(Lançamento) JAC Hunter é picape turbodiesel 4×4 que muda os rumos da marca

A JAC Motors do Brasil e seu “dono” Sérgio Habib mudaram de ideia quanto aos carros vendidos no mercado nacional. Se até pouco tempo atrás a marca era a pioneira em ter uma linha 100% elétrica com hatch, sedan, SUV, furgão, van, caminhãozinho e caminhão grande, as coisas mudaram com a chegada da Hunter. Ela é uma caminhonete tradicional, com chassi separado de carroceria e caçamba, feixe de molas traseiro e porte grande, movida por um motor turbodiesel convencional, sem eletrificação. Os preços? Na pré-venda, a versão topo de linha HD sai por R$290 mil, valor salgado frente a concorrência convencional.  

A Hunter, que em alguns países atende pelo nome de T9, estreou na China em 2021 e esse modelo que chega para nós já é reestilizado. Tem porte grande, tanto que a JAC afirma que ela é a maior do segmento: mais de 5,3 m de comprimento, quase 2 m de largura e passa dos 1,9 m de altura. É um pouco maior que uma Fiat Titano, especialmente na altura. Chama a atenção a capacidade de carga declarada pela fabricante, de 1.400 kg, número que supera outras similares, e o PBT que chega muito perto dos 3.500 kg, limite para condução com CNH B (3.450 kg).  

Primeiro veículo “de passeio” com motor a diesel que a marca vende no Brasil, a JAC Hunter usa um 2.0 16v turbodiesel com Common Rail, entregando 191 cv de potência com 46 mkgf de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e velocidade máxima de 185 km/h, segundo dados oficiais. A transmissão é automática de oito marchas, fornecida pela alemã ZF, operando junto da tração 4×4 com reduzida. Freios a disco ventilado nas quatro rodas, suspensão dianteira independente (duplo A) e um tanque de combustível com 76 litros também fazem parte do pacote.  

Enquanto promete trazer para o mercado nacional mais duas versões da Hunter ainda em 2024 (turbodiesel 4×4 manual e 100% elétrica), a JAC Motors por enquanto vende só a HD topo de linha. De série, ela traz rodas de liga aro 18, freio de mão eletromecânico, direção elétrica regulável (Conforto, Normal e Esportivo), bancos dianteiros com ventilação e regulagens elétricas, bancos em couro marrom, multimídia vertical de 13”, teto-solar elétrico, conjunto óptico full LED, rack de teto, estribos laterais e santantônio em liga-leve.  

A lista segue com 6 airbags, sensor crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, sistema de som com oito alto-falantes, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, painel digital de 7”, ar-condicionado automático digital com saídas traseiras, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial com partida por botão, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Lama) e por aí vai. A coluna de direção é ajustável, porém só em altura.  

A nova picapona já pode ser encontrada em algumas concessionárias da JAC Motors do Brasil. É possível fazer o test-drive nas tais lojas, ou então agendando: nesse caso, alguém leva a Hunter até você, em algum local determinado. Sua carroceria tem seis opções de cores: Branco Nevada, Cinza Gelo, Prata Imperial, Cinza Mercúrio (cor de chumbo), Preto Onix e Vermelho Rubi. O interior é sempre em Couro Café (marrom).  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.