(Lançamento) Nova VW Amarok 2025 não é tão nova assim, mas manteve preços

Um dos lançamentos mais polêmicos de 2024 já chegou: a “Nova” VW Amarok 2025. A picapona foi apresentada ao mundo há quase quinze anos, chegou ao Brasil em 2010 e nunca trocou de geração por aqui, sofrendo apenas uma série de reestilizações visuais para esconder sua idade. Na Europa, ela já está com uma nova geração, completamente inédita, há mais de dois anos, mas o carro que chega para nós é o argentino, feito na planta de General Pacheco. E esse ainda mantém um pezinho lá nos anos 2000.  

Enquanto isso, nossa Amarok 2025 continua com as três mesmas versões, mantendo os preços da linha 2024, pelo menos por enquanto: Comfortline de R$310 mil, Highline de R$329 mil e Extreme de R$351 mil, sendo que a última tem dois pacotes de personalização (Hero, esportivo, e Dark, escurecido). A linha ganhou uma nova frente, com design que remete aos carros atuais da marca, além de rodas inéditas e lanternas traseiras escurecidas. O visual retocado ainda inclui novos emblemas e faróis em LED com grade iluminada, mas nada além. O comprimento total cresceu quase 10 cm, graças ao novo parachoque. 

Por dentro, quem esperava uma nova cabine e modernidades bem-vindas em pleno 2024, uma surpresa não muito agradável: seu painel continua igual ao de 2016, as laterais de portas são as mesmas de 2010 e ela segue com itens defasados como cilindro de ignição na coluna (não existe partida por botão), volante de geração passada (2013) e até um veterano acendedor de cigarros. Os instrumentos também não mudaram, ainda são analógicos, mas a VW tratou de dar um upgrade no nível de acabamento e materiais internos. A multimídia tem novo layout e tela de 9” e, finalmente, a Amarok passa a trazer 6 airbags de série.  

De inédito mesmo, apenas um “reloginho digital” no topo do painel, que mostra as atividades dos assistentes de condução (alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, aviso da presença de pedestres na pista, comutação automática do farol alto e leitor de placas de sinalização). Na realidade, o tal reloginho é um aparelho desenvolvido e produzido pela empresa de mobilidade israelense Mobileye, e pode ser adquirido e instalado em qualquer carro. Até pouco tempo atrás, estava à venda no Aliexpress por pouco menos de R$26 mil (Mobileye 8 Connect). Para a Amarok, a tecnologia ganhou outro nome (Safer Tag) e é item de série das versões Highline e Extreme. Na Comfortline é opcional por R$2.430.  

Desde a versão Comfortline, aliás, a Amarok já tem piloto automático, câmera de ré, bancos dianteiros com ajustes elétricos, direção assistida (hidráulica!), faróis em LED, faróis e lanternas de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos aquecíveis, retrovisor interno fotocrômico, bancos/volante/alavanca forrados em couro sintético e rodas de liga-leve aro 17. As mais caras já têm tela colorida no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital dual zone, rodas aro 20 e santantônio especial. Toda a linha pode receber blindagem licenciada pela Volks, mantendo a garantia. 

Foto: VW/divulgação

Sem a opção do motor 2.0 turbodiesel desde 2022, vetado pelas leis de emissão do Proconve, hoje a VW oferece nela apenas o V6 3.0 turbodiesel, que também chegou a equipar Audi’s e Porsche’s. Na linha 2025, ainda são 258 cv de potência (overboost para 272 cv) com 59,1 mkgf de torque, distribuído sempre para as quatro rodas através de uma transmissão automática de oito marchas (tração 4×4 permanente). A picape segue acelerando em 8,0 segundos na prova de 0 a 100 km/h e correndo até 190 km/h.  

A Nova VW Amarok 2025 tem mais de 85 acessórios disponíveis e seis cores no catálogo: Branco Puro, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium, Cinza Oliver e Azul Atlantic. Sua garantia foi ampliada, e agora tem cinco anos sem limite de quilometragem.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.