(Lançamento) JAC Hunter é picape turbodiesel 4×4 que muda os rumos da marca
A JAC Motors do Brasil e seu “dono” Sérgio Habib mudaram de ideia quanto aos carros vendidos no mercado nacional. Se até pouco tempo atrás a marca era a pioneira em ter uma linha 100% elétrica com hatch, sedan, SUV, furgão, van, caminhãozinho e caminhão grande, as coisas mudaram com a chegada da Hunter. Ela é uma caminhonete tradicional, com chassi separado de carroceria e caçamba, feixe de molas traseiro e porte grande, movida por um motor turbodiesel convencional, sem eletrificação. Os preços? Na pré-venda, a versão topo de linha HD sai por R$290 mil, valor salgado frente a concorrência convencional.
A Hunter, que em alguns países atende pelo nome de T9, estreou na China em 2021 e esse modelo que chega para nós já é reestilizado. Tem porte grande, tanto que a JAC afirma que ela é a maior do segmento: mais de 5,3 m de comprimento, quase 2 m de largura e passa dos 1,9 m de altura. É um pouco maior que uma Fiat Titano, especialmente na altura. Chama a atenção a capacidade de carga declarada pela fabricante, de 1.400 kg, número que supera outras similares, e o PBT que chega muito perto dos 3.500 kg, limite para condução com CNH B (3.450 kg).
Primeiro veículo “de passeio” com motor a diesel que a marca vende no Brasil, a JAC Hunter usa um 2.0 16v turbodiesel com Common Rail, entregando 191 cv de potência com 46 mkgf de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e velocidade máxima de 185 km/h, segundo dados oficiais. A transmissão é automática de oito marchas, fornecida pela alemã ZF, operando junto da tração 4×4 com reduzida. Freios a disco ventilado nas quatro rodas, suspensão dianteira independente (duplo A) e um tanque de combustível com 76 litros também fazem parte do pacote.
Enquanto promete trazer para o mercado nacional mais duas versões da Hunter ainda em 2024 (turbodiesel 4×4 manual e 100% elétrica), a JAC Motors por enquanto vende só a HD topo de linha. De série, ela traz rodas de liga aro 18, freio de mão eletromecânico, direção elétrica regulável (Conforto, Normal e Esportivo), bancos dianteiros com ventilação e regulagens elétricas, bancos em couro marrom, multimídia vertical de 13”, teto-solar elétrico, conjunto óptico full LED, rack de teto, estribos laterais e santantônio em liga-leve.
A lista segue com 6 airbags, sensor crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, sistema de som com oito alto-falantes, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, painel digital de 7”, ar-condicionado automático digital com saídas traseiras, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial com partida por botão, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Lama) e por aí vai. A coluna de direção é ajustável, porém só em altura.
A nova picapona já pode ser encontrada em algumas concessionárias da JAC Motors do Brasil. É possível fazer o test-drive nas tais lojas, ou então agendando: nesse caso, alguém leva a Hunter até você, em algum local determinado. Sua carroceria tem seis opções de cores: Branco Nevada, Cinza Gelo, Prata Imperial, Cinza Mercúrio (cor de chumbo), Preto Onix e Vermelho Rubi. O interior é sempre em Couro Café (marrom).