(Lançamento) Novo Chevrolet Equinox 1.5 turbo tem internet 5G e tração integral
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG-20220818-WA0033-e1660871385949-40x40.jpg)
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC02657-scaled.jpg)
Só faltam os preços. De resto, a Chevrolet já apresentou por completo a nova geração do SUV médio Equinox, quarta no mundo e segunda no mercado brasileiro. Ele, que estreia por aqui como linha 2025, foi apresentado inicialmente no exterior em janeiro, com vendas iniciadas mundo afora na metade do ano. Apesar da carroceria totalmente nova, sua plataforma VSS-S é uma espécie de Delta 2 XX (D2XX) aperfeiçoada, ou seja, não se trata de uma base inédita, mas sim a evolução daquela que ele já utilizava.
Isso explica o mesmo porte da geração anterior: 1 cm a mais no comprimento, 1 cm no entre-eixos, 2 cm na altura, com o maior bônus na largura, que aumentou quase 6 cm. Até o porta-malas permanece com 469 litros, recebendo apenas um novo “subsolo” para guardar objetos com maior segurança. O tanque de combustível comporta 58 litros, praticamente a mesma coisa da antiga versão Premier. Aliás, agora são duas configurações, iguais no conteúdo, mas diferentes na proposta: RS, esportivada, e Activ, aventureira. Preços? Só serão divulgados no início das vendas.
O estilo do carro mudou por completo, apostando em linhas mais retas e vincadas, com linha de cintura e frente elevadas, o que garante um aspecto mais bruto, aventureiro. Até então, o Equinox lembrava uma grande perua, mas agora remete até ao Ford Bronco Sport, graças, também, ao teto flutuante e arcos plásticos em volta das caixas de rodas. A versão RS segue bonita com rodas diamantadas aro 20, vários apliques em preto brilhante e teto escurecido, enquanto a Activ traz rodas 19” e mais cromados.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC02728-scaled.jpg)
Por dentro, a RS é inteira preta com apliques vermelhos e algumas costuras azuis, diferente da cabine parcialmente na cor creme da Activ. O visual interno segue a nova linha da Chevrolet, com grandes telas para painel de instrumentos (11”) e multimídia (11,3”), niveladas numa mesma peça, além de console elevado e comandos centrais voltados para o motorista.
As duas versões trazem tração integral que pode ser desativada, além do motor 1.5 turbo a gasolina, com 16 válvulas, duplo comando variável e concepção inteira em alumínio, que passou por evoluções. Ganhou 5 cv de potência, chegando a 177 no total, e 0,2 mkgf de torque, agora atingindo os 28. A caixa automática GF6, de seis velocidades, sai de cena e abre espaço para uma nova transmissão, de oito marchas, que passa a ser controlada por uma alavanca tipo joystick atrás do volante, ou por paddle-shifts no modo de trocas manuais.
Apesar de declarar uma melhora de 7% na performance do novo SUV, a Chevrolet divulga 9,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, exatamente o mesmo número de antes. A retomada de 60 a 100 km/h demora 6,3s. Além disso, de acordo com o INMETRO, o Novo Equinox continua fazendo 9,0 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, sempre com gasolina, mesmas médias da geração anterior. O sistema Start&Stop segue de série.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC02677-scaled.jpg)
Foi mantida a concepção básica da mecânica, com suspensões independentes, eixo traseiro multibraço (quatro pontos de fixação de cada lado) e freios a disco nas quatro rodas, porém a Chevrolet garantiu que tudo foi recalibrado para “oferecer uma condução ainda mais envolvente”. A marca também fala em um rodar mais macio, direção mais precisa e um conjunto geral muito mais harmonizado, ressaltando ainda o maior silêncio a bordo e acabamento interno mais refinado.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC02768-scaled.jpg)
Ele ainda oferece itens de série inéditos, seja na versão RS ou na Activ. Agora estão disponíveis informações extras de condução (inclinação da carroceria, medidor de força G e vida útil das pastilhas de freio, por exemplo), além da tão esperada função Auto Hold no freio de mão eletromecânico, e modo manobrista/motorista iniciante, onde é possível limitar a velocidade e consultar quantas vezes os assistentes anticolisão foram ativados.
Falando neles, são novos os alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro (ambos com frenagem autônoma de emergência), monitor de ponto-cego ativo (pode atuar na direção em caso de colisão lateral iminente), piloto automático adaptativo (ACC), alerta de desembarque seguro, câmeras 360º e retrovisor interno fotocrômico com projeção de vídeo da câmera traseira.
O Novo Equinox também é o primeiro da marca no Brasil a trazer internet 5G a bordo, oferecendo concierge OnStar com mais funções e tecnologia Built-In, aquela que conecta o carro com a conta Google do proprietário, permitindo transferência de dados, aplicativos e personalizações para a multimídia. Assim, também é possível acionar várias funções do carro por comandos de voz do Google Assistente, além de conferir serviços de clima e tempo.
Também é de série a conexão com app MyChevrolet (comandos à distância pelo celular), atualizações remotas over-the-air, conjunto óptico full-LED, sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, memórias de posição para o motorista, volante com aquecimento, bancos forrados em couro sintético, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, teto-solar panorâmico, carregador de celular por indução, seletor de modos de condução (Normal, Piso de Baixo Atrito e Off-Road), ar-condicionado automático digital dual zone e por aí vai.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC02657-scaled.jpg)
O Novo Chevrolet Equinox deverá começar a ser vendido nos próximos dias, ainda no início de dezembro, e tem cinco cores disponíveis para a carroceria: Branco Abalone, Preto Ouro Negro, Prata Shark, Vermelho Radiante (só para RS) e Verde Cacti (só para Activ). O interior da RS é inteiro preto com detalhes vermelhos e costuras azuis, e o da Activ mescla preto com creme.