(Lançamento) Novo Peugeot 208 se iguala ao europeu em design e versões

A Peugeot já apresentou, lançou e adiantou quase todos os detalhes sobre o Novo 208 2025, mas as vendas ainda não começaram. Essa é a reestilização de meia-vida do hatch produzido na Argentina, e com ela, o carro fica em dia com o Europeu no design e na gama de versões. Aliás, algumas delas mudaram: saem de linha a Like 1.0, a Active 1.6, a Roadtrip 1.6, a Style 1.0 turboflex, a Griffe 1.0 turboflex e a elétrica e-208 (essa por baixas vendas).  

Agora, o 208 poderá ser adquirido em quatro configurações: Active 1.0 (substitui a Like), Style 1.0 (mantida da linha 2024), Allure 1.0 turboflex (mantida da linha 2024) e GT 1.0 turboflex (nova topo de linha, no lugar da Griffe). Preços? A Stellantis só deve divulgá-los no início das vendas, mas, para efeito de comparação, a linha 2024 do hatch começa em R$92 mil na opção de entrada e passa dos R$116 mil na mais cara.  

Como novidades, na dianteira está um novo parachoque mais agressivo e minimalista, acompanhando a grade e o arranjo interno dos faróis. A assinatura em LED passa a ser posicionada completamente no parachoque, com três “garras” acesas. As laterais esbanjam novas rodas (ou calotas, dependendo da versão) e arcos do parachoque em preto brilhante (só na GT), e a parte traseira ganha também novo parachoque e outras posições das luzes das lanternas. As dimensões continuam iguais, o que inclui tamanho do porta-malas (265 litros) e tanque de combustível (47 litros). Suspensão, freios e direção também conservam a mesma construção básica de antes.  

O interior é o que muda menos no Novo 208 2025: são inéditas as forrações dos bancos e detalhes de acabamento, enquanto o volante recebe o novo emblema da marca. Nas versões mais caras, há ainda um novo painel de instrumentos digital 3D, emprestado do seu irmão maior Novo 2008.  

O veterano motor 1.6 16v EC5 foi aposentado, mas os 1.0 6v Firefly aspirado e 1.0 12v T200 turboflex continuam como antes. O primeiro rende 71/75 cv de potência com 10,0/10,7 mkgf de torque, e é ligado sempre a um câmbio manual de cinco marchas. Já o segundo, T200, tem 125/130 cv e sempre 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), trabalhando em conjunto com uma transmissão automática tipo CVT, programada para emular sete marchas.  

A Peugeot fala em até 15,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h das versões aspiradas (Firefly), ou interessantes 9,2 segundos no caso das turbo (T200). Para o 208 1.0 Firefly aspirado, o consumo médio divulgado pelo INMETRO é de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol ou 13,3 e 15,8 km/l com gasolina, respectivamente. Os 208 T200, turbo, já prometem 8,8 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada com etanol, ou 12,5 e 14,1 km/l com gasolina, na ordem.  

Foto: Peugeot/divulgação

O hatch recebeu alguns novos equipamentos, a exemplo do painel de instrumentos digital 3D com novo visual na versão GT, além de um carregador de celular sem fio mais potente (15 Watts) e espelhos de cortesia nos quebra-sóis de motorista e passageiro. A GT mais cara ainda oferece rodas diamantadas aro 17, conjunto óptico full-LED, faróis com acendimento automático e comutação automática da luz alta, leitor de placas de sinalização, câmera 180º, multimídia de 10” com conexões sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, bancos e volante forrados em couro sintético, chave presencial, partida do motor por botão, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, 6 airbags etc.  

Ainda sem dizer com precisão quando começam as vendas do hatch renovado, a Peugeot já adiantou que ele terá cinco opções de cores para a carroceria: Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Negra, Cinza Artense e o novo Cinza Selenium.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.