(Lançamento) Kia EV5 tem cara de carro-conceito e roda mais de 400 km por carga

A Kia Motors do Brasil agora entrou também no mundo dos carros 100% elétricos, e o primeiro a fazer parte desse time é o EV5, um SUV médio de porte de Chevrolet Equinox ou GWM Haval H6. Curiosamente, apesar da tradição da marca coreana de sempre trazer seus modelos do país de origem, o EV5 é chinês, feito na região de Yancheng. Por lá, aliás, o SUV apareceu pela primeira vez como conceito no início de 2023, adiantando praticamente todo o design final, que se tornou permanente na produção. Quem chega ao Brasil é a versão Land, de R$400 mil, chamando para briga BMW iX1, Volvo XC40, Mercedes-Benz EQA e por aí vai.  

O EV5, bastante moderno, é voltado ao público jovem mundo afora, mas a Kia brasileira tem pretensão de vendê-lo para “famílias ambientalmente conscientes que buscam inovação”. Seu motor elétrico é dianteiro, acoplado ao eixo da frente, e rende 217 cv de potência com cerca de 31 mkgf de torque imediato, que a fabricante diz permitir aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e bons (para um elétrico) 185 km/h de velocidade máxima. A construção também inclui uma plataforma modular, amplo uso de aços de alta resistência, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e freios a disco nas quatro rodas. 

Além da origem chinesa, mais duas coisas chamam a atenção no EV5: ele tem grandes baterias, de 88,1 kWh, e elas são fabricadas pela FinDreams, um braço do Grupo BYD. Pela boa capacidade de armazenamento de energia, o modelo consegue alcance interessante: pelo ciclo europeu WLTP, são 550 km declarados, enquanto o INMETRO, mais “pessimista”, fala em 402 km de autonomia por carga. Ainda segundo o Instituto brasileiro, se usasse gasolina como combustível, o EV5 faria o equivalente a 37,6 km/l na cidade e 30,5 km/l na estrada.  

Foto: Kia/divulgação

A Kia também promete rapidez nas recargas, mesmo com o tamanho generoso das baterias. A potência máxima suportada é de 360 kW e, nessas condições, o carro pode recuperar 80% da sua carga em 27 minutos, segundo a marca, tempo que sobe para pouco menos de 10 horas quando plugado em fontes comuns de 7 kW (wallbox, por exemplo).  

O EV5 Land que chega ao mercado nacional traz ar-condicionado digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros aquecíveis, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos (o compartimento, aliás, tem 531 litros), conjunto óptico full LED, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga-leve diamantadas aro 18, teto-solar panorâmico, retrovisor interno fotocrômico e carregador de celular por indução.  

Há ainda painel de instrumentos digital (12,3”), multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio (12,3”), modo One Pedal, controle eletrônico de descidas, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático adaptativo (ACC), vários assistentes inteligentes de condução (ADAS), um carregador portátil para tomadas 220V residenciais e um wallbox de 7 kW. Em contrapartida, não são mais que seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), e seu sistema de som só conta com quatro alto-falantes e dois tweeters. Pelo preço que custa, merecia mais.  

De acordo com a Kia, a garantia do EV5 é de cinco anos sem limite de quilometragem para o carro, ou oito anos/160 mil km para as baterias, e nos R$400 mil já estão inclusos os custos de revisão até os 60 mil km. O SUV conta com uma paleta diversificada de cores, com oito tons no total: Branco Neve, Prata Marfim, Prata Marfim Opaco, Azul Gelo, Azul Maré, Preto Noite Estelar, Cinza Mineral e Verde Iceberg.   

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.