(Lançamento) Nissan Kicks Play estreia como opção mais barata da (futura) nova geração

Lembra de quando a Nissan lançou a nova geração do Versa em 2020 e logo “rebaixou” a antiga com o nome de V-Drive, custando menos? Pois a marca japonesa segue exatamente a mesma cartilha agora com o SUV Kicks: em breve, ele chegará completamente renovado no mercado nacional, com tudo inédito, mas a atual geração seguirá como alternativa mais em conta. O nome? Kicks Play, como vários sites do meio já antecipavam.  

O “novo Kicks antigo” será vendido em três versões, Active Plus, Sense e Advance Plus, mas nenhuma delas teve seu preço divulgado por enquanto. Ainda assim, o carro já consta no site da fabricante, inclusive na ferramenta de configuração com versões, cores, acessórios e por aí vai. Essas três versões, vale falar, já estavam disponíveis na linha anterior, antes da chegada do Play. As antigas Exclusive e Exclusive Tech deixam de existir para reduzir seus preços e evitar briga com a futura nova geração, prevista para o fim desse primeiro semestre.  

O Kicks Play recebeu algumas novidades se comparado com o Kicks “convencional”: além do emblema novo na tampa traseira, a versão Sense, agora intermediária, passa a trazer rodas de liga-leve aro 17 com acabamento diamantado, enquanto a “topo de linha” Advance Plus recebe alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem. E, como presente para quem comprar a novidade como pessoa física (CPF), estará disponível 1 ano grátis para Amazon Music no plano ilimitado.  

O motor 1.6 16v de aspiração natural, o conhecido HR16DE, continua inalterado, atendendo as exigências do Proconve L8. Ele gera tímidos 110/113 cv de potência com torque máximo ao redor dos 15 mkgf (gas/eta), e trabalha sempre em conjunto com a transmissão automática tipo CVT com seis marchas simuladas. A prova de 0 a 100 km/h é cumprida ao redor dos 12 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h (etanol). O consumo é relativamente baixo: 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol, ou 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. 

No mais, nada muda: continua o visual atualizado pela última vez em 2021, o limitado tanque de combustível com 41 litros, o bom porta-malas de 432 litros declarados e o espaço interno interessante graças aos 2,62 m de distância entre-eixos. Mecanicamente, freios a disco na dianteira e tambores na traseira, além do sistema de suspensões convencional: McPherson na frente e eixo de torção atrás. 

O pacote de equipamentos inclui, desde a versão mais básica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, ajuste de altura para o banco do motorista, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional regulável em altura e profundidade, piloto automático, regulagem elétrica de altura dos faróis, monitor de pressão dos pneus (TPMS), 6 airbags e multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay. A versão mais completa pode oferecer bancos forrados em couro sintético, sensor crepuscular, chave presencial, partida por botão, painel de instrumentos com tela digital de 7”, retrovisor interno fotocrômico, multimídia de 8”, rodas de liga aro 17 diamantadas etc. 

Não está mais disponível a pintura em dois tons para a carroceria do SUV compacto, portanto agora ele pode ser pintado em cinco cores únicas: Branco Diamond, Preto Premium Prata Classic, Cinza Grafite e Vermelho Malbec.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.