(Lançamento) Mercedes-AMG G63: jipão esportivo estreia sistema híbrido-leve, mas mantém V8
Queridinho dos famosos pelo mundo, o jipão G63, variação esportiva do clássico Mercedes Classe G, começa a chegar ao Brasil com novidades. O modelo é daqueles que sofre mudanças pontuais, bastante discretas, a fim de manter a tradição estética e a aparência praticamente única: quadradona, imponente e que transpira robustez, como pede um SUV “raiz” como ele. O preço novo é só um pouco maior que o antigo: R$1.989.900,00. Para muitos, cifra mais conhecida como “dois milhões de Reais”.
O Mercedes Classe G existe no mundo desde 1979, e agora em 2025 comemora seu 46º aniversário. A variante esportiva, de início preparada pela Brabus e depois pela AMG, deu as caras pela primeira vez no finalzinho da década de 80. Essa linha G63 que chega agora ao mercado nacional faz parte da linha W465, que é praticamente uma segunda reestilização da geração produzida desde 2018.
O motorzão V8 biturbo 4.0 rende nada menos que 585 cv de potência com quase 87 mkgf de torque, e segue associado a transmissão automática de nove velocidades. Pela primeira vez, há a parceria de um conjunto híbrido-leve de 48 Volts, o conhecido BSG, tecnologia que une motor de arranque ao alternador para criar um motor elétrico. No caso do jipão, o sistema rende 20 cv e 20,5 mkgf adicionais, ou praticamente o mesmo torque de um VW T-Cross 1.0 turboflex. Sua tração é integral permanente, com 60% da força enviada para as rodas dianteiras em condições normais.
A força elétrica adicional está disponível por um tempo limitado, mas isso não impediu acelerações mais rápidas: agora o 0 a 100 km/h demora 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 220 km/h. Por mais que esteja 0,1s mais rápido, o G63 com sistema híbrido-leve tem como um dos objetivos reduzir as emissões de poluentes, e ainda diminuir um pouco sua sede por gasolina. Vale lembrar que falamos de um carro com 2.640 kg em ordem de marcha, ou apenas 23 kg a menos que uma RAM 1500.
A estética do “off-road de luxo”, como a marca chama seu jipão, mudou pouco: ele recebeu um novo parachoque dianteiro exclusivo da linha AMG, com detalhes em aço inox, fazendo companhia aos faróis redondos com tecnologia de facho automático e adaptativo (são 84 pontos de LED individuais). O parachoque traseiro também passou por retoques, e as rodas são inéditas, com aro 22. Pela primeira vez, o G63 também passa a trazer emblema “AMG” no capô e na projeção das luzes de cortesia sob os retrovisores externos. Por dentro, um console redesenhado e outros detalhes.
No mais, o jipão, feito no esquema de chassi com longarinas separado da carroceria, mantém o sistema de suspensões com estabilização ativa e amortecedores com carga variável (AMG Active Ride Control), seletor de modos de condução especial (AMG Dynamic Select), pinças de freios pintadas de prata, discos perfurados com ventilação nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial frontal, central e traseiro, e por aí vai.
Ainda há dois pacotes opcionais, um mais esportivo e outro mais luxuoso. O primeiro adiciona capas dos retrovisores, cobertura do estepe, partes dos parachoques e outros detalhes da carroceria em fibra de carbono, somado a uma grade exclusiva em preto brilhante. O segundo, chamado de “Linha Superior”, capricha no acabamento interno com mais couro nappa e detalhes finos, adicionando ainda bancos com massagem e climatização.
A lista de itens de série do G63 inclui ar-condicionado digital automático de três zonas, iluminação ambiente em LED personalizável, câmera 360º, teto-solar, comandos de voz MBUX (“Hey Mercedes!), sistema de som Burmester 3D com 760 Watts de potência, navegador GPS 3D, um belo pacote ADAS e mais. A Mercedes ainda diz que é possível escolher dentre mais de 40 cores para a carroceria e 25 tipos de acabamento interno para o jipão. Sua chegada nas concessionárias deve acontecer durante o mês de janeiro.