(Lançamento) Novos Porsche 911 Carrera Coupé e Cabriolet estão mais potentes e modernos
O fenômeno Porsche 911, que esteve de parabéns pelos seus 60 anos de história mundial agora em setembro, está com novidades para o mercado brasileiro na linha 2025. Esportivo mais tradicional da marca alemã, ele conta com design revisado, incrementos na aerodinâmica, mecânica evoluída e tecnologias inéditas, em dois tipos de carroceria: Coupé, de teto fechado, e Cabriolet, conversível com capota em tecido. Ambos já estão em pré-venda por R$868 mil e R$920 mil, respectivamente, porém só começarão a ser entregues no primeiro trimestre do ano que vem.
As mudanças foram sutis, típicas de uma reestilização de meia-vida da geração 992, que existe desde o final de 2018. Na dianteira, estão os novos faróis com tecnologia matricial (facho alto dividido em 11 segmentos e mais de 32 mil pixels), inéditos na linha 911, que eliminam o uso das luzes auxiliares em LED no parachoque. Nele, aliás, estão novas tomadas de ar na parte inferior, maiores e mais horizontais, além de uma nova posição do suporte da placa dianteira. O spoiler frontal, abaixo do parachoque, também está um pouco mais pronunciado, acompanhando a dianteira do 911 de ponta a ponta.
A traseira mudou mais: logo abaixo do vidro traseiro, as aletas de ventilação ganharam novo design (agora são dez no total, contra 19 de antes), e fazem companhia a duas tomadas de ar adicionais. O aerofólio eletricamente retrátil permanece, porém as lanternas estão com novas molduras, mais espessas, interligando uma peça a outra. Além dos novos logotipos, a traseira conta com parachoque redesenhado: ele está mais vincado, retilíneo e com aspecto mais limpo na região das saídas de escape. A placa de licença saiu dali para o meio da traseira, lugar mais alto.
Além do interior praticamente igual ao de antes, o 911 Carrera continua com o valente motor 3.0 biturbo com seis cilindros contrapostos (Boxer). Após modificações na superalimentação (entram os turbos dos antigos GTS) e na sua refrigeração (passa a usar o intercooler do 911 Turbo), ele chega a 394 cv de potência com quase 46 mkgf de torque, enquanto emite menos gases poluentes, segundo a Porsche. Para efeito de comparação, a linha anterior tinha 385 cv com a mesma força. A transmissão é a conhecida PDK de oito velocidades, automatizada de dupla embreagem, e a tração segue sendo traseira.
De acordo com a fabricante, esses novos 911 Carrera estão 0,1 segundo mais rápidos e atingem uma velocidade máxima 1 km/h maior: são 4,1 segundos na prova de 0 a 100 km/h e 294 km/h de máxima. Lembrando que, por conta do pacote Sport Chrono de série no Coupé e Cabriolet, que traz um overboost e outras funções como Controle de Largada, é possível reduzir esse tempo de aceleração para 3,9 segundos.
O sistema de freios também evoluiu: os discos dianteiros são maiores (350 mm de diâmetro, ante 330 do anterior) e mais largos (34 mm de espessura, contra 32 do anterior), assim como os traseiros (também 350 mm, versus 322 do anterior). O sistema da frente também ganhou dois pistões extras, chegando a seis no total.
De série nos bólidos, bancos dianteiros aquecíveis com ajustes elétricos e posição de memória, teto-solar elétrico, amortecedores com carga variável e regulagem automática, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos fotocrômicos e com rebatimento elétrico, luzes de cortesia externas, volante multifuncional em couro com aquecimento, coluna de direção com ajustes elétricos (altura e profundidade), sistema de som Bose, navegador GPS, carregador de celular sem fio de 15W, ar-condicionado automático digital dual zone, iluminação ambiente personalizável, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência etc.
Como em todo bom Porsche, tudo nele é personalizável: são onze cores para a carroceria sem custo adicional, outros três tons especiais por R$28 mil cada, pintura personalizada por R$80 mil (escolha dentre 160 tons), pintura única por R$175 mil (o proprietário escolhe a tonalidade exata), cinco desenhos de rodas (o mais caro supera os R$45 mil), cinco acabamentos para as rodas (mais de R$9 mil cada), nada menos que 17 opções de acabamento interno (entre couro sintético e legítimo, uma ou duas cores, com diferentes costuras, chegando a R$50 mil), duas opções de bancos (até R$10,4 mil).
Há ainda uma enorme lista de opcionais individuais, como bancos dianteiros com ventilação, sistema de som Burmester ou piloto automático adaptativo (ACC), ou itens estéticos, como apêndices aerodinâmicos especiais. Além das novidades dos 911 Carrera 2025, a marca adiantou que abrirá a pré-venda dos novos 911 GTS em um segundo momento.