(Lançamento) Novo Mini Countryman: o carro mais tecnológico da história da marca por R$295 mil
Quem é vivo sempre aparece! A Mini, fabricante de origem inglesa que faz parte do Grupo BMW, está com novidades na sua linha vendida no mercado brasileiro, e quer sacudir a poeira com uma série de lançamentos até o ano que vem. Quem chega primeiro é a terceira geração do Countryman, uma mescla de crossover com SUV, por enquanto em configuração 100% elétrica importada da Alemanha. O Countryman estreou no Brasil primeiro em 2011, vindo da Áustria, e chegou até a ser fabricado em solo nacional por algum tempo entre 2015 e 2016. Na segunda geração, de 2017, passou a ser holandês, e segue importado desde então.
Essa é, de fato, uma nova geração: utiliza plataforma modular UKL2 renovada e estreia uma carroceria inédita, com design que divide opiniões por alguns elementos retilíneos e com cortes “secos”, característica bastante diferente dos antigos padrões da Mini. A carroceria, entretanto, segue com a aparência “gordinha” e arredondada, típica da marca, e cresceu para todos os lados se comparada com a geração anterior: são quase 14 cm extras no comprimento, 2 cm a mais na largura, 7 cm crescidos na altura e entre-eixos ampliado em 2 cm, enquanto o porta-malas aumentou nada menos que 55 litros. Agora o carro mede 4,43 m, 1,84 m, 1,64 m e 2,69 m, respectivamente, com 460 litros para bagagens.
Para o mercado nacional, são duas versões de acabamento, que diferem pelo conteúdo de série: Exclusive, de R$295 mil, e Top, de R$340 mil. Ambas são da configuração SE ALL4, com tração integral permanente, e utilizam o mesmo trem de força 100% elétrico: são dois motores, um para cada eixo, entregando 306 cv de potência e 50,4 mkgf de torque imediato. Segundo a marca, o modelo cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, alcançando 180 km/h de máxima, limitada eletronicamente.
O conjunto motriz ainda é composto por suspensões independentes nas quatro rodas e baterias de 66,5 kWh, permitindo alcance máximo de 320 km por carga completa de acordo com o INMETRO (433 km pelo ciclo europeu WLTP). A capacidade de recarga é uma vantagem: os sistemas elétrico e eletrônico do Novo Countryman permitem que o carro seja plugado em fontes de até 130 kW, e, nessas condições, ele consegue recuperar 70% das suas energias em 30 minutos. Um dos pontos que ajudam na eficiência energética é seu Cx (coeficiente de arrasto) de apenas 0,26.
O modelo não tem uma tela dedicada ao painel de instrumentos, e por isso concentra todas as informações numa multimídia com tela redonda de generosos 24 cm de diâmetro, que usa tecnologia OLED igual aos smartphones premium. Algumas funções chamam a atenção: é possível “remixar” a música que está tocando num modo DJ onde a tela simula um disco de vinil; há uma série de trilhas sonoras e sons ambientes que o carro pode reproduzir aos ocupantes e, assim como nos BMW, o Novo Countryman passa a ter um assistente de voz, que permite diversos controles do carro através de comandos falados. Há dois personagens para o tal assistente: o Spike, um bulldog, ou o Mini, um carrinho da marca.
A lista de modernidades segue com o Assistente Pessoal Inteligente, que aprende e decora algumas preferências do motorista (pode regular determinada temperatura do ar-condicionado em certa hora do dia, ou abrir a janela em um momento específico do trajeto). Também há uma série de assistentes inteligentes de condução, incluindo detector de vagas e Park Assist, por exemplo, alguns deles reproduzidos na tela multimídia central, além de conexões do carro com o Mini App. As forrações de painel e portas do novo modelo são de tecidos reciclados, que também estão presentes no volante.
As duas versões do Countryman 2025 já estão à disponíveis no mercado nacional, e contam com dez opções de cores para a carroceria: Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey. O teto pode ser pintado de preto, branco ou prata (essa apenas para a versão Top), a cabine da versão Exclusive tem opção do acabamento preto ou cinza, enquanto o interior da versão Top pode ser marrom ou bege.