(Lançamento) Nissan Versa traz nova versão esportivada SR para a linha 2025
A Nissan vem comemorando alguns feitos no mercado nacional nos últimos anos. Para começar, anunciou investimentos de quase R$3 bilhões no país até 2025, para bancar a nova geração do Kicks, o desenvolvimento de um motor 1.0 turbo, além de progredir com um modelo inédito, que será produzido na sua planta em Resende (RJ). Além disso, foi a fabricante que mais cresceu nas vendas no Brasil em 2023, e agora aproveita o destaque para lançar a linha 2025 do seu sedan compacto premium Versa, que também marca um aumento nos emplacamentos por aqui.
Não há nada inédito no design, motorização ou tecnologias de série, porém o modelo agora tem uma nova versão: SR, que já estava cotada para o mercado brasileiro desde que aportou na Argentina em janeiro. Com apelo mais esportivo, preço de R$124 mil e a mesmíssima mecânica do restante da linha, a novidade também vêm do México, junto das já conhecidas versões Sense (R$110,6 mil), Advance (R$118 mil) e Exclusive (R$132,2 mil). A SR, na realidade, é uma “ponte” entre a intermediária Advance e a topo de linha Exclusive, mas é baseada na primeira.
Externamente, o destaque fica para a grade em preto brilhante que ganha o discreto emblema da versão em vermelho, enquanto as rodas diamantadas aro 16 são emprestadas do próprio Versa Advance. Os retrovisores recebem capas em preto brilhante, e na traseira está o mesmo spoiler encontrado na configuração mais cara Exclusive, junto do emblema alusivo na tampa traseira. Por dentro, bancos forrados em tecido preto e laranja, combinando com o tom das costuras do painel e laterais de portas. A cabine também conta com apliques imitando fibra de carbono, detalhes prateados que lembram alumínio e partes em black piano.
O powertrain é mais do que conhecido, e está em toda a linha do Versa, além do Kicks: motor 1.6 16v HR16DE flex, inteiro em alumínio e com duplo comando variável, rendendo tímidos 110/113 cv de potência com pouco mais de 15 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado a transmissão automática tipo CVT que simula seis marchas. A fabricante declara 10,7 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, e velocidade máxima de 180 km/h. Suspensão, freios e direção seguem inalterados, porém ainda são virtudes do modelo o ótimo espaço interno e o amplo porta-malas.
A lista de equipamentos é praticamente igual à da versão Advance, que dá direito aos faróis halógenos, bancos em tecido, ar-condicionado manual, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos parcialmente digital de 7”, chave presencial, partida do motor por botão, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, carregador de celular sem fio, câmera 360º, sensores de estacionamento traseiros, acendimento automático dos faróis, luzes de neblina, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, 6 airbags etc.
Sem opcionais, a nova versão pode ser pintada em cinco cores: Branco Diamond, Preto Premium, Cinza Grafite, Cinza Lunar e Vermelho Scarlet. Com exceção do preto e do vermelho, todas custam R$2 mil extras. A linha 2025 do Nissan Versa já pode ser adquirida na rede de concessionárias da marca.