(Lançamento) Mercedes-Benz Sprinter Street está mais potente na linha 2026

Sem muito alarde, a Mercedes-Benz estreou no Brasil a linha 2026 da van Sprinter. As novidades são poucas, mas importantes, e giram em torno de uma das linhas mais vendidas, a Street. Como o próprio nome diz (“street” significa “rua” em inglês), essa configuração é mais destinada aos centros urbanos, por isso tem PBT (Peso Bruto Total) limitado em 3.500 kg, ou 3,5 toneladas. Ela está disponível nas carrocerias Furgão (van fechada) e Truck (caminhãozinho para encarroçamento), com preço inicial de R$307,3 mil na configuração mais simples.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

A nova linha muda de nome, e passa a se chamar “Street 317” (antes era “Street 315”). Isso por conta da nova calibração do motor turbodiesel, que continua sendo o OM654, 2.0, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas: ele salta de 150 para 170 cv de potência, melhora de 13% (mesmos 3.800 rpm), enquanto o torque cresce de 34,7 para 40,8 mkgf, ou seja, está 18% maior (aos 1.700 rpm, versus 1.500 rpm da versão anterior).  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

A Mercedes não declara exatamente o que levou aos aumentos, mas garantiu “acelerações mais rápidas e maior segurança nas ultrapassagens”. A transmissão segue sendo a manual de 6 marchas (ZF 6S480), e o modelo agora atinge os 160 km/h de velocidade máxima (eram 155). Essa calibração mais poderosa do 2.0 turbodiesel, vale falar, é igual a utilizada nos modelos maiores da linha Sprinter, como 417 e 517.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

A lista de itens de série segue completa, mesmo na Street 317 de entrada: chave presencial, partida do motor por botão, painel de instrumentos com tela digital multifuncional, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, sensor crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, sistema de som com quatro alto-falantes, rádio AM/FM com Bluetooth, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor e mais. Opcionalmente, estão disponíveis volante multifuncional, piloto automático, multimídia de 10,2” com conexões Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré, divididos em dois pacotes.  

Há três configurações de entre-eixos (3,25 m, 3,66 m ou 4,32 m) e, no caso do Furgão, quatro capacidades do baú (7,5 m³, 9 m³, 10,5 m³ ou 14 m³). A opção Truck, vendida no formato chassi-cabine, permite diversas adaptações e encarroçamentos, como motorhome, pet shop móvel, ambulância, baú refrigerado, food truck, carroceria de madeira e por aí vai.  

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Nada muda no design, que segue inalterado desde a chegada da atual geração, em 2019. Freios a disco nas quatro rodas, suspensões tipo Duplo A na dianteira e feixe de molas na traseira, e direção com assistência elétrica estão inclusos na mecânica. No tanque de combustível vão até 71 litros. São sete cores disponíveis para o utilitário: Branco Ártico, Preto Obsidiano, Prata Irídio, Cinza Sólido, Cinza Selenita, Cinza Tenorite e Azul Cavansita.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.