(Lançamento) Novo CAOA-Chery Tiggo 5X também vira Pro e parte de R$155 mil

Assim como fez com Tiggo 3X, Tiggo 7 e Arrizo 5, a CAOA-Chery lança agora o Tiggo 5X Pro, uma atualização muito bem-vinda do seu SUV compacto produzido em Anápolis (GO). O modelo, que agora é vendido em versão única, recebe não só visual interno e externo atualizados, como também mecânica reformulada e mais tecnologia para conseguir manter seu sucesso. Já são mais de 30 mil unidades vendidas no Brasil desde o lançamento inicial em dezembro de 2018, um dos carros de maior sucesso da marca por aqui.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

No design, o Tiggo 5X Pro agora está alinhado com a identidade visual mais recente da marca, e recebe nova grade, faróis e parachoque dianteiro, passando pelas inéditas rodas aro 18, até chegar na parte traseira, que manteve as lanternas, mas conta com novo parachoque e tampa traseira de linhas mais retas.

Por dentro, bastante coisa está diferente, incluindo painel completo, agora similar ao dos irmãos maiores Tiggo 7 Pro e Tiggo 8; volante, que finalmente ganhou ajuste de profundidade; instrumentação totalmente digital com 7” e nova multimídia com tela flutuante de generosas 10”. Bancos e laterais de portas são os mesmos de antes, mas também passaram por retoques no visual.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Outra estreia é da iluminação ambiente em LED programável, com sete opções de cores e até modo de sincronia com a música que estiver tocando, além dos comandos touch do sistema de ar-condicionado digital automático de duas zonas. Segundo a marca, o foco das modificações foi no conforto e bem-estar a bordo.

Mesmo dispensando os assistentes de condução como alerta de colisão traseira ou monitor de tráfego cruzado, diferentemente do que fez seu irmão maior Tiggo 7 Pro, o Tiggo 5X Pro conta com uma boa lista de itens de série, incluindo câmera 360º, partida remota do motor, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), faróis em LED, banco do motorista com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, sensores de chuva e crepuscular, freio de mão eletrônico com função Auto-Hold, entre outros.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Destaque para a mecânica revisada

Onde a CAOA-Chery foi obrigada a mexer foi no conjunto motor/câmbio do Tiggo 5X, até porque a configuração que acompanhava o modelo desde sua estreia não estava de acordo com as normas da fase L7 do Proconve.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

O eficiente motor 1.5 16v VVT turboflex foi mantido e recebeu mudanças variadas na sua programação e tecnologias construtivas, mas o câmbio é novo: Sai de cena a transmissão automatizada de dupla-embreagem com 6 velocidades, que dá lugar à caixa continuamente variável (CVT) que simula 9 marchas, a mesma de outros modelos da marca. Números de força não mudaram: 147/150 cv de potência e 21,4 mkgf de torque despejados entre 1.750 e 4.000 rpm (gasolina/etanol).

Mesmo conservando os números de potência e torque de antes, o Tiggo 5X Pro está mais rápido nas acelerações, conseguindo inclusive uma melhora de 5% na agilidade das retomadas. Os dados de velocidade máxima não foram divulgados pela fabricante, mas a prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 10,3 segundos. Suspensões independentes, fixação multilink do eixo traseiro e freios a disco nas quatro rodas estão inclusos na concepção do modelo.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Vale lembrar que o Tiggo 5X Pro é até grandinho para seu segmento: Mede 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e tem entre-eixos de 2,63 m. Nas capacidades, os mesmos 340 litros de porta-malas e, também por conta das mudanças para se adequar ao Proconve L7, o tanque de combustível baixou de 57 para 51 litros.

Esse preço de lançamento, R$154.990, é promocional e por tempo limitado, enquanto a garantia é de 3 anos para o veículo completo e 5 anos para motor/câmbio. Podendo ser encontrado na rede nacional de concessionárias CAOA-Chery, o novo Tiggo 5X Pro tem cinco opções de cores: Prata metálico, Preto metálico, Cinza metálico, Branco perolizado e Vermelho perolizado.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.