(Lançamento) Kia EV5 tem cara de carro-conceito e roda mais de 400 km por carga
A Kia Motors do Brasil agora entrou também no mundo dos carros 100% elétricos, e o primeiro a fazer parte desse time é o EV5, um SUV médio de porte de Chevrolet Equinox ou GWM Haval H6. Curiosamente, apesar da tradição da marca coreana de sempre trazer seus modelos do país de origem, o EV5 é chinês, feito na região de Yancheng. Por lá, aliás, o SUV apareceu pela primeira vez como conceito no início de 2023, adiantando praticamente todo o design final, que se tornou permanente na produção. Quem chega ao Brasil é a versão Land, de R$400 mil, chamando para briga BMW iX1, Volvo XC40, Mercedes-Benz EQA e por aí vai.
O EV5, bastante moderno, é voltado ao público jovem mundo afora, mas a Kia brasileira tem pretensão de vendê-lo para “famílias ambientalmente conscientes que buscam inovação”. Seu motor elétrico é dianteiro, acoplado ao eixo da frente, e rende 217 cv de potência com cerca de 31 mkgf de torque imediato, que a fabricante diz permitir aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e bons (para um elétrico) 185 km/h de velocidade máxima. A construção também inclui uma plataforma modular, amplo uso de aços de alta resistência, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e freios a disco nas quatro rodas.
Além da origem chinesa, mais duas coisas chamam a atenção no EV5: ele tem grandes baterias, de 88,1 kWh, e elas são fabricadas pela FinDreams, um braço do Grupo BYD. Pela boa capacidade de armazenamento de energia, o modelo consegue alcance interessante: pelo ciclo europeu WLTP, são 550 km declarados, enquanto o INMETRO, mais “pessimista”, fala em 402 km de autonomia por carga. Ainda segundo o Instituto brasileiro, se usasse gasolina como combustível, o EV5 faria o equivalente a 37,6 km/l na cidade e 30,5 km/l na estrada.
A Kia também promete rapidez nas recargas, mesmo com o tamanho generoso das baterias. A potência máxima suportada é de 360 kW e, nessas condições, o carro pode recuperar 80% da sua carga em 27 minutos, segundo a marca, tempo que sobe para pouco menos de 10 horas quando plugado em fontes comuns de 7 kW (wallbox, por exemplo).
O EV5 Land que chega ao mercado nacional traz ar-condicionado digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros aquecíveis, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos (o compartimento, aliás, tem 531 litros), conjunto óptico full LED, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga-leve diamantadas aro 18, teto-solar panorâmico, retrovisor interno fotocrômico e carregador de celular por indução.
Há ainda painel de instrumentos digital (12,3”), multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio (12,3”), modo One Pedal, controle eletrônico de descidas, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático adaptativo (ACC), vários assistentes inteligentes de condução (ADAS), um carregador portátil para tomadas 220V residenciais e um wallbox de 7 kW. Em contrapartida, não são mais que seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), e seu sistema de som só conta com quatro alto-falantes e dois tweeters. Pelo preço que custa, merecia mais.
De acordo com a Kia, a garantia do EV5 é de cinco anos sem limite de quilometragem para o carro, ou oito anos/160 mil km para as baterias, e nos R$400 mil já estão inclusos os custos de revisão até os 60 mil km. O SUV conta com uma paleta diversificada de cores, com oito tons no total: Branco Neve, Prata Marfim, Prata Marfim Opaco, Azul Gelo, Azul Maré, Preto Noite Estelar, Cinza Mineral e Verde Iceberg.