(Lançamento) Nissan Versa traz nova versão esportivada SR para a linha 2025

A Nissan vem comemorando alguns feitos no mercado nacional nos últimos anos. Para começar, anunciou investimentos de quase R$3 bilhões no país até 2025, para bancar a nova geração do Kicks, o desenvolvimento de um motor 1.0 turbo, além de progredir com um modelo inédito, que será produzido na sua planta em Resende (RJ). Além disso, foi a fabricante que mais cresceu nas vendas no Brasil em 2023, e agora aproveita o destaque para lançar a linha 2025 do seu sedan compacto premium Versa, que também marca um aumento nos emplacamentos por aqui.  

Foto: Nissan/divulgação

Não há nada inédito no design, motorização ou tecnologias de série, porém o modelo agora tem uma nova versão: SR, que já estava cotada para o mercado brasileiro desde que aportou na Argentina em janeiro. Com apelo mais esportivo, preço de R$124 mil e a mesmíssima mecânica do restante da linha, a novidade também vêm do México, junto das já conhecidas versões Sense (R$110,6 mil), Advance (R$118 mil) e Exclusive (R$132,2 mil). A SR, na realidade, é uma “ponte” entre a intermediária Advance e a topo de linha Exclusive, mas é baseada na primeira. 

Externamente, o destaque fica para a grade em preto brilhante que ganha o discreto emblema da versão em vermelho, enquanto as rodas diamantadas aro 16 são emprestadas do próprio Versa Advance. Os retrovisores recebem capas em preto brilhante, e na traseira está o mesmo spoiler encontrado na configuração mais cara Exclusive, junto do emblema alusivo na tampa traseira. Por dentro, bancos forrados em tecido preto e laranja, combinando com o tom das costuras do painel e laterais de portas. A cabine também conta com apliques imitando fibra de carbono, detalhes prateados que lembram alumínio e partes em black piano.  

Foto: Nissan/divulgação

O powertrain é mais do que conhecido, e está em toda a linha do Versa, além do Kicks: motor 1.6 16v HR16DE flex, inteiro em alumínio e com duplo comando variável, rendendo tímidos 110/113 cv de potência com pouco mais de 15 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado a transmissão automática tipo CVT que simula seis marchas. A fabricante declara 10,7 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, e velocidade máxima de 180 km/h. Suspensão, freios e direção seguem inalterados, porém ainda são virtudes do modelo o ótimo espaço interno e o amplo porta-malas. 

A lista de equipamentos é praticamente igual à da versão Advance, que dá direito aos faróis halógenos, bancos em tecido, ar-condicionado manual, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos parcialmente digital de 7”, chave presencial, partida do motor por botão, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, carregador de celular sem fio, câmera 360º, sensores de estacionamento traseiros, acendimento automático dos faróis, luzes de neblina, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, 6 airbags etc.  

Sem opcionais, a nova versão pode ser pintada em cinco cores: Branco Diamond, Preto Premium, Cinza Grafite, Cinza Lunar e Vermelho Scarlet. Com exceção do preto e do vermelho, todas custam R$2 mil extras. A linha 2025 do Nissan Versa já pode ser adquirida na rede de concessionárias da marca.  

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.