(Lançamento) Novo Peugeot E-2008 está mais potente, completo e com melhor autonomia
O Peugeot 2008 já está na linha 2025, mas só na versão elétrica. Quem quiser a nova geração do SUV compacto com motor flex terá que esperar mais um pouco, afinal a novidade deve ser lançada em breve no Brasil, já reestilizada e com a identidade visual da marca. Essas, aliás, são algumas das mudanças do E-2008 2025, que ganhou cara nova, motor elétrico mais potente, baterias maiores e itens de série inéditos. O preço ainda é segredo, mas, para efeito de comparação, as unidades 2024 estavam tabeladas em R$260 mil. A versão única segue sendo a GT.
As mudanças estéticas incluem um novo parachoque dianteiro, já com a assinatura em LED do triplo dente de leão no lugar onde antes havia os faróis de neblina. A parte inferior da frente do SUV elétrico inclui uma nova tomada de ar aletada, em conjunto com a grade inédita, decorada com aletas verticais na cor da carroceria. Os emblemas dianteiros mudam, enquanto os faróis ganham máscaras negras. Seguem as rodas diamantadas aro 18, que estreiam apenas novos detalhes no desenho anterior.
Atrás, mais mudanças, especialmente no parachoque e no arranjo de luzes das lanternas em LED. O interior ganhou também os emblemas do Leão renovados e bancos com nova forração (couro sintético com camurça, enquanto o anterior era inteiro em couro sintético).
O SUV segue feito na base modular e-CMP, mantendo as dimensões externas (4,30 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura com 2,60 m de entre-eixos), e continua com motor elétrico acoplado ao eixo dianteiro. A boa nova é que, de 136 cv de potência anterior, o propulsor agora gera 158 cv, mantendo os 26,5 mkgf de torque imediato. Com isso, somada a ligeira redução de peso em ordem de marcha, o E-2008 está 1 segundo mais rápido na prova de 0 a 100 km/h: baixou de 9,9 para 8,9 segundos, mantendo os 150 km/h de máxima (limitada eletronicamente).
Quem também melhorou foram as baterias de tração: fabricadas pela chinesa CATL, uma das mais tradicionais do ramo, elas têm 18 módulos e 216 células, e saltaram de 50 kWh para 54 kWh de capacidade. Com isso, o modelo consegue melhor autonomia por carga, que subiu de 345 para 406 km pelo ciclo WLTP europeu. O PBEV nacional, do INMETRO, que antes divulgava 234 km, agora fala em 261 km. Além disso, graças a um conversor de potência mais generoso, de 11 kW, o E-2008 2025 também demora menos nas recargas. A Peugeot diz que 80% da carga pode ser recuperada em 30 minutos nos eletropostos de 100 kW.
O nível de tecnologia subiu: além do painel de instrumentos digital elevado de 10” ganhar novo layout, a multimídia de 10,3” está com outra interface e funcionalidades inéditas (como a conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), o carregador de celular wireless ficou mais potente (subiu de 5 para 15 Watts) e agora, de série, há ajustes elétricos para o banco do motorista (incluindo lombar), câmera 360º (antes era 180º) e mais portas USB. Ainda assim, ele segue devendo as saídas de ventilação traseiras.
A versão única GT traz ar-condicionado digital automático, teto-solar panorâmico, conjunto óptico em LED, luzes ambientes em LED personalizável, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, freio de mão eletromecânico, seletor de marchas por botão, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial com partida por botão, navegador GPS integrado (projeção 3D no painel de instrumentos), bancos dianteiros com aquecimento, sistema de som com 6 alto-falantes etc.
O pacote de assistentes de condução é generoso, e contempla alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de centralização de faixa e monitores de ponto-cego. No time da segurança ainda estão 6 airbags, detector de fadiga, farol alto com comutação automática, leitor de placas de sinalização e o piloto automático adaptativo (ACC).
O Novo E-2008 chega em breve na rede de concessionárias Peugeot com seis opções de cores para a carroceria, que tem sempre teto preto: Branco Okenite, Cinza Selenium, Cinza Artense, Preto Perla Nera, Azul Vertigo e Vermelho Elixir.