(Lançamento) Porsche Carrera T-Hybrid: primeiro 911 híbrido já pode ser encomendado no Brasil

Desde o dia 02 de dezembro, a Porsche do Brasil já está com a pré-venda aberta do seu novo Carrera GTS T-Hybrid, o primeiro e único 911 com tecnologia híbrida em 60 anos de história do esportivo. Ele está disponível em dois tipos de carroceria: Coupé, fechado, de R$1,12 milhão, ou então Cabriolet, conversível, de R$1,17 milhão. A novidade já é integrante da nova linha 911, que estreou no mercado nacional com os Carrera “convencionais”. 

Por isso, os GTS T-Hybrid já seguem as mais recentes atualizações do esportivo: novos faróis que concentram toda a iluminação frontal do carro, novas tomadas de ar e lanternas traseiras, logotipia renovada, locais das placas de licença reposicionados e novos parachoques. No dianteiro, aliás, estão as aletas verticais ativas, com controle automático de abertura, item exclusivo dessas GTS. Também é de série nos T-Hybrid difusores dianteiros inferiores, instalados no subchassi, que trabalham automaticamente direcionando o ar para os radiadores. As rodas são aro 21 na frente (tala 11,5”) e aro 20 na traseira (tala 8,5”). Foi mantida a tração traseira, como esperado.

Na motorização, que a Porsche chama de “inovadora”, está o clássico motor boxer de seis cilindros em linha, porém com cilindrada aumentada para 3.6 litros (eram 3.0). Ele também abandona a tecnologia biturbo em prol de um único turbocompressor, alimentado também por um pequeno motor elétrico integrado, que entra em ação nos momentos que o 3.6 não libera gases de escape suficientes para ativar o turbo. Com isso, é eliminado o “problema” do turbolag.  

Foto: Porsche/divulgação

Nos momentos que não é utilizado, esse pequeno propulsor elétrico ainda pode gerar 15 cv de potência adicional ao conjunto, e é ele quem faz o controle da pressão do turbo, trabalhando de acordo com as necessidades do momento. Sozinho, o 3.6 boxer gera saudáveis 485 cv de potência com pouco mais de 58 mkgf de torque, e é complementado por outro motor elétrico de tração: esse, maior, é integrado à transmissão automatizada de dupla embreagem com oito velocidades (PDK), e entrega mais 54 cv e 15,3 mkgf de torque ao powertrain. 

No total, somando o 3.6 a gasolina com os dois motores elétricos, a Porsche fala em 541 cv de potência e 62,2 mkgf de torque combinado. Frente ao seu antecessor, 3.0 biturbo, são 61 cv e 4,0 mkgf a mais. Isso permite aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,0 segundos (0,4s mais rápido) e velocidade máxima superior aos 310 km/h.

Foto: Porsche/divulgação

Ainda há a bateria de alimentação desses dois motores elétricos, tanto o pequeno do turbocompressor quanto o maior de tração. Segundo a Porsche, ela se assemelha a uma bateria convencional de 12 Volts no formato e tamanho, utiliza íon-lítio na sua composição e tem capacidade para 1,9 kWh brutos, operando em 400 Volts. É a única parte do powertrain que vai separada dos motores e transmissão, já que está instalada na dianteira, para melhor distribuição de peso.

Nessa versão GTS T-Hybrid, é de série o eixo traseiro esterçante, bem como as suspensões adaptativas com amortecedores de pressão variável. Com suspensões preparadas, foi possível chegar a um posto de condução 1 cm mais baixo. Além do poderoso sistema de freios do 911 Turbo, chama a atenção a diferença das medidas dos pneus: na dianteira, há uma dupla 245/35 R20, enquanto as rodas traseiras são calçadas por largos 315/30 R21.

Todas as evoluções dos 911 recentes também estão no T-Hybrid, a exemplo do volante com botão seletor de modos de condução, novo console central com alavanca joystick, botão de partida (ainda à esquerda do volante), carregador de celular refrigerado com 15 Watts de potência, painel de instrumentos digital com tela curvada de 12,6” e multimídia de 10,9”.

A lista de equipamentos inclui bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e aquecimento, teto-solar, faróis em LED matricial, retrovisores fotocrômicos (interior e exteriores), sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, piloto automático, ar-condicionado automático digital dual zone, iluminação ambiente personalizável, sistema de som Bose com 570 Watts, navegador GPS integrado etc. 

Como de praxe, o nível de personalização do Novo 911 Carrera GTS T-Hybrid é enorme: são mais de 14 opções de cores para a carroceria (sem contar as personalizadas), seis configurações de rodas diferentes, 21 tipos de revestimento interno, três alternativas de bancos dianteiros, além dos itens estéticos, apêndices aerodinâmicos ou equipamentos opcionais. A encomenda do carro deve ser feita a qualquer concessionária Porsche espalhada pelo Brasil, presencialmente ou pelo site da marca. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.