(Lançamento) Novo Porsche 911 GT3 estreia com direito a câmbio manual e pacote “civilizado”


Aos ricaços e entusiastas de plantão: já temos o novo Porsche 911 GT3 no Brasil. Essa é a primeira atualização de meia-vida da geração 992, lançada em 2021, que chega ao mercado nacional cerca de três meses depois de estrear na Europa. Ele segue a receita dos demais 992.2 (nome de batismo da reestilização): novos faróis em LED matricial, novo arranjo aerodinâmico da dianteira (spoilers, difusores e aletas), além de outro desenho da traseira (lanternas, tampa do motor e parachoques). Por dentro, mudanças no console central, multimídia e acabamentos.
Por aqui, o 911 GT3 desembarca por R$1,47 milhão, e há um curioso pacote opcional “gratuito”: chamado de Touring, ele deixa o esportivo alemão mais discreto, removendo a asa traseira fixa, que dá lugar a um spoiler retrátil, enquanto o kit de apêndices aerodinâmicos é exclusivo e menos chamativo. Nesse caso, o interior segue uma linha mais clássica, com forração em couro, e o kit ainda inclui, opcionalmente, banco traseiro para dois ocupantes, algo inédito para um GT3.

O motor 4.0 naturalmente aspirado de seis cilindros contrapostos (boxer) continua com seus 510 cv de potência e quase 46 mkgf de torque. Sem eletrificação, ele passou por aperfeiçoamentos para se enquadrar nas mais recentes leis de emissão de poluentes sem perder performance: passa a trazer dois filtros de partículas, quatro catalisadores, comandos de válvulas especiais (emprestados do GT3 RS), cabeças dos cilindros revistas, novos resfriadores de óleo e válvulas de aceleração otimizadas.
Graças a reduções de peso (rodas de alumínio e bateria especial, sem contar pacotes como Weissach e Leve para menor massa em ordem de marcha), foi possível chegar a uma relação peso X potência de 2,8 kg/cv na configuração mais leve, de 1.420 kg. O 4.0 boxer trabalha em conjunto com uma transmissão manual de seis marchas ou com o conhecido câmbio PDK, automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. As duas caixas, oferecidas pelo mesmo preço, estão com relações finais de diferencial 8% mais curtas. Com câmbio PDK, o 0 a 100 km/h demora apenas 3,4s, com máxima de 311 km/h (3,9s e 313 km/h quando manual).
O novo esportivo ainda ganhou outro acerto de suspensão, com soluções também emprestadas do GT3 RS, seu superior. Os novos braços do conjunto dianteiro ganham novo desenho em prol da aerodinâmica, e tudo foi acertado para um menor “efeito-mergulho” (inclinação para a frente) nas frenagens mais fortes. Os pneus esportivos estão com melhor aderência em pisos molhados: de série, o GT3 vem com 255/35 e rodas aro 20 na dianteira e 315/30 com aro 21 na traseira.

A Porsche adiantou que o 911 GT3 992.2 vem com mais equipamentos de série, sem entrar em outros detalhes. E, como em todo bom carro da marca, a personalização é o que manda: são dezenas de itens opcionais de diversas categorias (luxo, conforto, tecnologia, performance), como pneus para pista, rodas de magnésio (9 kg mais leves), bancos dianteiros tipo concha em plástico reforçado com fibra de carbono (sistema de aquecimento também disponível a parte), gaiola de proteção da cabine, pacote Clubsport para uso em pista (gaiola, cinto de seis pontos e extintor de incêndio), oito opções de rodas e muito mais.
O novo Porsche 911 GT3 chega como linha 2025, e deverá ter as primeiras unidades entregues aos (felizardos) proprietários no segundo semestre do ano. A paleta de cores do esportivo é imensa: são 12 tons “prontos”, além de dezenas de cores especiais e a opção de personalização da tonalidade pelo comprador.