(Lançamento) Lexus UX300h 2025: mesmo visual, outra motorização e menor preço

Os novos Lexus UX já estão desembarcando no Brasil. Sai de cena o 250h para dar lugar ao 300h, que é visualmente idêntico, porém recebe outra calibração de motor e transmissão, além de evoluções na propulsão híbrida. Aliás, aparentemente, o SUV finalmente perdeu o estranho emblema “Hybrid” instalado no canto inferior das portas traseiras. No mais, nele estão as mesmas rodas aro 18, faróis e lanternas em LED, parachoques vincados e a enorme grade do antigo UX250h.

Se comparado com o antigo UX250h Luxury, topo de linha, o novo UX300h desembarca em versão única com preço R$14 mil mais em conta: R$299.990. Apesar de não divulgar o nome da atual configuração do 300h, ela é bem próxima a Luxury nos itens de série e conteúdos no geral, ou seja, praticamente mantém o pacote mais completo de equipamentos. A opção mais simples Dynamic sai do catálogo.

Do porte de um Toyota Corolla Cross, o Lexus UX é um SUV médio com pegada de crossover, incluindo um teto mais baixo e o minúsculo porta-malas de 234 litros. Ele e Corolla Cross, aliás, compartilham a mesma plataforma modular, a TNGA GA-C. O novo 300h é fabricado no Japão e deriva de um projeto da segunda metade dos anos 2010, porém traz soluções interessantes de projeto, como portas, paralamas e capô feitos de alumínio, e tampa do porta-malas produzida com materiais compósitos.  

Foto: Lexus/divulgação

Seu motor a combustão ainda é o 2.0 16v de aspiração natural, com duplo comando variável, que passou de 145 para 152 cv de potência, mantendo os 18,8 mkgf de torque. Ele trabalha em parceria com um motor elétrico dianteiro de outros 112 cv e 20,6 mkgf (eram 107 cv e 20,2 mkgf no UX250h), fazendo com que a potência somada seja de 198 cv, ou 14 a mais que seu antecessor. A marca não informa o torque combinado, mas, no exterior, declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, com velocidade máxima de 177 km/h. O consumo oficial é baixo, de 17,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Foto: Lexus/divulgação

No conjunto, considerado a 5ª geração dos powertrain híbridos da Lexus, ainda está a transmissão continuamente variável transeixo, parecida com a dos Corolla Sedan e Cross em suas versões híbridas: similar a um CVT, é composta por engrenagens e uma planetária, e tem um redutor com função de administrar a força vinda do motor a combustão e do elétrico. Como novidade, agora sua alavanca de mudanças trabalha com comandos elétricos, o chamado shift-by-wire, e não mais mecânicos.  

Foto: Lexus/divulgação

A bateria de tração também é nova: ela troca o composto metálico de níquel por íon-lítio e é dividida em 60 células, todas instaladas debaixo do banco traseiro, para melhor distribuição de peso. Todo esse trem-de-força trabalha com um seletor com três modos de condução: Eco, Normal e Sport. No pacote, também está incluso um sistema de suspensões independentes nas quatro rodas (McPherson na frente e Duplo A atrás) e quatro freios a disco.  

Foto: Lexus/divulgação

Por dentro, uma nova tela de 12,3” para o painel de instrumentos (mesmo tamanho da multimídia), novos materiais de acabamento, botões com outros desenhos e gravuras, além da alavanca tipo joystick para a transmissão. No mais, nenhuma outra evolução.  

O pacote de equipamentos inclui bancos dianteiros aquecíveis e ventiláveis com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, cinco portas USB, teto-solar elétrico, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo com função anda-e-para (ACC com Stop&Go), alerta de saída de faixa ativo, assistente de manutenção na faixa, monitores de ponto-cego, farol alto com comutação automática, frenagem automática emergencial em balizas, 8 airbags e por aí vai.  

São 10 concessionárias da Lexus espalhadas pelo Brasil, e todas vendem o novo UX300h 2025 com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, ou oito anos de cobertura para o sistema híbrido. A marca não entrou em detalhes sobre a oferta de cores para a carroceria do modelo, porém adiantou que seu interior em couro pode ser preto, creme ou caramelo.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.