(Lançamento) Novo BMW X3 chega ao Brasil com quase 400 cv e 27” de telas

A quarta geração do BMW X3 já está entre nós brasileiros, cerca de seis meses após começar a produção em série na Europa. Em versão única M50 XDrive, o novo SUV (ou “SAV”, como prefere a marca alemã), desembarca por aqui por R$625 mil, pronto para bater de frente com Mercedes-Benz GLC, Audi Q5 e cia ltda. Enquanto isso, o X3 comemora pouco mais de 21 anos de existência no mundo ou 20 anos do primeiro lançamento nacional, realizado em fevereiro de 2004.  

Essa geração é totalmente nova, com outra plataforma e design inédito, adotando linhas mais limpas e discretas, com destaque aos elementos horizontais para um aspecto mais alargado. Ele cresce 3,4 cm no comprimento (4,75 m totais), aumenta quase 3 cm na largura (1,92 m totais) e diminui 2,5 cm na altura (1,66 m totais), porém mantém o entre-eixos na casa dos 2,86 m. O porta-malas foi um dos que se deu bem com essa nova carroceria: de 450 litros, saltou para nada menos que 570, de acordo com a fabricante (1.700 litros com os bancos traseiros rebatidos).  

Foto: BMW/divulgação

Por dentro, os elementos se voltam ao motorista, com design arrojado e “diferentão” de saídas de ar e telas. Painel de instrumentos digital (12,3”) e multimídia (14,9”) são integrados em uma só peça, lado a lado, e somam mais de 27”. O estilo moderno segue com o console central mais largo. Essa versão M Sport que chega ao Brasil adota estilo mais esportivo, com adereços internos e externos especiais, a exemplo das rodas aro 21 e pinças de freio pintadas de vermelho.  

Quem move o novo SUV é um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a gasolina, auxiliado por um sistema híbrido-leve de 48 Volts (união de motor de arranque com alternador, criando um motor elétrico adicional). São 398 cv de potência e 59 mkgf de torque, geridos pelo câmbio automático de oito velocidades (caixa ZF 8HP) e distribuídos para as quatro rodas de forma automática e inteligente (tração integral). A BMW fala em apenas 4,6s na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima limitada em 250 km/h.  

Na mecânica, destaque para uma maior rigidez torcional do monobloco, além da bitola traseira mais larga, recalibração completa de molas e amortecedores, e cáster com 19% a mais de deslocamento, tudo para ajudar a dinâmica do modelo em curvas e retas nas altas velocidades. O sistema de freios a disco ventilado nas quatro rodas também é exclusivo dessa versão M50, mais poderoso.  

Mesmo sem entrar em detalhes sobre os equipamentos dessa versão única do Novo X3, a fabricante afirma que são de série conjunto óptico full LED com faróis adaptativos e luz alta não ofuscante, sensores de estacionamento 360º, sistema de estacionamento autônomo, alertas de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, conexão com chave digital (NFC), comandos a distância pelo app MyBMW, sistema concierge (GPS online com atualizações em tempo real, informações climáticas, acesso a portais de notícias e afins), além do assistente de voz (“Olá BMW”) com vários comandos disponíveis.  

O Novo BMW X3 2025 já pode ser encontrado nas concessionárias da marca em sete opções de cores externas (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Corrida Ártica, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fogo) e três tons de couro interno (preto, marrom ou bege). A fabricante ainda oferece manutenções “gratuitas” por quatro anos, sem limite de quilometragem, pelo programa BSI.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.