(Lançamento) Novo VW Nivus 2025 estreia com cor de Audi, internet a bordo e luzes interligadas

Nem parece, mas já estava na hora do VW Nivus ganhar sua reestilização de meia-vida, após mais de quatro anos de lançamento. O SUV coupé, chamado por muitos de “crossover” (com razão, já que parte do hatch Polo), chega em sua linha 2025 com devidas evoluções, quer seja no design, tecnologias, itens de série e por aí vai. Assim como no seu primeiro lançamento, lá em meados de 2020, são duas versões: Comfortline por R$137 mil e Highline por R$154 mil. A tão aguardada esportiva GTS, com motor 1.4 turboflex, terá mais novidades divulgadas em breve, e chega só em 2025. Outra que deve estrear futuramente é a “básica” Sense.  

Com projeto totalmente nacional, do design até a engenharia final, o Nivus é um produto que a VW do Brasil se orgulha em produzir. Segundo a marca, até agora, ele foi exportado para mais de 43 países mundo afora, e até ganhou uma linha de produção europeia, na planta espanhola de Pamplona. Lá, se chama Taigo. O modelo foi o primeiro e único Volkswagen de desenvolvimento brasileiro a chegar na fase de fabricação na Europa.  

Foto: VW/divulgação

Nesse “tapa” de meia-vida, ele se adequa a mais recente identidade visual da marca, ganhando linhas minimalistas e menos sisudas na dianteira. De frente, além de perder as luzes de neblina, o Nivus toma forma mais esportiva, também graças a grande grade inferior pintada de preto. Os faróis, não mais tão quadrados, são conectados por uma barra de LED que passa rente ao capô. As laterais exibem novas rodas, aro 16 na Comfortline e 17 na Highline.  

Suas lanternas traseiras ganham outros arranjos das luzes internas, mantendo o formato básico de antes, porém as peças também são interligadas por uma barra de LED, que atravessa a tampa do porta-malas. Atrás, o parachoque perde o desenho reto e quadrado das partes em plástico preto, acompanhando traços também mais fluídos e esportivos.  

Foto: VW/divulgação

Seu interior não mudou, apenas foi aperfeiçoado, assim como aconteceu no T-Cross e Novo Polo: algumas áreas, antes em plástico duro, ganharam material emborrachado, incluindo a porção frontal do painel e parte das laterais das portas. Os bancos também evoluíram com novas forrações. A multimídia VW Play de 10,1” apresenta sua segunda geração, com funcionalidades inéditas, e agora as duas versões trazem instrumentação 100% digital: são 8” na Comfortline (mesmo painel dos Polo TSI de entrada) ou 10,2” na Highline (o bom e velho Active Info Display).  

Foto: VW/divulgação

Segue também o mesmo powertrain. O cogitado motor 170TSI, até agora, não deu as caras na linha Nivus, e continua restrito aos Polo e Virtus. Segue o 200TSI na configuração clássica: 1.0 turboflex, três cilindros em linha, doze válvulas, com 116/128 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina/etanol. Esse motor faz par à transmissão automática de seis velocidades de série. De acordo com a VW, são 9,9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima ao redor dos 190 km/h com etanol, em ambas as versões. Também oficialmente, com gasolina, ele pode percorrer até 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Quando abastecido com etanol, são 8,3 km/l e 9,9 km/l, na ordem.  

1.0 TSI continuará nele, sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas (Foto: Lucca Mendonça)

A multimídia VW Play recebe o sobrenome Connect, já que ganha, finalmente, conexão 4G própria. Assim, o aparelho do carro não precisa mais se conectar a uma rede Wi-Fi externa para ter acesso à internet e acessar os mais de 15 apps disponíveis para download (dentre eles, iFood, Waze e Spotify). A VW fornece internet aos Nivus 2025 até junho do próximo ano, e, depois, quem quiser, poderá contratar planos a partir de R$25,00/mês.  

Outro que chega a sua segunda geração é o app Meu VW, que permite conexão do smartphone do proprietário ao veículo, através da multimídia. Pelo celular, dá para travar ou destravar as portas, acionar buzina e pisca-alerta, controlar o entorno, receber mais de 90 alertas sobre a saúde do carro, entre outros. Essas funções serão gratuitas por 1 ano, e, depois disso, vão necessitar de contratação.  

Foto: VW/divulgação

Enquanto a versão Comfortline recebe ar-condicionado digital automático, chave presencial e partida do motor por botão como itens de série, a Highline evolui com a chegada da tecnologia Park Assist (estacionamento semiautônomo), alerta de saída de faixa ativo (Lane Assist), assistente de permanência na faixa de rodagem (Travel Assist) e monitor de ponto-cego (BLIS).  

Foto: VW/divulgação

Seguem como equipamentos padrão para a Comfortline os 6 airbags, piloto automático adaptativo (ACC), carregador de celular sem fio, faróis full-LED, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros (internet a bordo, conexão com app Meu VW e rodas de liga-leve aro 17 são opcionais). A Highline acrescenta os bancos forrados em couro sintético, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e detector de fadiga do motorista (itens inéditos do pacote ADAS e pacote de personalização Outfit, com detalhes em preto, rodas escurecidas e interior personalizado, são opcionais). 

Foto: VW/divulgação

O Novo VW Nivus 2025 continua com três anos de garantia sem limite de quilometragem, e oferece as três primeiras revisões grátis. Sua paleta de cores cresceu, chegando a sete opções: Branco Cristal, Preto Ninja, Cinza Platinum, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset, além de Azul Titan (inédito) e Azul Turbo, emprestada da linha Audi (veja um A3 Sportback nessa cor clicando aqui).  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.