(Lançamento) Caoa-Chery Tiggo 8 2025 quer peitar o Commander com preço “baixo”
Com quase 30 mil unidades emplacadas no Brasil em cerca de quatro anos de mercado, o Caoa-Chery Tiggo 8 está de cara nova na linha 2025. Em versão única Pro (top de linha), sempre com sete lugares, ele chega com preço competitivo e curioso: R$188.888,88. Para efeito de comparação, seu arquirrival Jeep Commander custa R$220 mil na versão de entrada Longitude de cinco lugares, bem menos equipada. Porém, a Caoa-Chery se limita em afirmar que esse preço é especial do lançamento, sem dizer até quando a “pechincha” deve durar.
Na realidade, são as atualizações da configuração híbrida plug-in fabricada na China que chegam agora nas versões a combustão nacionais, fabricadas na planta da Caoa em Anápolis (GO). Bastante coisa mudou, incluindo a frente atualizada com faróis mais afilados, grade maior (com desenho tridimensional) e parachoques mais sisudo (resultando em 2 cm extras no comprimento total), além do inédito emblema ao centro da dianteira que se acende junto dos faróis.
A marca fala em um conjunto modernizado, refinado e mais eficiente, por conta dos novos faróis e luzes de neblina que acompanham o movimento do volante. A lateral estreia novas rodas aro 19, maiores que as 18” anteriores, e pneus de perfil um pouco mais baixo (50, versus 55 do antigo). Na traseira, inédita e diferente do híbrido, outra série de mudanças: nova tampa do porta-malas (agora incluindo a placa de licença), lanternas modernizadas em LED e parachoques mais esportivos, sem contar as presunçosas quatro saídas de escapamento.
Por dentro há um novo painel, novo volante padrão da marca, console central e bancos reformulados, enquanto instrumentação e multimídia se juntam em uma só peça curvada, totalizando mais de 24” de telas. Como novidades estão a iluminação nas soleiras de portas, apoios de cabeça dianteiros com ajustes laterais, três memórias de posição para o banco do motorista e comandos de voz para executar funções do carro. Luzes dinâmicas de setas, navegador GPS, sistema de som Sony com 8 alto-falantes, iluminação ambiente em LED para o banco traseiro, câmera 540º HD (com visão da parte de baixo do carro) também são inéditos.
Há ainda teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos/aquecimento/ventilação, bancos forrados em couro sintético, carregador de celular sem fio (50 Watts), sensores de chuva e crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos aquecíveis e com função tilt-down, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, 6 airbags, entre outros.
Ele também já traz o pacote ADAS Max Drive, composto pelos alertas de colisão frontal e traseira, alerta de distância frontal, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro, monitor de ponto-cego, farol alto com comutação automática, assistente de mudança de faixa, sistema de manutenção na faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo etc.
O motor 1.6 TGDI (Turbo Gasoline Direct Injection), superalimentado com injeção direta de gasolina, segue acoplado a transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. O Tiggo 8 continua com 187 cv de potência e 28 mkgf de torque, demorando aproximadamente 9 segundos na prova de 0 a 100 km/h e correndo até os 180 km/h, mas a fabricante declarou algumas mudanças interessantes na lubrificação do motor: nova bomba de óleo com pressão variável, novo radiador de óleo mais eficiente, e nova localização do filtro para facilitar as trocas.
A Caoa-Chery ainda fala em uma revisão no bloco de alumínio do 1.6 TGDI, que está mais rígido, e outras calibrações eletrônicas das centrais de motor e transmissão, em busca de mais conforto, linearidade de entrega da força e sincronismo do powertrain. Segundo a fabricante, todo o isolamento acústico do Tiggo 8 foi aperfeiçoado (o ruído dinâmico baixou 2,4 dBA), as suspensões independentes estão com outra calibração e o capô passa a ser suspenso por uma mola a gás, e não mais por vareta comum.
No mais, o carro segue feito sobre a plataforma modular T1X, e tem porte médio-grande, com 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. O tanque de combustível, considerado pequeno, comporta 51 litros, enquanto o porta-malas varia de 193 até 889 litros, com três ou duas fileiras de bancos montadas, respectivamente.
O Caoa-Chery Tiggo 8 Pro 2025 já está sendo fabricado em Goiás e distribuído para as concessionárias da marca. A novidade tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, e pode ser pintada em quatro cores: Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado.