(Lançamento) Jeep Gladiator é picape do Wrangler que encara qualquer aventura


A Jeep, depois de chegar com a linha 2022 do seu aventureiro Wrangler, passa a comercializar também no Brasil a picape Gladiator. Oferecida na versão única, mais off-road, Rubicon, a novidade chega por R$500 mil em todo o território nacional. Em São Paulo, seu valor de tabela é de pouco mais de R$515 mil pela tributação diferente.

A Gladiator foi apresentada nos EUA ainda no final de 2018 com uma proposta de ser uma variação do Wrangler que ainda conseguisse carregar carga na caçamba (1.000 litros, ou 3 toneladas de reboque), mas sem perder na capacidade de encarar aventuras diversas no on e off-road. Aqui, no Brasil, ela se torna a primeira picape vendida pela Jeep nos tempos modernos. Apesar disso, sua inspiração de design é claramente os veículos militares da marca.

No pacote mecânico está o motor V6 de 3.6 litros, que bebe apenas gasolina e produz 284 cv de potência com 35,3 mkgf de torque, transmissão automática de oito velocidades e tração 4×4 com reduzida. Dentre as funcionalidades mecânicas, todas em prol do fora-de-estrada, ele conta com bloqueio eletrônico dos diferenciais, possibilidade de desconectar a barra estabilizadora dianteira, eixos dianteiro e traseiro Dana 44 (conhecidos pela robustez) e outras virtudes como atravessar trechos com água que beiram os 80 cm de profundidade.

Assim como acontece no Wrangler, do qual, inclusive, vem seu chassi e motorização, a Gladiator tem ainda a possibilidade de remoção das portas e teto, além do rebatimento do parabrisas. Com isso, a picape se torna uma espécie de conversível. Outras praticidades chamam a atenção, como o interior lavável, que conta até com um ralo para o escoamento de água.

E, apesar de ser concebida para trilhas e off-road pesado, o modelo conta com tecnologias como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, ar-condicionado digital automático de duas zonas, instrumentação com tela digital de 7”, multimídia de 8,4”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com função off-road, bancos em couro, caixa de som Bluetooth portátil ultra-resistente, conjunto óptico full-LED etc.

Apesar de ser um modelo bastante nichado, a picape Jeep Gladiator está disponível também para aluguel, assim como Renegade, Compass e Commander. São três planos (1 ano, 2 anos ou 3 anos), com franquias que variam de 500 km/mês a 3.000 km/mês, com mensalidade inicial de R$13.700. Nesse valor já estão inclusas as despesas com documentação (incluindo IPVA), seguro completo, revisões programadas e assistência técnica 24h.

Outra boa nova do modelo é a tecnologia Cart, um app que facilita o pagamento de diversos produtos e serviços. Nesse caso, a funcionalidade está inclusa na multimídia do carro, e, por lá, o proprietário pode realizar diversos pagamentos, de abastecimento, alimentação, estacionamento e por aí vai.

Com distribuição para a rede autorizada Jeep programada para esse mês de agosto, a novidade Gladiator conta com uma enorme lista de acessórios originais da marca (são mais de 70), além das oito opções de cores para a carroceria: Vermelho Firecracker, Branco Bright, Cinza Sting, Preto, Bronze Gobi, Prata Zynith, Cinza Granite e Vermelho Snazzberry, sendo as três últimas exclusivas do lançamento e disponíveis apenas sob encomenda. A garantia do modelo é de três anos.