a ar também trazem dois modos off-road predefinidos (24 ou 26 cm de altura livre do solo) e uma configuração de embarque e desembarque (reduz essa distância para 15,6 cm). 

Foto: Ram/divulgação

Agora, seus modos de condução podem ser selecionados pelo volante (Auto, Reboque, Sport, Neve e Off-Road), sua tampa traseira conta com abertura/fechamento elétricos de acionamento remoto, e, por dentro, é nova a função de carregamento por indução de dois celulares ao mesmo tempo. Seu pacote ADAS evoluiu, chegando ao nível 2: estreia o detector de colisão frontal em cruzamentos, já com frenagem autônoma de emergência, além do alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, assistente de manobras evasivas e leitor de placas de sinalização. 

Também são de série as duas zonas automáticas do ar-condicionado, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos laterais traseiros com aquecimento, bancos dianteiros com ajustes elétricos (duas memórias de posição para o motorista), coluna de direção e pedaleira com ajustes elétricos, estribos laterais com rebatimento elétrico, farol alto com comutação automática, conjunto óptico em LED, sensores de chuva e crepuscular e retrovisor interno com câmera traseira.  

A lista segue com retrovisores externos com luzes de cortesia e desembaçadores, head-up display de 10”, iluminação ambiente personalizável em LED, navegador GPS embarcado, instrumentação digital de 12,3”, piloto automático adaptativo (ACC), câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som Harman Kardon com 900 Watts de potência, teto-solar panorâmico, volante aquecível etc. 

As novas Ram 1500 2025, Laramie e Night Edition, trazem mais de 20 acessórios Mopar para personalização, como capota com abertura/fechamento elétricos para a caçamba de 1.200 litros ou ponteiras de escape personalizadas. Branco Marfim, Preto Diamante, Prata Billet, Cinza Granito e Azul Forjado são as cores disponíveis para as duas versões, mas a Laramie convencional ainda conta com o tom exclusivo Vermelho Delmonico.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.