(Lançamento) Novo Peugeot 2008 flex chega para incomodar desde Kardian até Creta

A maior aposta da Peugeot para os últimos tempos chegou: é o Novo 2008 flex, segunda geração do SUV compacto, que até então só era oferecida aqui na versão elétrica. Agora fabricado na Argentina ao lado do irmão menor 208, o modelo já desembarca no mercado nacional reestilizado, adotando a mais nova identidade visual da marca do leão, com dianteira mais esportiva e atualizada. Sua variante elétrica, e-2008, já havia sido lançada (leia aqui). 

Todas as versões da novidade focam no custo X benefício no lançamento, com preços que permitem concorrência com pequenos como Renault Kardian e VW Nivus, chegando aos SUVs como Hyundai Creta e Honda HR-V. São elas: Active de R$120 mil, Allure de R$130 mil e GT de R$150 mil. Esses valores são promocionais e devem durar cerca de 30 dias, subindo R$20 mil em cada versão após o final da oferta (Active por R$140 mil, Allure por R$150 mil e GT por R$170 mil).  

O Novo 2008 flex cresceu e apareceu, deixando de lado aquele estigma do porte de crossover. São 15 cm a mais no comprimento (4,30 m no total), 7 cm a mais no entre-eixos (2,61 m), 4 cm a mais na largura (1,78 m), 3 cm a mais no vão livre do solo (até 23 cm) e 17 litros a mais no porta-malas (419 no total), mantendo um peso baixo para a categoria (cerca de 1.260 kg). As únicas reduções foram na altura da carroceria (de 1,58 para 1,55 m), em prol de um perfil mais esportivo, e na capacidade do tanque de combustível (redução de bons 55 litros para medianos 47 litros). Com o novo design, da mesma escola do hatch 208 e igual ao que é vendido na Europa, a Peugeot fala em mais atitude e sofisticação. 

Feito sobre a base modular CMP, o Novo 2008 Flex também compartilha com o irmão hatch o interior quase completo (com melhor acabamento e detalhes exclusivos) e componentes mecânicos de suspensão, direção e freios. Aliás, o SUV compacto segue uma receita tradicional: suspensão McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira, direção com assistência elétrica progressiva e, como destaque, freios a disco nas quatro rodas em todas as versões. Motor e câmbio são sempre os mesmos, e vêm emprestados da Fiat: 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta acoplado a uma caixa CVT que simula sete velocidades.

Mesmo conjunto dos Fiat Strada, Pulse, Fastback, Citroën C3 Aircross, Peugeot 208 T200 e afins, no Novo 2008 gera também 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol). Assim, o Novo 2008 flex consegue acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, atingindo máxima ao redor dos 195 km/h. Segundo o INMETRO, o consumo médio com gasolina é de até 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, enquanto com etanol são 8,6 km/l e 9,8 km/l, na ordem. O novo trem de força é o substituto definitivo dos antigos 1.6 16v EC5 e 1.6 16v THP, que eram casados com uma transmissão automática de seis marchas.

 Além do tradicional i-Cockpit na cabine, composto pelo pequeno volante ovalado, instrumentação elevada e multimídia voltada ao condutor, o Novo 2008 flex traz de série, para todas as versões, o conjunto óptico full-LED, painel de instrumentos digital, multimídia de 10” com conexões sem fio, rodas de liga-leve diamantadas aro 17 (mesmo desenho para toda a linha), volante multifuncional revestido em couro sintético, bancos com acabamento premium (tecido e couro sintético na de entrada, só couro sintético na intermediária e couro e camurça na top de linha), piloto automático com limitador de velocidade, sensores de chuva e crepuscular.

A lista segue com sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, freio de mão eletromecânico, ar-condicionado digital automático, 6 alto-falantes e, como contraponto, apenas quatro airbags, sendo dois dianteiros obrigatórios por lei e dois laterais. Em tempos de hatches compactos já com múltiplas bolsas de série, o Novo 2008 flex só traz 6 airbags na versão mais cara GT, a única com proposta esportiva. Visualmente, ela se diferencia com costuras internas na cor verde, soleiras de portas e pedaleira em alumínio, tapetes exclusivos e emble2mas “GT” pela carroceria.

Na intermediária Allure já existe alerta de ponto-cego, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial, carregador de celular sem fio e rebatimento elétrico dos retrovisores. A GT soma a essa lista os faróis em LED 3D, grade dianteira exclusiva, teto bitom, painel de instrumentos digital 3D, pacote ADAS (alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, detector de fadiga do condutor, leitor de placas de sinalização e alerta de saída de faixa ativo), paddle-shifts atrás do volante e teto-solar panorâmico.

O Novo Peugeot 2008 flex chega com garantia de três anos sem limite de quilometragem e cinco cores disponíveis para a carroceria: Branco Nacré perolizada, Preto Perla Nera metálica, Cinza Artense metálica, Azul Quasar metálica e Cinza Selenium metálica (essa exclusiva da GT). A marca fala ainda em mais de 25 acessórios de personalização do novo SUV, todos vendidos sob a grife Mopar nas concessionárias da marca ou pela internet.  

A fabricante francesa ainda aproveitou o ar de novidade para lançar seu aplicativo, Peugeot Lions, com atendimento 24h via WhatsApp, manual inteligente alimentado por inteligência artificial, área para agendamento de serviços na rede de concessionárias e afins. Há também uma série de benefícios disponíveis aos usuários, que são disponibilizados à medida que eles vão acumulando pontos e crescendo em um ranking da própria plataforma.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.