(Lançamento) Novo Porsche Taycan 2025 chega batendo recordes em Interlagos


Pouco mais de 1 ano depois de estrear na Europa, a primeira reestilização da linha Taycan desembarca no mercado brasileiro como linha 2025. E já chega batendo recordes, literalmente: o modelo 100% elétrico, na sua configuração mais poderosa Turbo GT com pacote de redução de peso (“Weissach”), conseguiu o título de veículo elétrico mais rápido a completar uma volta no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como “Interlagos”: 1 minuto, 42 segundos e 130 milésimos. O recorde anterior, obtido por outro Taycan (Turbo S 2022), era de 1min49seg828.

A nova linha Taycan, composta pelo sedan e pela perua aventureira Cross Turismo, chega em dez opções: Taycan “base” por R$820 mil, Taycan 4 por R$850 mil, Taycan 4S por R$875 mil, Taycan GTS por R$1,01 milhão, Taycan Turbo por R$1,17 milhão, Taycan Turbo S por R$1,43 milhão, Taycan Turbo GT Weissach por R$1,53 milhão, Taycan 4 Cross Turismo por R$920 mil, Taycan 4S Cross Turismo por R$935 mil e Taycan Turbo Cross Turismo por R$1,22 milhão. Algumas dessas configurações são inéditas.

A estética dos modelos muda pouco: os faróis ganham desenho mais retilíneo e imponente, assim como o parachoque, que estreia novas linhas horizontais. Capô e paralamas também são outros. Nas laterais, rodas redesenhadas para toda a linha, que traz de série jogos aro 21 calçados com pneus de baixa resistência ao rolamento. Atrás, mudanças menores: logotipos reformulados, e um novo jogo de luzes da lanterna traseira, que ilumina o logo da marca. O interior recebe apenas layouts atualizados das telas de painel de instrumentos, multimídia central e para entretenimento do passageiro dianteiro, assim como acabamentos renovados.

Toda a linha ficou mais potente e rápida. A versão de entrada do sedan ganhou 81 cv de potência e conseguiu reduzir seu tempo de 0 a 100 km/h para 4,8s (0,6s a menos), enquanto a topo de linha está até 190 cv mais poderosa, o que reduziu seu 0 a 100 km/h para assustadores 2,4 segundos (0,4s mais rápido). As duas tem velocidade máxima de 230 km/h, e já trazem o novo motor elétrico traseiro, grande responsável pela melhor performance.
Na versão mais em conta, única com tração apenas traseira, o Taycan traz 408 cv no total, com torque ao redor dos 42 mkgf. Na mais cara, são nada menos que 952 cv de potência e torque de mais de 110 mkgf, permitindo velocidade máxima de 260 km/h (limitada eletronicamente). A versão especial GT Weissach, com pacote de redução de peso (75 kg a menos), pneus esportivos, rodas forjadas, suspensões recalibradas e freios especiais (cerâmicos), consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em absurdos 2,2 segundos e corre até os 305 km/h, graças ao seu conjunto de 1.034 cv de potência e 125 mkgf de torque.

A linha da perua Cross Turismo é só um pouco menos poderosa: começa nos 435 cv de potência com 62 mkgf de torque (4,7s no 0 a 100 km/h), mas pode chegar aos 884 cv com mais de 91 mkgf de torque (2,8s no 0 a 100 km/h).

Os modelos também rendem mais, graças a baterias maiores: nas versões de entrada, elas cresceram de 79 para 89 kWh de capacidade bruta, enquanto nas mais caras, passam a ser 105 kWh brutos, versus 93 de antes. Ambas ganharam sistemas de refrigeração, recarga e gerenciamento de energia atualizados. No sedan, a autonomia pelo INMETRO varia de 393 km até 442 km, dependendo da configuração (melhora de até 53%). Na perua, são sempre 415 km de alcance, independentemente da versão.

Da mesma forma, eles recuperam a energia mais rapidamente, mesmo com baterias maiores. A arquitetura dos modelos passa a permitir recargas ultrapotentes de 320 kW (antes eram até 270), situação em que é possível carregar 70% das baterias em apenas 18 minutos nas melhores condições (antes eram pelo menos 37). Além disso, o sistema de regeneração de energia durante a condução está até 30% mais poderoso, dependendo da situação.
Como destaque, todos os Taycan 2025 (com exceção da versão básica de tração traseira), podem receber a suspensão adaptativa Active Ride, com amortecedores ativos individuais de duplo estágio em cada roda, permitindo acertos mais rígidos ou macios, de acordo com a situação de rodagem, sempre de forma automática. Como a suspensão pneumática é de série, o sistema ainda consegue manter a carroceria sempre nivelada, inclusive em altas velocidades, evitando o afundamento da dianteira em caso de frenagens bruscas, ou da traseira nas maiores acelerações. Age também na rolagem lateral da carroceria durante curvas, e ergue o carro estacionado para facilitar o desembarque dos ocupantes.

Também mudaram algumas cores para a carroceria e opções de rodas ou acessórios. Como de praxe nos Porsche, o nível de personalização é altíssimo: dezenas de tons especiais, pelo menos quinze desenhos de rodas, mais de quinze tipos de forração interna, sem contar apêndices aerodinâmicos ou itens opcionais soltos, a exemplo da suspensão Active Ride.