(Lançamento) Mini Cooper Hatch e Cabrio estreiam versão esportiva JCW


Temos um novo hot-hatch no mercado brasileiro! A notícia é trazida por bons ventos da Mini, tradicional fabricante britânica, que lança no Brasil as novas gerações dos seus Cooper Hatch e Cabrio na versão apimentada JCW (sigla para “John Cooper Works”). A novidade chega logo após o desembarque do Cooper Cabrio, conversível, em sua quarta geração, que, na verdade, é baseada na anterior, a terceira. O Cooper Hatch já está presente no mercado nacional com três ou cinco portas, além do elétrico.
O Cooper Hatch JCW estreia por R$320 mil, ou R$50 mil a mais que um Hatch convencional, enquanto o Cooper Cabrio JCW é tabelado em R$350 mil, ou R$30 mil a mais que o Cabrio normal. Externamente, os esportivos recebem arranjos internos diferenciados nos faróis (bem como novas luzes de condução diurna), enquanto saem de cena os frisos cromados (trocados por black piano). Além da grade com maior capacidade de tomada de ar, os parachoques recebem pequenos apliques em vermelho nas laterais, perto de entradas aerodinâmicas inéditas.
Atrás, linhas também mais agressivas, e a saída central redonda do escapamento em destaque. Lembrando que o Cabrio JCW é baseado na geração anterior, por isso é diferente do Hatch JCW, totalmente novo, nas linhas gerais da traseira. Há rodas diamantadas exclusivas, com aro 17, e freios a disco nas quatro rodas com pinças pintadas de vermelho. Ambos ainda trazem o interior com bancos exclusivos (mais firmes e reforçados nas abas laterais), repleto de apliques vermelhos e, atrás do volante de dois raios, estão os paddle-shifts para trocas de marchas manuais.

Debaixo do capô, o conhecido motor 2.0 turbo a gasolina, com quatro cilindros e injeção direta, que nos JCW está mais poderoso: 231 cv de potência com 38,7 mkgf de torque. Para efeito de comparação, a antiga geração não tinha muito mais que 32,5 mkgf, também com 231 cv. Com tração sempre dianteira, os JCW mantêm a transmissão automatizada de dupla embreagem e oito velocidades. Com esse conjunto, o Hatch esportivo demora 6,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h, atingindo os 250 km/h de velocidade máxima. O Cabrio é um pouquinho mais lento, afinal pesa mais: 6,4 segundos e 245 km/h, respectivamente.
O conjunto mecânico inclui um sistema de suspensões independentes nas quatro rodas com acertos exclusivos das molas e amortecedores, privilegiando a dinâmica de condução e o melhor comportamento em curvas rápidas, acelerações e frenagens. Segundo a Mini, os modelos “trazem uma sensação de kart combinada à agilidade nas trocas de direção”. A fabricante não entrou em detalhes quanto a calibrações específicas da direção.

Destaque para o modo de condução mais esportivo, o Go-Kart, que nos JCW muda as respostas de acelerador, motor e transmissão em prol da melhor performance, e adapta o interior com a iluminação ambiente e outros detalhes mais esportivos. Nesse modo, também, aparecem informações extras na tela central redonda que serve ao painel de instrumentos e multimídia: porcentagem de torque, indicador de força G e por aí vai.

De série, Hatch e Cabrio JCW trazem sistema de som assinado pela Harman Kardon (365 Watts de potência), tela central multifuncional redonda com 24 cm de diâmetro, conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS embutido, carregador de celular sem fio, assistente inteligente de voz (“Olá Mini”), conexão com Mini App, compatibilidade com chave digital (NFC), piloto automático adaptativo (ACC), câmeras 360º, sistema Park Assist (estacionamento semiautônomo), sensores de estacionamento 360º, assistente de reversão de manobras (refaz, sozinho, manobras complicadas), além de um amplo pacote ADAS.
O Mini Cooper Hatch JCW chega ao Brasil com uma ampla paleta com 11 cores, sendo a maioria delas acompanhado pelo teto em vermelho metálico. O Cooper Cabrio JCW conta com 12 tons para a carroceria, e a capota retrátil pode ser totalmente preta, ou preta com o desenho da bandeira do Reino Unido em cinza. Na cabine de ambos, prevalece o preto com detalhes vermelhos.