(Lançamento) Novo Porsche Taycan 2025 chega batendo recordes em Interlagos

Pouco mais de 1 ano depois de estrear na Europa, a primeira reestilização da linha Taycan desembarca no mercado brasileiro como linha 2025. E já chega batendo recordes, literalmente: o modelo 100% elétrico, na sua configuração mais poderosa Turbo GT com pacote de redução de peso (“Weissach”), conseguiu o título de veículo elétrico mais rápido a completar uma volta no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como “Interlagos”: 1 minuto, 42 segundos e 130 milésimos. O recorde anterior, obtido por outro Taycan (Turbo S 2022), era de 1min49seg828. 

Foto: Porsche/divulgação

A nova linha Taycan, composta pelo sedan e pela perua aventureira Cross Turismo, chega em dez opções: Taycan “base” por R$820 mil, Taycan 4 por R$850 mil, Taycan 4S por R$875 mil, Taycan GTS por R$1,01 milhão, Taycan Turbo por R$1,17 milhão, Taycan Turbo S por R$1,43 milhão, Taycan Turbo GT Weissach por R$1,53 milhão, Taycan 4 Cross Turismo por R$920 mil, Taycan 4S Cross Turismo por R$935 mil e Taycan Turbo Cross Turismo por R$1,22 milhão. Algumas dessas configurações são inéditas. 

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A estética dos modelos muda pouco: os faróis ganham desenho mais retilíneo e imponente, assim como o parachoque, que estreia novas linhas horizontais. Capô e paralamas também são outros. Nas laterais, rodas redesenhadas para toda a linha, que traz de série jogos aro 21 calçados com pneus de baixa resistência ao rolamento. Atrás, mudanças menores: logotipos reformulados, e um novo jogo de luzes da lanterna traseira, que ilumina o logo da marca. O interior recebe apenas layouts atualizados das telas de painel de instrumentos, multimídia central e para entretenimento do passageiro dianteiro, assim como acabamentos renovados. 

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Toda a linha ficou mais potente e rápida. A versão de entrada do sedan ganhou 81 cv de potência e conseguiu reduzir seu tempo de 0 a 100 km/h para 4,8s (0,6s a menos), enquanto a topo de linha está até 190 cv mais poderosa, o que reduziu seu 0 a 100 km/h para assustadores 2,4 segundos (0,4s mais rápido). As duas tem velocidade máxima de 230 km/h, e já trazem o novo motor elétrico traseiro, grande responsável pela melhor performance.  

 

Na versão mais em conta, única com tração apenas traseira, o Taycan traz 408 cv no total, com torque ao redor dos 42 mkgf. Na mais cara, são nada menos que 952 cv de potência e torque de mais de 110 mkgf, permitindo velocidade máxima de 260 km/h (limitada eletronicamente). A versão especial GT Weissach, com pacote de redução de peso (75 kg a menos), pneus esportivos, rodas forjadas, suspensões recalibradas e freios especiais (cerâmicos), consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em absurdos 2,2 segundos e corre até os 305 km/h, graças ao seu conjunto de 1.034 cv de potência e 125 mkgf de torque.  

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A linha da perua Cross Turismo é só um pouco menos poderosa: começa nos 435 cv de potência com 62 mkgf de torque (4,7s no 0 a 100 km/h), mas pode chegar aos 884 cv com mais de 91 mkgf de torque (2,8s no 0 a 100 km/h).  

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Os modelos também rendem mais, graças a baterias maiores: nas versões de entrada, elas cresceram de 79 para 89 kWh de capacidade bruta, enquanto nas mais caras, passam a ser 105 kWh brutos, versus 93 de antes. Ambas ganharam sistemas de refrigeração, recarga e gerenciamento de energia atualizados. No sedan, a autonomia pelo INMETRO varia de 393 km até 442 km, dependendo da configuração (melhora de até 53%). Na perua, são sempre 415 km de alcance, independentemente da versão.  

Foto: Porsche/divulgação

Da mesma forma, eles recuperam a energia mais rapidamente, mesmo com baterias maiores. A arquitetura dos modelos passa a permitir recargas ultrapotentes de 320 kW (antes eram até 270), situação em que é possível carregar 70% das baterias em apenas 18 minutos nas melhores condições (antes eram pelo menos 37). Além disso, o sistema de regeneração de energia durante a condução está até 30% mais poderoso, dependendo da situação. 

Como destaque, todos os Taycan 2025 (com exceção da versão básica de tração traseira), podem receber a suspensão adaptativa Active Ride, com amortecedores ativos individuais de duplo estágio em cada roda, permitindo acertos mais rígidos ou macios, de acordo com a situação de rodagem, sempre de forma automática. Como a suspensão pneumática é de série, o sistema ainda consegue manter a carroceria sempre nivelada, inclusive em altas velocidades, evitando o afundamento da dianteira em caso de frenagens bruscas, ou da traseira nas maiores acelerações. Age também na rolagem lateral da carroceria durante curvas, e ergue o carro estacionado para facilitar o desembarque dos ocupantes.  

Foto: Porsche/divulgação

Também mudaram algumas cores para a carroceria e opções de rodas ou acessórios. Como de praxe nos Porsche, o nível de personalização é altíssimo: dezenas de tons especiais, pelo menos quinze desenhos de rodas, mais de quinze tipos de forração interna, sem contar apêndices aerodinâmicos ou itens opcionais soltos, a exemplo da suspensão Active Ride.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.