(Lançamento) Nova Ford F-150 tem caçamba com “tampa dupla” e preço antigo

Mal deu tempo de se acostumar com a F-150, e ela já mudou. A nova linha da caminhonete mais vendida dos EUA chega ao Brasil com uma só versão, a Lariat, que pode ser “convencional”, com cromados e enfeites, ou Black, mais esportiva e discreta com detalhes em preto, incluindo emblemas, rodas e grade. O preço das duas é o mesmo, R$520 mil, que não por coincidência era o quanto custava a antiga topo de linha Platinum, que sai de linha após pouco mais de 1 ano e meio de estreia no nosso mercado. O motivo? A Platinum agora só existe com motor V6 superalimentado no mercado norte-americano, e aqui no Brasil a Ford quer o V8 presente em toda a linha F-150.

Na verdade, a picapona ganhou uma série de modificações que surgiram nos EUA logo depois do primeiro lançamento dela por aqui, em meados de 2023. São elas a nova frente, com grade redesenhada, faróis modernizados com luzes diurnas em formato da letra “F” e elementos dianteiros mais verticais, enquanto as laterais esbanjam rodas aro 20 com desenho inédito e a traseira traz lanternas com outros arranjos internos, modificações no parachoque (cromado na Lariat e da cor da carroceria na Lariat Black), e na tampa da caçamba.  

Aliás, a nova tampa do compartimento de carga é interessante: ela pode ser aberta para baixo, como em qualquer picape, mas sua parte central é “recortada”, permitindo abertura lateral separada, como a porta de um armário. Dessa forma, é como se houvesse duas tampas com diferentes mecanismos, uma embutida na outra. Segundo a Ford, essa solução, batizada de “Pro Access”, facilita bastante o uso da função de reboque da picapona, que pode puxar quase 3,5 toneladas. A marca também fala em um “acesso prático e sem esforço à caçamba” de 1.370 litros de capacidade.  

Com essas mudanças, que chegam como linha 2024, a Ford almeja conquistar a liderança do segmento de caminhonetes grandes com PBT abaixo de 3,5 toneladas, hoje composto também pelas Ram 1500 e Chevrolet Silverado. Seu V8tão Coyote 5.0, emprestado do Mustang, continua rendendo 405 cv de potência com quase 57 mkgf de torque, tendo como parceira a transmissão automática de 10 velocidades e a tração 4×4 com reduzida. Esse conjunto permite que a F-150 acelere de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos, graças a melhor relação peso X potência dentre as rivais (5,9 kg/cv).  

A linha 2024 recebe também alguns equipamentos extras no seu pacote de série, como as lanternas interativas que indicam, através do acendimento de barras de LED, a quantidade de peso na caçamba, uma informação obtida através de sensores nas suspensões traseiras que calculam o quanto de peso ela está carregando. A informação pode ser acessada também pela multimídia de 12” com novo layout. Outra novidade é o head-up display de série, item que o modelo ficava devendo até então. Mudam também as cores e acabamentos internos (cromados com tons terrosos na Lariat e detalhes cinza na Lariat Black).  

E mesmo com a saída de cena da antiga versão completona Platinum, as novas Lariat e Lariat Black continuam bem equipadas, com praticamente todo o conteúdo anterior: tanque de combustível estendido (136 litros), protetores inferiores de cárter, transmissão e diferencial, grade aerodinâmica ativa, sistema Start&Stop, bloqueio eletrônico do diferencial, sete modos de condução, piloto automático adaptativo com função Stop & Go, um amplo pacote de assistentes de condução (ADAS), conexões sem fio com smartphone, conexão com app FordPass, câmera 360º, bancos dianteiros elétricos, pedaleira e coluna de direção com ajustes elétricos, sistema de som Bang&Olufsen com 14 alto-falantes, alavanca de transmissão rebatível e por aí vai.  

A Ford aproveitou para anunciar uma garantia maior para a Nova F-150, com cobertura de cinco anos sem limite de quilometragem (antes eram três), e um total de seis cores disponíveis para a carroceria: Branco Nur, Preto Vesúvio, Cinza Avalanche, Cinza Torres, Vermelho Zadar e Azul Mônaco. Na sua lista de acessórios disponíveis para personalização, itens como capota rígida com abertura/fechamento elétricos, capota de lona, suporte para bicicletas, adesivos decorativos, caixas organizadoras para a caçamba, santantônio e até uma barraca de camping. 

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.