(Lançamento) Novo CAOA-Chery Tiggo 5X também vira Pro e parte de R$155 mil

Assim como fez com Tiggo 3X, Tiggo 7 e Arrizo 5, a CAOA-Chery lança agora o Tiggo 5X Pro, uma atualização muito bem-vinda do seu SUV compacto produzido em Anápolis (GO). O modelo, que agora é vendido em versão única, recebe não só visual interno e externo atualizados, como também mecânica reformulada e mais tecnologia para conseguir manter seu sucesso. Já são mais de 30 mil unidades vendidas no Brasil desde o lançamento inicial em dezembro de 2018, um dos carros de maior sucesso da marca por aqui.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

No design, o Tiggo 5X Pro agora está alinhado com a identidade visual mais recente da marca, e recebe nova grade, faróis e parachoque dianteiro, passando pelas inéditas rodas aro 18, até chegar na parte traseira, que manteve as lanternas, mas conta com novo parachoque e tampa traseira de linhas mais retas.

Por dentro, bastante coisa está diferente, incluindo painel completo, agora similar ao dos irmãos maiores Tiggo 7 Pro e Tiggo 8; volante, que finalmente ganhou ajuste de profundidade; instrumentação totalmente digital com 7” e nova multimídia com tela flutuante de generosas 10”. Bancos e laterais de portas são os mesmos de antes, mas também passaram por retoques no visual.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Outra estreia é da iluminação ambiente em LED programável, com sete opções de cores e até modo de sincronia com a música que estiver tocando, além dos comandos touch do sistema de ar-condicionado digital automático de duas zonas. Segundo a marca, o foco das modificações foi no conforto e bem-estar a bordo.

Mesmo dispensando os assistentes de condução como alerta de colisão traseira ou monitor de tráfego cruzado, diferentemente do que fez seu irmão maior Tiggo 7 Pro, o Tiggo 5X Pro conta com uma boa lista de itens de série, incluindo câmera 360º, partida remota do motor, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), faróis em LED, banco do motorista com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, sensores de chuva e crepuscular, freio de mão eletrônico com função Auto-Hold, entre outros.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Destaque para a mecânica revisada

Onde a CAOA-Chery foi obrigada a mexer foi no conjunto motor/câmbio do Tiggo 5X, até porque a configuração que acompanhava o modelo desde sua estreia não estava de acordo com as normas da fase L7 do Proconve.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

O eficiente motor 1.5 16v VVT turboflex foi mantido e recebeu mudanças variadas na sua programação e tecnologias construtivas, mas o câmbio é novo: Sai de cena a transmissão automatizada de dupla-embreagem com 6 velocidades, que dá lugar à caixa continuamente variável (CVT) que simula 9 marchas, a mesma de outros modelos da marca. Números de força não mudaram: 147/150 cv de potência e 21,4 mkgf de torque despejados entre 1.750 e 4.000 rpm (gasolina/etanol).

Mesmo conservando os números de potência e torque de antes, o Tiggo 5X Pro está mais rápido nas acelerações, conseguindo inclusive uma melhora de 5% na agilidade das retomadas. Os dados de velocidade máxima não foram divulgados pela fabricante, mas a prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 10,3 segundos. Suspensões independentes, fixação multilink do eixo traseiro e freios a disco nas quatro rodas estão inclusos na concepção do modelo.

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Vale lembrar que o Tiggo 5X Pro é até grandinho para seu segmento: Mede 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e tem entre-eixos de 2,63 m. Nas capacidades, os mesmos 340 litros de porta-malas e, também por conta das mudanças para se adequar ao Proconve L7, o tanque de combustível baixou de 57 para 51 litros.

Esse preço de lançamento, R$154.990, é promocional e por tempo limitado, enquanto a garantia é de 3 anos para o veículo completo e 5 anos para motor/câmbio. Podendo ser encontrado na rede nacional de concessionárias CAOA-Chery, o novo Tiggo 5X Pro tem cinco opções de cores: Prata metálico, Preto metálico, Cinza metálico, Branco perolizado e Vermelho perolizado.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.