(Lançamento) Novo Mini Cooper S mantém motor 2.0 turbo e pegada esportiva por R$240 mil
Como prometido pela Mini, hoje integrante do Grupo BMW, já temos por aqui a quarta geração do Mini Cooper. E, para a surpresa de muitos, ele chega primeiro na sua configuração a combustão, que estreou na Europa em fevereiro. Feito sobre a plataforma modular UKL1, de origem alemã, o pequeno e memorável hatch inglês segue produzido na tradicional planta de Oxford, no Reino Unido, e desembarca no mercado brasileiro em duas versões, ambas da linha apimentada S: Top, de R$240 mil, e Exclusive, de R$270 mil. A carroceria é sempre de duas portas, com espaço para quatro ocupantes.
Mantendo a receita clássica do design inspirado no primeiro Mini, lá do final dos anos 50, o novo Cooper ganha um visual dianteiro mais limpo, conservando os faróis redondos e o enorme capô, enquanto a lateral segue com os dois volumes, da lataria e janelas, bem divididos, como no carro clássico. A traseira, com mudanças mais profundas, troca as lanternas ovaladas por outras de desenho triangular e de vincos mais pronunciados. O interior também passou por uma profunda reforma, mas sem deixar de lado os preceitos básicos da geração inicial de 1959, a exemplo dos instrumentos redondos reunidos no centro do painel.
Seu motor é sempre o 2.0 16v turbo a gasolina, também BMW, programado para entregar 204 cv de potência com 30,6 mkgf de torque para as rodas dianteiras, graças a transmissão automática de dupla embreagem e 7 marchas. Como a marca enfatiza, o carrinho é esportivo inclusive nas acelerações: leva apenas 6,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, chegando a 240 km/h de máxima. A Mini ainda divulga que a nova geração do hatch está equipada com um sistema de suspensão independente nas quatro rodas que garante uma direção ágil e divertida, somada a direção precisa e a potentes freios a disco nas quatro rodas.
O carro aposta na personalização para cada proprietário: além das onze cores para a carroceria (com outros quatro tons para o teto), e das faixas decorativas, é possível configurar na multimídia redonda central de 24 cm de diâmetro o desenho das luzes diurnas em LED, os gráficos dos instrumentos, o plano de fundo da central multimídia (inclusive fotos pessoais, desde que seja feito o upload), animações para entreter os ocupantes, fora o assistente de voz, que permite várias operações dentro do carro via comandos vocais (“Olá Mini”). Nas superfícies de painel e laterais de porta são projetados gráficos coloridos com as cores predominantes do tal plano de fundo da multimídia redonda.
A lista de tecnologias e mimos vai além: dá para comandar várias funções do carro à distância pelo app de smartphone Mini App, é possível destrancar o carro via chave digital (como uma espécie de programa instalado no celular), há um jogo de luzes com faróis e lanternas quando o motorista se aproxima do carro (função de boas-vindas), e, quando o condutor estiver a menos de 1,5 m do carro com a chave em mãos, ele destrava automaticamente as portas.
Claro, também há um belo pacote ADAS de assistentes inteligentes de condução, sistema de som assinado pela Harman Kardon, conjunto óptico em LED adaptativo, display central em OLED, câmera 360º, piloto automático adaptativo (ACC), carregador de celular sem fio etc. A novidade já está disponível nas concessionárias da marca.