(Lançamento) Mercedes-Benz Sprinter Street está mais potente na linha 2026


Sem muito alarde, a Mercedes-Benz estreou no Brasil a linha 2026 da van Sprinter. As novidades são poucas, mas importantes, e giram em torno de uma das linhas mais vendidas, a Street. Como o próprio nome diz (“street” significa “rua” em inglês), essa configuração é mais destinada aos centros urbanos, por isso tem PBT (Peso Bruto Total) limitado em 3.500 kg, ou 3,5 toneladas. Ela está disponível nas carrocerias Furgão (van fechada) e Truck (caminhãozinho para encarroçamento), com preço inicial de R$307,3 mil na configuração mais simples.

A nova linha muda de nome, e passa a se chamar “Street 317” (antes era “Street 315”). Isso por conta da nova calibração do motor turbodiesel, que continua sendo o OM654, 2.0, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas: ele salta de 150 para 170 cv de potência, melhora de 13% (mesmos 3.800 rpm), enquanto o torque cresce de 34,7 para 40,8 mkgf, ou seja, está 18% maior (aos 1.700 rpm, versus 1.500 rpm da versão anterior).

A Mercedes não declara exatamente o que levou aos aumentos, mas garantiu “acelerações mais rápidas e maior segurança nas ultrapassagens”. A transmissão segue sendo a manual de 6 marchas (ZF 6S480), e o modelo agora atinge os 160 km/h de velocidade máxima (eram 155). Essa calibração mais poderosa do 2.0 turbodiesel, vale falar, é igual a utilizada nos modelos maiores da linha Sprinter, como 417 e 517.

A lista de itens de série segue completa, mesmo na Street 317 de entrada: chave presencial, partida do motor por botão, painel de instrumentos com tela digital multifuncional, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, sensor crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, sistema de som com quatro alto-falantes, rádio AM/FM com Bluetooth, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor e mais. Opcionalmente, estão disponíveis volante multifuncional, piloto automático, multimídia de 10,2” com conexões Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré, divididos em dois pacotes.
Há três configurações de entre-eixos (3,25 m, 3,66 m ou 4,32 m) e, no caso do Furgão, quatro capacidades do baú (7,5 m³, 9 m³, 10,5 m³ ou 14 m³). A opção Truck, vendida no formato chassi-cabine, permite diversas adaptações e encarroçamentos, como motorhome, pet shop móvel, ambulância, baú refrigerado, food truck, carroceria de madeira e por aí vai.

Nada muda no design, que segue inalterado desde a chegada da atual geração, em 2019. Freios a disco nas quatro rodas, suspensões tipo Duplo A na dianteira e feixe de molas na traseira, e direção com assistência elétrica estão inclusos na mecânica. No tanque de combustível vão até 71 litros. São sete cores disponíveis para o utilitário: Branco Ártico, Preto Obsidiano, Prata Irídio, Cinza Sólido, Cinza Selenita, Cinza Tenorite e Azul Cavansita.