(Lançamento) Mini traz Novos Cooper de cinco portas e Countryman JCW ao Brasil

Em uma tacada só, a Mini do Brasil decidiu renovar todo seu portfólio de modelos. Como apostas mais recentes, começou as vendas dos novos Mini Cooper de cinco portas em duas versões (Exclusive de R$250 mil e Top de R$280 mil), e do SUV esportivo Countryman JCW em configuração única (ALL4 de R$380 mil). O primeiro dá continuidade à linha do Novo Cooper, até então vendido sempre com três portas, enquanto o segundo deriva dos Novos Countryman, também já disponíveis no mercado nacional. 

O Cooper de cinco portas (na realidade, quatro mais a tampa do porta-malas) promete maior praticidade e espaço interno. Se comparado com seu irmão de três portas, é 16 cm mais longo (4,00 m no total), 3 cm mais alto (1,46 m) e tem a distância entre-eixos “espichada” em 7 cm (2,57 m). Seu porta-malas comporta 275 litros, ou 65 a mais que os carros de três portas, podendo crescer para 925 litros com os bancos traseiros rebatidos.  

Foto: Mini/divulgação

De diferente no visual, tem a terceira coluna mais verticalizada, teto mais plano e uma janelinha lateral extra, logo após as portas traseiras. As duas versões trazem rodas de liga-leve aro 17, cada uma com design próprio.  

Foto: Mini/divulgação

A Mini afirma que o Cooper de cinco portas mantém o nível de personalização e a essência original do carrinho, incluindo “uma direção ágil e divertida” graças a calibrações exclusivas da mecânica. Para as duas versões, Exclusive e Top, o motor é o 2.0 turbo a gasolina, de quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, fornecendo 204 cv de potência com 31,5 mkgf de torque. Seu parceiro é o câmbio Steptronic, automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Oficialmente, são apenas 6,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h e velocidade máxima limitada em 240 km/h. 

Foto: Mini/divulgação

De série, assinatura personalizável dos faróis em LED, iluminação ambiente em LED personalizável, teto-solar panorâmico, freio de mão eletromecânico, seletor de modos de condução, carregador de celular sem fio, tela central redonda de 24 cm de diâmetro (engloba multimídia e instrumentação), conexão sem fio com smartphones Android Auto e Apple CarPlay, controles do carro por comandos de voz, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco do motorista com memórias de posição e função de massagem, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro e por aí vai. 

Foto: Mini/divulgação

A versão Top, mais cara, recheia essa lista com sistema de som Harman-Kardon, head-up display, piloto automático adaptativo (ACC), navegador GPS online, sensores de estacionamento 360º, câmeras 360º com projeção 3D do carro, entre outros.  

Foto: Mini/divulgação

Os Cooper de cinco portas, que já podem ser adquiridos nas concessionárias Mini pelo país, contam com cinco cores disponíveis: Cinza Fusão, Vermelho Chili, Verde Britânico, Preto Meia-Noite, Branco Nanuque, Azul Icy Sunshine, Azul Ardente, Azul Pôr-do-Sol, Cinza Lenda, Verde Onda Oceânica e Amarelo Sunny Side. O teto pode ser da mesma cor da carroceria, branco, preto ou azul (esta só para a versão Top). O interior da Exclusive mescla tecido e couro preto ou cinza, enquanto a Top é revestida em couro inteiro preto, ou mesclando azul escuro com cinza claro.  

Já o Countryman JCW, da divisão esportiva John Cooper Works, mantém a pegada de crossover/SUV apimentado. Se comparada com a antiga geração, essa nova JCW cresceu quase 14 cm no comprimento (4,43 m totais) e 8,5 cm na altura (1,65 m), com cerca de 2,70 m de entre-eixos. Também pelo “corpinho” maior, comporta 55 litros a mais no porta-malas, que atinge os 505 litros. Além disso, ele esbanja um novo logotipo da grife esportiva britânica, mantendo as cores tradicionais branco, preto e vermelho.  

Foto: Mini/divulgação

Ele se diferencia dos Countryman “normais” (leia mais sobre eles aqui) pela dianteira mais agressiva, com parachoque, grade e entradas de ar redesenhadas, rodas aro 20 exclusivas, além da traseira que dá destaque as quatro saídas de escape (duas de cada lado). Toda a carroceria ainda é incrementada com detalhes e adereços vermelhos: a cor aparece em detalhes dos parachoques, nas pinças de freios dianteiras e capas dos retrovisores. O vermelho ainda está nas costuras internas e em apliques dos bancos dianteiros e traseiros, em partes do console e na decoração do painel.  

Foto: Mini/divulgação

De série, o mesmo motor 2.0 turbo a gasolina, porém aperfeiçoado e recalibrado para chegar a 317 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. A transmissão é a Steptronic, de duas embreagens e sete marchas, com o plus dos paddle-shifts para trocas manuais atrás do volante. A marca do Reino Unido afirma que o seu SUV esportivo demora 5,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h, correndo até os 250 km/h (limitador eletrônico). 

Foto: Mini/divulgação

Além de freios a disco mais poderosos nas quatro rodas e suspensões endurecidas para privilegiar a dinâmica de condução, o JCW inclui nessa receita a tração integral permanente ALL4, que distribui o torque de forma automática e independente para as quatro rodas. Graças ao sistema de escapamento especial, o ronco do SUV esportivo também é engrossado e mais nítido.  

Foto: Mini/divulgação

No mais, é um Mini dos mais completos, com tela central redonda de 24 cm, instrumentação totalmente digital, head-up display, controles do carro por comandos de voz, conexão sem fio para smartphones Android e IOS, sistema de som Harman-Kardon com 12 alto-falantes, freio de mão eletromecânico, conexão com app MINI App (permite controles do carro à distância, pelo celular), câmeras 360º com projeção 3D, sensores de estacionamento 360º, sistema de estacionamento semiautônomo, piloto automático adaptativo (ACC), pacote ADAS de assistentes de condução etc. 

A novidade esportiva da Mini pode ser pintada em dez cores (Cinza Fusão, Vermelho Chili, Verde Britânico, Preto Meia-Noite, Branco Nanuque, Azul Ardósia, Azul Ardente, Azul Pôr-do-Sol, Cinza Lenda e Verde Esfumaçado), com teto vermelho combinando com faixas adesivas vermelhas pela carroceria, ou preto, também fazendo par às faixas pretas. O interior é sempre em couro preto com detalhes vermelhos, sem possibilidade de mudança.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.