(Lançamento) Mitsubishi Pajero Sport 2025 se atualiza para combater Nova Trailblazer e SW4
Apesar de pouco lembrada no mundo de SUVzões, a Pajero Sport segue sendo vendida no mercado nacional, e agora na linha 2025 estreia novidades. O modelo tem sempre sete lugares, é importado da Tailândia e agora conta com quatro versões: HPE de R$350 mil, HPE-S de R$380 mil, Legend de R$420 mil e Legend Black de R$426 mil, sendo essa última novidade. As duas primeiras, HPE e HPE-S, tem preços promocionais de lançamento, que devem durar até o final de setembro. Após isso, encarecerão R$26 mil e R$14 mil, respectivamente.
Na realidade, até então a Legend Black era uma série especial limitada, que agora passa a ser versão oficial, se diferenciando da Legend “comum” pela grade escurecida, rodas aro 20 com acabamento preto, dentre outros detalhes em black piano, que combinam com a carroceria sempre pintada de preto brilhante. Se comparada com a Legend Black 2024, ainda edição limitada, a 2025 estreou novos acabamentos internos e visual externo.
A Pajero Sport, aliás, foi atualizada agora na linha 2025 para combater as duas principais rivais, Nova Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, que trabalham com preços e públicos parecidos. Como novidades da “peruona” derivada da L200, destaca-se a grade redesenhada, com novos elementos visuais e tomadas de ar repensadas, focando em algo mais discreto com acabamento escurecido e imitando metal acetinado. As rodas de liga-leve, aro 18 ou 20 dependendo da versão, ganham desenho inédito, enquanto a cabine estreia um inédito volante de três raios, painel de instrumentos digital nas versões mais caras, além de materiais novos para bancos e laterais de portas, por exemplo.
A oferta de itens de série para todas as versões inclui ar-condicionado automático digital com saídas para as três fileiras de bancos, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, bancos dianteiros com ajustes elétricos, conjunto óptico full-LED, controle eletrônico de descidas (HDC), lavadores elétricos de faróis, paddle-shifts para trocas de marchas no volante, multimídia com GPS offline integrado e Waze (7” ou 8”, dependendo da versão), câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, sensor crepuscular, 7 airbags, volante multifuncional, bancos forrados em couro sintético, frenagem autônoma de emergência e afins.
As mais caras ainda podem ter painel de instrumentos digital, bancos da primeira e segunda fileiras com aquecimento, câmera 360º, piloto automático adaptatico (ACC), monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, teto-solar e por aí vai.
Mecanicamente, faz parte do conjunto da Pajero Sport o mesmo 2.4 turbodiesel de quatro cilindros em linha e Common Rail que equipa a L200, operando junto a um câmbio automático de oito marchas. Tração 4×4, modo de reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro também estão inclusos no pacote. São 190 cv de potência com quase 44 mkgf de torque, permitindo, segundo dados oficiais, aceleração de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. O INMETRO declara que o Mitsubishi consegue rodar 8,9 km na cidade e 11,4 km na estrada com 1 litro de diesel, o que pode significar uma autonomia de até 775 km (tanque de 68 litros).
O SUVzão mede 4,85 m de comprimento por 1,81 m de largura e mais de 1,80 m de altura, se beneficia pela segunda maior distância entre-eixos da categoria, de 2,80 m, e tem pouco mais de 500 litros de porta-malas na configuração de cinco lugares. Lembrando que ele é construído no estilo de chassi separado da cabine, como uma caminhonete. As suspensões também são típicas de picape, com eixo rígido na traseira e braços sobrepostos na dianteira, mas, ao menos, há freios a disco nas quatro rodas de série. Em contrapartida, sua direção ainda traz a obsoleta assistência hidráulica.
A Pajero Sport 2025 conta com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, e a Mitsubishi oferece quatro cores para sua carroceria: Branco Diamante, Preto Jet Black, Cinza Grafite e Prata Lâmina. O comprador do SUV ainda pode escolher o interior preto ou bege, enquanto a topo de linha Legend Black traz a cabine sempre mesclando couro sintético preto com bordô.