(Lançamento) Porsche Carrera T-Hybrid: primeiro 911 híbrido já pode ser encomendado no Brasil
Desde o dia 02 de dezembro, a Porsche do Brasil já está com a pré-venda aberta do seu novo Carrera GTS T-Hybrid, o primeiro e único 911 com tecnologia híbrida em 60 anos de história do esportivo. Ele está disponível em dois tipos de carroceria: Coupé, fechado, de R$1,12 milhão, ou então Cabriolet, conversível, de R$1,17 milhão. A novidade já é integrante da nova linha 911, que estreou no mercado nacional com os Carrera “convencionais”.
Por isso, os GTS T-Hybrid já seguem as mais recentes atualizações do esportivo: novos faróis que concentram toda a iluminação frontal do carro, novas tomadas de ar e lanternas traseiras, logotipia renovada, locais das placas de licença reposicionados e novos parachoques. No dianteiro, aliás, estão as aletas verticais ativas, com controle automático de abertura, item exclusivo dessas GTS. Também é de série nos T-Hybrid difusores dianteiros inferiores, instalados no subchassi, que trabalham automaticamente direcionando o ar para os radiadores. As rodas são aro 21 na frente (tala 11,5”) e aro 20 na traseira (tala 8,5”). Foi mantida a tração traseira, como esperado.
Na motorização, que a Porsche chama de “inovadora”, está o clássico motor boxer de seis cilindros em linha, porém com cilindrada aumentada para 3.6 litros (eram 3.0). Ele também abandona a tecnologia biturbo em prol de um único turbocompressor, alimentado também por um pequeno motor elétrico integrado, que entra em ação nos momentos que o 3.6 não libera gases de escape suficientes para ativar o turbo. Com isso, é eliminado o “problema” do turbolag.
Nos momentos que não é utilizado, esse pequeno propulsor elétrico ainda pode gerar 15 cv de potência adicional ao conjunto, e é ele quem faz o controle da pressão do turbo, trabalhando de acordo com as necessidades do momento. Sozinho, o 3.6 boxer gera saudáveis 485 cv de potência com pouco mais de 58 mkgf de torque, e é complementado por outro motor elétrico de tração: esse, maior, é integrado à transmissão automatizada de dupla embreagem com oito velocidades (PDK), e entrega mais 54 cv e 15,3 mkgf de torque ao powertrain.
No total, somando o 3.6 a gasolina com os dois motores elétricos, a Porsche fala em 541 cv de potência e 62,2 mkgf de torque combinado. Frente ao seu antecessor, 3.0 biturbo, são 61 cv e 4,0 mkgf a mais. Isso permite aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,0 segundos (0,4s mais rápido) e velocidade máxima superior aos 310 km/h.
Ainda há a bateria de alimentação desses dois motores elétricos, tanto o pequeno do turbocompressor quanto o maior de tração. Segundo a Porsche, ela se assemelha a uma bateria convencional de 12 Volts no formato e tamanho, utiliza íon-lítio na sua composição e tem capacidade para 1,9 kWh brutos, operando em 400 Volts. É a única parte do powertrain que vai separada dos motores e transmissão, já que está instalada na dianteira, para melhor distribuição de peso.
Nessa versão GTS T-Hybrid, é de série o eixo traseiro esterçante, bem como as suspensões adaptativas com amortecedores de pressão variável. Com suspensões preparadas, foi possível chegar a um posto de condução 1 cm mais baixo. Além do poderoso sistema de freios do 911 Turbo, chama a atenção a diferença das medidas dos pneus: na dianteira, há uma dupla 245/35 R20, enquanto as rodas traseiras são calçadas por largos 315/30 R21.
Todas as evoluções dos 911 recentes também estão no T-Hybrid, a exemplo do volante com botão seletor de modos de condução, novo console central com alavanca joystick, botão de partida (ainda à esquerda do volante), carregador de celular refrigerado com 15 Watts de potência, painel de instrumentos digital com tela curvada de 12,6” e multimídia de 10,9”.
A lista de equipamentos inclui bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e aquecimento, teto-solar, faróis em LED matricial, retrovisores fotocrômicos (interior e exteriores), sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, piloto automático, ar-condicionado automático digital dual zone, iluminação ambiente personalizável, sistema de som Bose com 570 Watts, navegador GPS integrado etc.
Como de praxe, o nível de personalização do Novo 911 Carrera GTS T-Hybrid é enorme: são mais de 14 opções de cores para a carroceria (sem contar as personalizadas), seis configurações de rodas diferentes, 21 tipos de revestimento interno, três alternativas de bancos dianteiros, além dos itens estéticos, apêndices aerodinâmicos ou equipamentos opcionais. A encomenda do carro deve ser feita a qualquer concessionária Porsche espalhada pelo Brasil, presencialmente ou pelo site da marca.