(Lançamento) Hyundai Tucson retorna, mais uma vez, com preço menor e novos equipamentos

O Tucson está de volta! Ok, essa frase poderia servir para qualquer data entre 2005 e 2024, mas falamos da terceira geração do SUV da Hyundai, batizada por aqui de New Tucson desde que chegou em 2016. Ele é o sucessor do IX35, “falecido” em 2022, que, por sua vez, já veio tomar lugar do primeiro Tucson, que saiu de linha no finalzinho de 2018. Tucson, IX35 e New Tucson, aliás, chegaram a conviver nos showrooms das concessionárias por mais de dois anos, mesmo sendo três gerações de um mesmo carro.  

Mas o que importa é que o New Tucson voltou, mais uma vez. Explico: a terceira fase do SUV médio teve sua produção em Anápolis (GO) paralisada em 2022, já que não se adequava as novas leis de emissões do Proconve. Foram resolver isso em abril de 2023, quando lançaram o modelo atualizado, mas isso durou pouco, afinal meses depois ele parou de ser fabricado novamente. E, agora, no finalzinho de 2024, reativaram suas linhas de produção na planta da CAOA Montadora, parceira da Hyundai.  

Um dos motivos para a segunda paralização de produção, em 2023, foi o fim do contrato que permitia que a CAOA vendesse os modelos da Hyundai. Como quem assumiu esse mercado também foi a Hyundai Motors do Brasil (mesma de HB20 e Creta, com fábrica em Piracicaba), o New Tucson entrou em hiato mais uma vez para que fosse definido seu futuro. Acertaram o seguinte: a CAOA segue produzindo o SUV em Goiás, junto do caminhãozinho HR, mas quem anuncia, divulga, vende e cuida do pós-venda é a Hyundai do Brasil, que vende os HB20 e Creta.  

Foto: Hyundai/divulgação

O New Tucson que retorna ao mercado é bastante parecido com aquele de 2023, porém bem mais barato: R$190 mil, contra R$250 mil de antes. E o pacote de equipamentos é único, se aproximando da versão Limited, enquanto a GLS de entrada sai de cena.  

 

O motor continua 1.6 Turbo a gasolina, família Gamma, com injeção direta e duplo comando variável, rendendo 177 cv de potência com 27 mkgf de torque. Ele é acoplado a transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, que recebeu atualizações: passa a controlar melhor o acoplamento das embreagens em baixas velocidades graças a um novo software e ganha discos de embreagem com materiais de fricção mais duráveis. Oficialmente, são cerca de 9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, quase 200 km/h de velocidade máxima, com consumo INMETRO de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. 

Foto: Hyundai/divulgação

Nas “plásticas” de 2023, eram destaques a nova grade cromada, faróis e lanternas em LED com novo arranjo interno, parachoques remodelados, outro desenho das luzes diurnas em LED e rodas inéditas aro 18 com acabamento diamantado. Por dentro, novos acabamentos, multimídia flutuante de 9” (com Android Auto e Apple CarPlay, finalmente), painel de instrumentos redesenhado e mais equipamentos, como carregador de celular sem fio. No ano passado, ele podia ter interior em couro preto ou creme, mas a Hyundai não entrou em detalhes se essa opção continua ou não. 

Teto-solar panorâmico, alerta de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus (TPMS), 6 airbags, ar-condicionado automático digital dual zone, saídas de ventilação traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, partida por botão, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport) e piloto automático também estão no pacote.  

Na essência, o New Tucson continua o mesmo, incluindo as dimensões intermediárias para a categoria: 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 513 litros, de acordo com a fabricante. Suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e todos os freios a disco seguem de série. 

A Hyundai oferece garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para o New Tucson, período que vale apenas para uso pessoal, e não cobre aplicação comercial. O SUV médio “renascido” já está em fase de distribuição para as concessionárias da marca coreana, onde deve conviver com HB20 Hatch, HB20 Sedan, Creta, Palisade, HR, além do elétrico IONIQ 5. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.