(Lançamento) Caoa-Chery Tiggo 8 2025 quer peitar o Commander com preço “baixo”

Com quase 30 mil unidades emplacadas no Brasil em cerca de quatro anos de mercado, o Caoa-Chery Tiggo 8 está de cara nova na linha 2025. Em versão única Pro (top de linha), sempre com sete lugares, ele chega com preço competitivo e curioso: R$188.888,88. Para efeito de comparação, seu arquirrival Jeep Commander custa R$220 mil na versão de entrada Longitude de cinco lugares, bem menos equipada. Porém, a Caoa-Chery se limita em afirmar que esse preço é especial do lançamento, sem dizer até quando a “pechincha” deve durar. 

Na realidade, são as atualizações da configuração híbrida plug-in fabricada na China que chegam agora nas versões a combustão nacionais, fabricadas na planta da Caoa em Anápolis (GO). Bastante coisa mudou, incluindo a frente atualizada com faróis mais afilados, grade maior (com desenho tridimensional) e parachoques mais sisudo (resultando em 2 cm extras no comprimento total), além do inédito emblema ao centro da dianteira que se acende junto dos faróis.  

A marca fala em um conjunto modernizado, refinado e mais eficiente, por conta dos novos faróis e luzes de neblina que acompanham o movimento do volante. A lateral estreia novas rodas aro 19, maiores que as 18” anteriores, e pneus de perfil um pouco mais baixo (50, versus 55 do antigo). Na traseira, inédita e diferente do híbrido, outra série de mudanças: nova tampa do porta-malas (agora incluindo a placa de licença), lanternas modernizadas em LED e parachoques mais esportivos, sem contar as presunçosas quatro saídas de escapamento.  

Foto: CAOA-Chery/divulgação

Por dentro há um novo painel, novo volante padrão da marca, console central e bancos reformulados, enquanto instrumentação e multimídia se juntam em uma só peça curvada, totalizando mais de 24” de telas. Como novidades estão a iluminação nas soleiras de portas, apoios de cabeça dianteiros com ajustes laterais, três memórias de posição para o banco do motorista e comandos de voz para executar funções do carro. Luzes dinâmicas de setas, navegador GPS, sistema de som Sony com 8 alto-falantes, iluminação ambiente em LED para o banco traseiro, câmera 540º HD (com visão da parte de baixo do carro) também são inéditos. 

Há ainda teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos/aquecimento/ventilação, bancos forrados em couro sintético, carregador de celular sem fio (50 Watts), sensores de chuva e crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos aquecíveis e com função tilt-down, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, 6 airbags, entre outros. 

Ele também já traz o pacote ADAS Max Drive, composto pelos alertas de colisão frontal e traseira, alerta de distância frontal, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro, monitor de ponto-cego, farol alto com comutação automática, assistente de mudança de faixa, sistema de manutenção na faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo etc. 

Foto: CAOA-Chery/divulgação

O motor 1.6 TGDI (Turbo Gasoline Direct Injection), superalimentado com injeção direta de gasolina, segue acoplado a transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. O Tiggo 8 continua com 187 cv de potência e 28 mkgf de torque, demorando aproximadamente 9 segundos na prova de 0 a 100 km/h e correndo até os 180 km/h, mas a fabricante declarou algumas mudanças interessantes na lubrificação do motor: nova bomba de óleo com pressão variável, novo radiador de óleo mais eficiente, e nova localização do filtro para facilitar as trocas. 

Foto: CAOA-Chery/divulgação

A Caoa-Chery ainda fala em uma revisão no bloco de alumínio do 1.6 TGDI, que está mais rígido, e outras calibrações eletrônicas das centrais de motor e transmissão, em busca de mais conforto, linearidade de entrega da força e sincronismo do powertrain. Segundo a fabricante, todo o isolamento acústico do Tiggo 8 foi aperfeiçoado (o ruído dinâmico baixou 2,4 dBA), as suspensões independentes estão com outra calibração e o capô passa a ser suspenso por uma mola a gás, e não mais por vareta comum.  

Foto: CAOA-Chery/divulgação

No mais, o carro segue feito sobre a plataforma modular T1X, e tem porte médio-grande, com 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. O tanque de combustível, considerado pequeno, comporta 51 litros, enquanto o porta-malas varia de 193 até 889 litros, com três ou duas fileiras de bancos montadas, respectivamente.  

Foto: CAOA-Chery/divulgação

O Caoa-Chery Tiggo 8 Pro 2025 já está sendo fabricado em Goiás e distribuído para as concessionárias da marca. A novidade tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, e pode ser pintada em quatro cores: Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.