(Lançamento) Porsche Panamera de terceira geração tem suspensão inteligente de R$57 mil

A terceira geração do sedan/coupé/sportback Panamera chega ao Brasil quase 1 ano depois da Europa. Na realidade, não é exatamente um carro novo, já que mantém a plataforma MSB de 2016 e as generosas dimensões de carroceria (mais de 5 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 2,95 m de entre-eixos), porém recebeu importantes melhorias na parte estrutural e mecânica, a ponto de ser considerado uma outra geração pela marca alemã. Desembarcam duas versões: Panamera 4, de R$803 mil, e Panamera 4S, de R$922 mil, ambas híbridas plug-in. 

Foto: Porsche/divulgação

O carro muda pouco no design, já que é tradição da Porsche manter as linhas básicas de um modelo por décadas. Basicamente, há mais entradas de ar na dianteira, incluindo uma sobre o local da placa de licença, linhas mais retas e limpas, além de novos faróis com formato mais quadrado e iluminação em LED matricial de série (Full-LED Matrix). Opcionalmente, é possível instalar faróis matriciais de alta resolução (Full-LED Matrix HD), com maior alcance e 32.000 pixels por farol (cerca de R$16,8 mil).  

Na traseira, um parachoque também mais sisudo, porém ao mesmo tempo “clean”, adotando maiores difusores de ar e lanternas afinadas, que são interligadas de ponta a ponta por uma barra de LED. Além disso, o vidro traseiro ficou um pouco mais inclinado e perdeu a grossa moldura, uma clara inspiração no queridinho 911. São novas as rodas aro 21, também. 

Foto: Porsche/divulgação

Por dentro, uma modernização de linhas já existentes, com novas saídas de ar, novo layout da multimídia de 10,9”, outra disposição de alguns botões e comandos, uma inédita tela opcional para o passageiro dianteiro (10”, R$5,9 mil), além de um console central inteiramente redesenhado. A antiga alavanca da transmissão, que ficava no console, dá lugar a um pequeno seletor no estilo “joystick” instalado no painel, entre os instrumentos e a multimídia. Com isso, há mais espaço livre para porta-objetos e controles do ar-condicionado. Também mudam detalhes dos bancos e materiais de acabamento.  

O trem-de-força evoluiu. Continua de série o motor V6 2.9 biturbo a gasolina, revisado, produzindo pouco mais de 300 cv de potência na versão mais em conta, ou 353 cv na mais cara. Há um motor elétrico em conjunto para ambos, sempre adicionando 190 cv e mais de 45 mkgf de torque imediato ao conjunto, administrado pela transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas (PDK). A tração integral permanente, com distribuição automática e inteligente da força para as quatro rodas, é item de série.  

Foto: Porsche/divulgação

No total, são 470 cv de potência e 66,3 mkgf de torque no Panamera 4, o que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima de 280 km/h, segundo a marca. O Panamera 4S já tem potência aumentada para 544 cv, com 10,0 mkgf de torque extras (chegando a 76,5 quilos). Essa versão mais poderosa baixa seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 3,7 segundos, e ganha 10 km/h a mais na velocidade final (290/hora).  

Foto: Porsche/divulgação

As baterias de tração do sistema híbrido aumentaram a capacidade, e, de acordo com a Porsche, ocupam quase o mesmo espaço físico de antes. De 17,9 kWh, saltaram para 26,9 kWh brutos, permitindo alcance 100% elétrico de até 63 km, de acordo com medições do INMETRO. A fabricante destaca que manda, de série, um carregador wallbox de 11 kW junto do Novo Panamera. Com o aparelho, de instalação também gratuita, dá para “encher” a carga do modelo em aproximadamente 2h40min, como divulgado.  

Foto: Porsche/divulgação

Mas, como grande novidade, o carrão de luxo da Porsche tem um sistema de suspensões independentes, inteligentes e adaptativas. Chamada de Active Ride, e vendida opcionalmente por R$57,5 mil extras, a tecnologia substitui a suspensão pneumática convencional dos Panamera (essa de série) por um sistema totalmente independente, com direito a amortecedores de carga ajustável e dois estágios. 

Foto: Porsche/divulgação

Comandada por vários sensores, detectores e computadores, a Active Ride tem uma única câmara de ar, com quatro bombas hidráulicas separadas, cada uma controlando a carga do seu respectivo amortecedor e adaptando o conjunto em tempo real para as mais diversas situações de uso. São até 13 mudanças de parâmetro por segundo, com o intuito de amenizar ao máximo os impactos da buraqueira, lombadas, valetas e desníveis da pista.  

Outra meta é manter o Panamera sempre estabilizado e plano: a tecnologia compensa a inclinação da carroceria em curvas, frenagens, desacelerações e manobras fortes. Abaixa a dianteira ao acelerar (evitando afundamento da traseira), faz o oposto nas frenagens, e imita o movimento de uma moto nas curvas (“tomba” mais para dentro da curva). Quando o carro se estaciona, sua carroceria é erguida em 5 cm para facilitar o embarque, também. 

Foto: Porsche/divulgação

A Porsche oferece algumas dezenas de opcionais e acessórios para seu Novo Panamera, a exemplo de bancos dianteiros esportivos (R$10 mil), bancos traseiros individuais com ajustes elétricos (R$16 mil), função de ventilação para os bancos dianteiros e traseiros (R$15 mil), massagem para os bancos dianteiros e traseiros (R$22,5 mil), aquecedor de volante (R$1,9 mil), eixo traseiro esterçante (R$12,6 mil), head-up display (R$9,5 mil), câmera de visão noturna (R$18,2 mil), persianas elétricas para janelas e vidro traseiro (R$8,3 mil), sistema de som Burmester (R$38 mil!) e mais.  

Foto: Porsche/divulgação

Quando falamos da versão mais cara 4S, há de série os bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, função de aquecimento para os bancos dianteiros, teto-solar panorâmico, ponteiras de escape prateadas esportivas, pinças de freio pintadas de vermelho, espelhos interno e externos fotocrômicos, câmera 360º com projeção 3D, tecnologia Park Assist de estacionamento semiautônomo, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, carregador de celular sem fio, sistema de som Bose, 10 airbags, um generoso pacote ADAS e por aí vai.  

Além da nova garantia de fábrica, agora de quatro anos, a Porsche oferece uma enorme variedade de cores para o Panamera 2025: Branco Carrara, Preto Jet, Prata Dolomita, Cinza Gelo, Cinza Volcano, Vermelho Carmine, Dourado Madeira, Azul Lugano, Azul Gentian e Azul Gelo. Essas são as cores gratuitas, afinal, por R$26,7 mil adicionais, é possível escolher dentre outros cinco tons especiais (dois verdes, dois cinzas e um azul). Quer mais? Por pouco menos de R$69 mil, ainda dá para pintá-lo com tonalidades específicas, escolhidas pelo proprietário. Segundo a marca, a novidade já está à venda e deve ter suas primeiras unidades entregues nos próximos dias.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.